1002 fantasmas

1002 fantasmas: uma fantasia com toque irlandês

Oi gente, como vocês estão? Quem acompanha o blog viu que no mês passado conheci a escrita de Heloisa Prieto. Gostei tanto do seu jeito de escrever e dos personagens, que achei legal ler o segundo livro 1002 fantasmas, publicado pela Editora Seguinte.

1002 fantasmas segue o mesmo ritmo do seu antecessor, 1001 fantasmas. Mostra um pouco mais sobre a sociedade que existe a muitos e muitos anos, e o quanto seus integrantes estão dispostos a ajudar qualquer criança que esteja precisando de conselhos ou uma mãozinha amiga. Uma fantasia envolvente indicada para todas as idades, inclusive os adultos.

Conhecendo as irmãs Carol e Catrina

Carol e Catrina são gêmeas e amam teatro. As duas são muito criativas, fazem diversas peças e mostram no Youtube. Num dia as duas estão se preparando para dormir quando uma das irmãs, Carol, simplesmente congela em frente ao espelho. Catrina pensa que ela está atuando e começa a imitá-la, no entanto, a menina continua paralisada. Como se não bastasse começa a ventar e a janela do banheiro faz muito barulho como se fosse quebrar. Catrina corre para fechar e é nesse momento que vê uma mulher de cabelos longos, vestido branco, e aparência de fantasma VOANDO próximo à janela. Detalhe: as meninas moram no 10º andar, é impossível alguém estar “andando” naquela altura.

Carol solta um grito o que assusta Catrina, ela corre chamar seus pais porém eles agem como se nada tivesse acontecido (fiquei boquiaberta nessa parte). Duas meninas acabaram de ver um fantasma, estão assustadas, e os pais tranquilos como se não fosse nada… eu já teria saido correndo haha sim, sou MUITO medrosa. Qualquer som e eu já fico paralisada. Quem dirá se aparecesse um fantasma.

Carol não é mais a mesma

Depois desse episódio Carol muda completamente. As irmãs que antes eram tão unidas, faziam praticamente tudo juntas, se afastam quase por completo. O relacionamento entre as duas simplesmente esfria. Carol está distante, não conversa mais com Catrina, não divide seus pensamentos, suas ideias, e o mais triste não tem mais vontade de criar peças de teatro como antes. A situação fica mais bizarra quando Carol começa a cantar numa língua que ninguém conhece e “conversar” com o fantasma. Porém, isso só acontece perto de Catrina. Quando a menina vai contar aos pais, sua irmã parece normal, então eles não acreditam nela.

Frente a esse dilema Catrina decide então enviar uma carta à sociedade 1002 fantasmas e pedir ajuda a desconhecidos. Sem saber se alguém vai respondê-la ou ajudá-la, ela simplesmente aguarda ansiosa. O que aconteceu com Carol? Por que está agindo dessa forma? E o fantasma, é do bem ou do mal?

Eis que surge uma visita incoveniente: Talina

Nessa mesma semana quando as meninas vão teatro acompanhar a mãe num ensaio conhecem uma senhora muito estranha: Talina. De alguma forma ela consegue enfeitiçar a mãe das meninas e a convence de que precisam se desfazer de todos os livros de fantasia, jogar fora tudo aquilo que as torna criativas. Catrina se desespera e tenta convencer sua mãe de que aquela senhora é perigosa, mas ela concorda que as meninas estão rebeldes e precisam de uma lição. Como se não bastasse Carol conversando com fantasmas, agora a mãe das meninas está enfeitiçada. Para piorar o pai das meninas precisou viajar para a Irlanda, então Catrina está SOZINHA!

A sociedade 1002 fantasmas conseguirá ajudá-la? Carol voltará ao normal? Como reverter o feitiço da sua mãe? E o pior, como se livrar de Talina? Essas e outras respostas descobriremos durante a leitura que tanto me surpreendeu.

O que achei da leitura?

Como disse no início a escrita da autora é muito fluida e simples o que torna a leitura rápida e envolvente. A sociedade dos fantasmas me conquistou desde o primeiro livro e confesso que desejei que ela existisse de verdade. Preciso ser sincera e dizer que 1002 fantasmas foi meu favorito. A história das gêmeas, a Talina, despertou mais curiosidade e me fez ler mais rápido do que o primeiro livro.

Também achei legal a autora trazer toda a explicação de como funciona essa sociedade e como ela sobreviveu ao longo dos anos. Ah, sem esquecer de mencionar a Irlanda. Logo no início somos levados a Dublin e todos aqueles lugares que vemos nos filmes. Castelos, vilarejos, lendas que passam de geração em geração. Impossível não fechar os olhos e lembrar das locações de filmes como Casa comigo? ou da série Normal People. Se você, assim como eu, ama o país vai curtir a leitura.

Sobre escrever cartas ♡

Um detalhe que amei demais é como os personagens se comunicam: através de cartas. Eu fui aquela adolescente que colecionava papéis de carta, que escrevia para desconhecidos, e que adorava quando o carteiro aparecia na rua trazendo cartinhas (aliás, até hoje gosto disso haha). Pegar papel e caneta, pensar no que vai escrever, de acordo com cada pessoa é algo muito especial pra mim. Um tempo atrás participei de um grupo de meninas que trocava cartas, gostava tanto. Muito bom saber que outras pessoas curtem isso também.

Bom, essa foi minha experiência lendo 1002 fantasmas. Se você gostou de A cidade dos fantasmas, vai gostar muito desse. O livro é curtinho, consegui ler num dia. A escrita de Heloisa ajuda bastante também. Espero que tenham gostado da indicação de hoje 🙂

Agora me diz, gosta de histórias com fantasmas? Conhecia a autora ou os livros? Antes de ir deixe um comentário contando o que achou dessa história assustadora.

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

6 Comentários

  1. Encontrar livros com leituras fluidas é bom quando se deseja uma leitura mais rapida e leve. Gostei da dica deste livro. Ainda mais a abordagem de cartas é algo tão bonito.

  2. Eu fico muito feliz quando encontro indicações de livros assim, porque é muito difícil saber que livros comprar pra minha filha ler. Esse com certeza já está na lista. bjão

  3. Olá,
    Pela tua resenha é um livro muito gostoso de ler. Também gosto de histórias com fantasmas, e tenho um grande fascínio pela Irlanda, o que me deixou ainda mais interessada. Vou procurar os livros.

  4. Olá Érika, tudo bem?

    Eu li o primeiro livro e amei, inclusive a escrita da autora é um dos grandes destaques. O fato de ter essa troca de cartas também me anima, pois é algo que sempre gosto. Agora preciso conferir esse segundo livro. Tenho certeza que vou amar!

    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *