3 de abril de 2020

Oi gente, tudo bem? Como está sendo o período de isolamento social? Eu já fazia home office então o “choque” não foi tão grande. Mas o fato de não poder ir à academia, igreja ou visitar minha família é mais complicado. Achei pertinente vir conversar sobre a quarentena no blog também.

Tenho compartilhado um pouco da minha rotina nos stories @corujageek e percebi o quanto é importante manter uma rotina para o cérebro entender que está “tudo bem” pelo menos por enquanto. Meu namorado sempre diz que tudo tem início na mente. Então vamos nos nutrir de coisas boas? 🙂

Isolamento Social
O jogo do Instagram (Workshop Tudo Orna)
Quarentena x rotina

O que tenho percebido é que cada pessoa reage de forma diferente. Há aquelas que se desesperam, choram e acham que é o fim do mundo. Há quem fique contra o governo e começa atacar todos que pensam diferente. E há aquelas que tentam contornar a situação e tirar o melhor proveito (meu caso).

Quem me acompanha no instagram @corujageek ou leu alguns posts antigos sabe que sou adepta de uma vida saudável. Em condições “normais” isso é mais fácil. Porém, em situações adversas devemos nos esforçar ainda mais para manter o foco.

Peguei firme na academia depois que voltei de férias e desde então já emagreci 11Kg. Parece que foi ontem que postei os primeiros stories mostrando minha rotina. Academia. Yoga. Meditação. Alimentação. É um conjunto que torna nossa vida melhor.

Quarentena
Norton Mello (Treino em casa) | Paulo Cuenca (Mídias sociais) | Bruna Paludetti (Yoga)
Acordar cedo

Apesar de ter muitos profissionais que estão fazendo home office há quem esteja só esperando a situação normalizar. Acordar tarde, ficar o dia inteiro de pijama, esquecer da vida. Pelo contrário! Agora mais do que nunca é importante definir horários. Aqui em casa levantamos 5:30. O Ayurveda ensina que nosso corpo deve seguir o ciclo circadiano.

Ou seja, o dia tem 24 horas. O nosso ciclo biológico deve seguir esse mesmo “ritmo“. Já pararam pra pensar que quando acordamos 10:00, 11:00 e vamos tomar banho, café, etc. parece que todas as pessoas já fizeram tudo menos nós? Já sentiu aquela sensação de estar “atrasado“? Por isso é tão importante acordar cedo.

Isolamento Social
Shot para imunidade (gengibre, açafrão, pimenta cayena, limão e mel)
Praticar exercícios

Desde criança sempre fui muito ativa. Praticava todos os esportes oferecidos pelo colégio. Handebol, vôlei, basquete, natação. Além de brincar na rua. Ficar sem isso é quase como não comer brigadeiro ou lasanha. Faz parte de mim andar de bicicleta, suar, estar em movimento.

Nos primeiros dias sem ir à academia me senti desmotivada. Quem treina sabe como é diferente treino em casa x academia. Mas meu namorado (novamente ele) me incentivou. As vezes brinco e digo que ele é meu coach. O que eu fiz? Juntei meus equipamentos de treino e montei uma “mini academia“.

Se você não tiver nenhum equipamento não se preocupe! Tem vários exercícios que podem ser feitos apenas com o peso do corpo, toalha e uma cadeira. Foi assim que conheci o Norton Mello (personal da Pugliesi). Ele tem feito treinos todos os dias às 20:00.

Quarentena
Exercícios de manhã e à noite com Norton Mello
Fazer meditação

Apesar de não parecer tanto pelos stories, posts, e quando converso com vocês mas sou uma pessoa MUITO agitada. Muito mesmo. Quando comecei a meditar foi bem difícil me concentrar, deixar o mundo externo de lado, silenciar as vozes dentro de mim, mas é um exercício constante.

O maior benefício da meditação pra mim é conseguir organizar meus pensamentos. Sabe quando pensamos muitas coisas ao mesmo tempo e sentimos falta de ar? As vezes me sinto assim. A meditação tem me ajudado bastante nisso. Quando percebo que as notícias estão “tirando” a minha paz sinto que preciso meditar.

Manter-se atualizado é importante? Sim. Porém quando o excesso de informação influencia nosso sono, nossa rotina, e nos causa pânico é momento de rever essa decisão. Depois que aprendi isso diminuí bastante o consumo de notícias, nem tudo o que aparece na mídia é verdade. Muitos jornais querem apenas causar pânico na população.

Isolamento Social
Alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável. Desde quando emagreci a primeira vez (mais de 25Kg) sou adepta da dieta lowcarb. Até hoje sigo a nutricionista Lara Nesteruk e aproveito muitas dicas. Sigo também a Michele que mora nos EUA. As duas postam receitas saudáveis e fáceis de fazer.

Durante esse tempo percebi que meu organismo responde melhor a uma dieta baixa em carboidratos. Retirei da minha alimentação macarrão, pão, frituras, fast food, bolacha, batata frita (que amo) e alguns doces. Emagreço muito mais rápido dessa forma.

exceções nos finais de semana ou em datas comemorativas, mas é muito raro. Esse é um dos motivos que em 2 meses diminuí 11Kg. Ah Érika, então preciso passar fome? Pelo contrário! Quando ingerimos comida de verdade (carnes, legumes, frutas) ficamos saciados por mais tempo e aquela necessidade de comer toda hora diminui bastante.

Quarentena

Bom gente, essas são algumas coisas que tenho feito durante a quarentena e estão me ajudando muito. Além disso, estou atualizando algumas séries, vendo filmes, lendo e fazendo alguns cursos. Como disse no início cada pessoa sente a situação de forma diferente e está tudo bem. Mas se podemos mudar nossa rotina para nos sentir melhor porque não? Concordam?

Agora conta pra gente… como está sendo esse período pra você? Fazendo home office, indo trabalhar normal, acompanhando as notícias? Compartilha sua rotina 🙂

Leia também: Emagreci 26Kg e agora?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Vanessa

    11 de abril de 2020

    Olá! É essencial ter uma rotina e gostei de saber parte da sua rotina diária, para fazer isso tudo e ajudar na saúde mental nesse período de excesso de informação. Ótima sugestão. Beijocas.

  2. Avatar

    Karina RODRIGUES

    6 de abril de 2020

    Oi, Erika! Legal compartilhar sobre a sua rotina na quarentena por aqui. É muito importante se manter saudável (corpo e mente) mesmo nas adversidades. Bom, a minha rotina não mudou muito pq sou da área da saúde e trabalho em um hospital de urgências SUS. Continuo trabalhando da mesma forma, e até um pouco mais. Mas tenho tentado incluir bastante leituras e séries nos meus tempos vagos, além de exercícios tbm por lives, principalmente para não me conectar com a grande energia negativa e pesada que vem rondando toda essa situação. Decidi não me unir a ela para poder passar por tudo da melhor forma. E é isso, devemos dar nosso melhor dentro do que nos é pedido, fazer nossa parte e assim cuidar uns dos outros.

  3. Avatar

    Lorenna

    6 de abril de 2020

    Olá por aqui tenho trabalhado em home ofice e mantendo as crianças em casa, mas não está sendo fácil para elas, tenho aproveitado para colocar as leituras em dia e matérias da faculdade. Super importante seu post, parabéns!

  4. Avatar

    Renata Mendes

    6 de abril de 2020

    Ótimas dicas. Com certeza irão ajudar muito as pessoas que já estão a ponto de surtarem né?!?

  5. Avatar

    Valéria

    6 de abril de 2020

    Bem, eu sou do time que crítica mesmo o governo, porque ninguém em sã consciencia vai dar razão pra um desgovernado que temos atualmente na presidência. Com relação as notícias, realmente mto do que sai na mídia não é verdade, a equipe do presidente é expert em espalhar fake news… Eu tô trabalhando de casa, dando aulas online. Tirando isso e o fato de nao sair de casa, apenas para o essencial MESMo, não mudei muita coisa nos habitos… Sobre essa questão de se sentir atrasada em relação as demais pessoas, nunca senti no aspecto de levantar ‘tarde’ do dia. Sou noturna, produzo e funciono melhor nas horas mortas e acho que cada pessoa tem seu tempo de fazer as coisas. Eu nunca senti necessidade de seguir um padrão de horários, a não ser que a profissão exija… Adorei as dicas sobre meditação e exercícios. Nisso eu tô bem sedentária. Preciso me mexer, independente de quarentena ou não kkkk

    Küss 😘

  6. Avatar

    RENATA CRISTINA SILVA AVILA

    6 de abril de 2020

    Amei suas dicas Erika! To achando super estranho o home office, ta difícil acostumar. Vou seguir a dica do shot de imunidade.

  7. Avatar

    FooDicas

    5 de abril de 2020

    Estas dicas são valiosíssimas! Temos que fazer o que for preciso para manter uma rotina saudável, enquanto protegemos nossa saúde e a saúde das pessoas que amamos.

  8. Avatar

    Yasmine Evaristo

    5 de abril de 2020

    Estou tentando manter uma rotina mesmo que não tenha aula e não esteja saindo de casa, pois me encontro desempregada no momento. Me exercito de manhã, faço as tarefas de casa, cozinho algo, assisto a um filme ou leio um livro. E assim seguimos tentando manter a saúde mental em dia.

  9. Avatar

    Alzinete Rodrigues

    5 de abril de 2020

    Oiii. Dicas muito importantes! Ainda mais na quarentena que o pessoal agora tá meio ”jogado” furando dieta e tudo por estar em casa no conforto, esse tipo de dica ajuda bastante a gente!

  10. Avatar

    Cibele

    5 de abril de 2020

    Olá! Adorei seu post, realmente é bom continuar com a rotina… Em alguns momentos fiquei desesperada, e acabei ficando ansiosa. Mas para amenizar um pouco eu comecei a assistir menos aos noticiários… E isso me ajudou. Sigo tomando os cuidados devidos e o mais importante ficando em casa… Estou tentando ficar mais saudável nesse período,e espero conseguir. Pelo menos manter uma rotina de práticas de exercícios. Nessa quarentena estou aproveitando para ler, assistir séries e arrumar algumas bagunças. Rs E pretendo estudar daqui uns dias.
    Beijos,

  11. Avatar

    Ana Claudia

    5 de abril de 2020

    Oi, Érika! Quanto tempo! Olha, trabalhar em modo home office é o meu sonho, de verdade, mas sou servidora pública, então não dá, ao menos por enquanto! Nessas horas eu aproveito e produzo muito! Muito mesmo pelas minhas redes sociais. Tenho conseguido assistir séries, dormir um pouco mais, entrar novamente na minha rotina do meu projeto de escrita, tenho lido muito mais… Mas comido mais também (rs)! A academia é algo que tem me feito muita falta. Eu devo retornar ao trabalho no próximo dia 13, aí por aqui o ritmo irá diminuir aos poucos, infelizmente. Mas posso dizer que me foi muito proveitoso! Adorei a proposta! do post! Bjs

  12. Avatar

    Tatiana

    5 de abril de 2020

    Estou precisando perder 11 quilos também, amiga. Engordei um bocado nesta quarentena. Adorei as suas dicas.

  13. Avatar

    Debora Sapphire

    5 de abril de 2020

    Achei extremamente importante você falar aqui no blog sobre esse período de quarentena e da importância de manter a rotina e uma alimentação saudável! Bem, assim como você, eu já trabalho como home office, então eu não senti uma grande mudança na minha rotina, que continua a mesma. Como eu sou uma pessoa que já evita contato físico em todos os dias do ano rsrs’, pra mim não mudou muita coisa, sabe? Na minha rotina, eu não tinha o costume de ir para outros lugares além de algum evento literário ou ao shopping no cinema e em livrarias. Só sinto falta das viagens. Mas, esse período complicado não tem me afetado muito. Meu ânimo para ler continua o mesmo e rotina também. Só não tenho tido muita paciência para ficar parada assistindo filmes e séries rs’. Porém, encontrei ( como sempre) uma grande aliada na leitura, que tira o estresse e a ansiedade. Além de manter a minha mente sã e saudável. Abraço, Debbie

  14. Avatar

    Liv

    5 de abril de 2020

    Eu também sou home office a mais de um ano, por isso a rotina durante a semana não mudou muito, apenas a do final de semana, em que eu saia para ver amigos e família. Gostei muito das suas dicas, pois são coisas que eu mantenho para a minha vida e é assim que consigo fazer minha rotina e saúde funcionarem. Boa sorte nesse período!
    Abraços, Liv

  15. Avatar

    MAISA GONCALVES DE CARVALHO

    5 de abril de 2020

    Oi Érika. Sou do grupo tranquilo: estou atenta as regras e não saindo de casa, mas sem pressão. No início me propus fazer exercícios – meu corpo está pedindo, mas confesso que ainda não consegui organizar minha rotina. Por isso, parabéns! Sua organização me motivou a procurar alguns dos nomes indicados por você, espero me movimentar mais!

  16. Avatar

    Carol Nery

    5 de abril de 2020

    Hey, Erika. Eu adoro seu blog e sua boa vontade em passar coisas boas para as pessoas que passam por aqui. Seja um lugar legal pra visitar, seja uma nova receitinha pra qualidade de vida, ou séries e livros. Sensacional! Nunca é tempo mal investido passar por aqui e te ler.
    Sobre seu post, afirmo que concordo com tudo. Eu estou sem trabalhar na quarentena. Cuido da minha avó que mora na casa embaixo da minha. E meu pai achou melhor só minha mãe ficar com ela. Então estou ficando em casa com marido e filhos. Não tem me feito mal não. Tá tudo bem tranquilo.
    Eu tento me informar sobre o que acontece no mundo, mas não me alimento nem me nutro com todo sensacionalismo. Não quero ficar desesperada. E não estou. Buscando encarar tudo de forma muito racional.
    Bom, sobre a alimentação, em 2015 eu tive meu filho caçula, e no fim da gravidez cheguei aos 100 kg. SOCORRO! Com a reeducação alimentar, mais exercício físico, eu perdi 30 kg. Mas, já avacalhei e recuperei muitos desses kg eliminados. Infelizmente…
    Nesse período de quarentena, não estou indo à academia. Então tenho acordado por volta das 7h30 e feito meus exercícios em casa, assim como um momento de yoga também.
    Só tô precisando acertar o passo mesmo é com a alimentação. Eu cuido bastante, mas tenho uns deslizes bobos…

    Beijão e continue assim. Sua energia é contagiante.

  17. Avatar

    Lilian de Souza Farias

    5 de abril de 2020

    Oi. Neste isolamento, tenho mantido o máximo de minha rotina, meu suco verde pela manhã, minha alimentação crudívera, meditação, como não dá para fazer a caminhada, pulo corda em casa e faço outros exercícios, também pensado em minha imunidade, faço sempre meu xarope frio de limão, alho, melado e água; além disso, faço minha argiloterapia, reiki, chás, enfim, tenho que agradecer ao universo pela possibilidade de informações que ele me dá todos os dias que são capazes de me conectar comigo e com a natureza de forma tão consciente.

  18. Avatar

    Hanna Carolina Lins de Paiva

    5 de abril de 2020

    Oi Erika, essa quarentena também não mexeu muuuuito comigo, pois eu já fazia algumas coisas em home office também, felizmente meu trabalho me permite essa flexibilidade. Mas até ter uma rotina dentro de casa, sem exercícios ou meus cursos pra fazer, me deixou apreensiva e tive uma crise de ansiedade. Depois disso, resolvi parar um pouco e fazer as coisas que eu gosto, criando listas de tarefas, tentando fazer as coisas e me manter ativa, isso tem dado certo.
    Bjks!

  19. Avatar

    Joana Darc

    5 de abril de 2020

    Oi! Eu adorei as dicas 😀 estou aproveitando para fazer exercícios e incentivar as crianças também é ótimo…

  20. Avatar

    Ingrid

    4 de abril de 2020

    Vou ser sincera cm vc, estou no erro! Só estou comendo e n estou fazendo exercício.

  21. Avatar

    Rafa

    4 de abril de 2020

    Eu sigo todas essas dicas, me sinto extremamente bem! Cuidar da gente mesmo, tanto por dentro, quanto por fora, é essencial.

  22. Avatar

    Marcelo Júnior

    4 de abril de 2020

    Suas dicas estão muito maravilhosas, real. Mas confesso que no meio dessa quarentena, a única coisa que eu to fazendo é ficar deitado na cama kkkkkkk

  23. Avatar

    Denise LIMA

    3 de abril de 2020

    Como eu também sempre fico em casa, pouca coisa mudou pra mim. Tenho priorizado não sair nem no portão, já que sou hipertensa e corro mais risco. Mas olha, parabéns pelo foco, pq não tenho essa disciplina. Embora eu tente não acordar tarde e talz, tenho relaxado demais com a alimentação e exercício. Mas vou tentar, aproveitar sua animação. Haha parabéns pelo blog. ♡