14 de fevereiro de 2020

Oi gente, tudo bem? Desde dezembro tenho mudado minha rotina e postado sobre isso nos stories. Passei a receber alguns directs questionando sobre alimentação, vida saudável, exercícios, lowcarb e agora sobre Ayurveda. Falar sobre isso é sempre delicado mas gostaria de compartilhar aqui no blog.

Em 2015 percebi que estava muito acima do peso mas isso só me incomodava quando ia comprar alguma roupa ou quando ia andar de bicicleta, fazer trilha, e não tinha resistência. Após alguns exames foi constatado nível 1 de obesidade e percentual alto de gordura.

Ayurveda

Desde adolescente sempre fui muito ativa. Jogava basquete, vôlei, handebol, fazia natação, nunca fui sedentária. Mas a rotina mudou bastante no meu último emprego. Quase não tinha tempo para caminhar, andar de bicicleta ou fazer academia. Isso acabou custando 27Kg.

Os exames

Quando deixamos a saúde de lado não percebemos que estamos nos prejudicando. Meu nível de gordura corporal era de 32%. Para uma pessoa baixinha é muito. Sabe aquela máxima que algumas pessoas só estudam na véspera da prova? Me senti assim vendo o resultado dos exames.

Precisava fazer algo urgente pela minha saúde. Me matriculei na academia, mudei a alimentação, passei a tomar mais água. Foi uma mudança radical. Voltei a pesar 48Kg. Não pense que é pouco, lembre-se sou baixinha.

Ayurveda
Mais mudanças

Nos últimos dois anos minha vida passou por mais mudanças. Mudei de cidade, de casa, voltei com o blog, fechei diversas parcerias, e novamente a saúde ficou de lado. Engordei tudo novamente. Só percebi quando nada que tinha no guarda-roupa me servia 🙁

Quando emagreci a primeira vez me desfiz de todas as roupas “pluz-size” que tinha. Dessa vez quando percebi que mais nada me servia DE NOVO me senti muito mal. Além de ter jogado todo meu esforço anterior fora sempre que abria o guarda-roupa não tinha nada para vestir.

Looping infinito

Você pode dizer… compra roupas maiores! A questão não é alimentar minha preguiça, falta de amor-próprio, falta de autoestima. A questão é tomar atitude e fazer algo diferente. Fazer algo por mim mesma. Pela minha saúde. Imagine a situação… visto 36. Engordo um pouco compro 38. Engordo novamente compro 40. Percebe que vira um looping infinito?

Quando meu namorado e eu programamos nossa viagem desse ano já sabia que íamos visitar a família dele. Fiquei bem triste porque não queria que eles me vissem daquele jeito. Além de não estar satisfeita com meu corpo não estava me sentindo bonita.

Ayurveda
82KG NA PRIMEIRA FOTO!
Sobre entrar em forma… de novo

Foi por esse motivo que voltei para a academia e fazer lowcarb. Logo no início (dezembro) não estava levando tão a sério. Tomava sorvete, comia fast food, nada de resultados. Viajei mesmo sem ter entrado em “forma” mas aproveitei e me diverti mesmo assim.

Voltei de viagem decidida a mudar. A ser mais firme comigo mesma. Comecei a acompanhar a Kim Zucatelli mais de perto e estudar sobre Ayurveda. Num dia fui ao mercado comprei todos os ingredientes para fazer o Kitchari (uma das receitas ensinadas pela Kim).

Segundo o Ayurveda quando mudamos a alimentação, cuidamos de nós de dentro pra fora, nos tornamos mais saudáveis. Faz quase um mês que adotei esse estilo de vida e já se foram 7Kg. Melhor do que entrar em forma são os benefícios que percebi no decorrer desse mês.

Vida Fitness
Benefícios do Ayurveda
  • perda de peso
  • conseguir dormir
  • melhora no intestino
  • diminui vontade de doce
  • sentir menos fome
  • menos cólica na TPM
  • menos barriga inchada

Sempre fui uma pessoa bem “bagunceira” em relação a horários. As vezes ia dormir às 4 da manhã para levantar às 7. Não tinha energia para fazer nada. Estava sempre cansada. Sempre com fome. Comia doce e carboidrato quase todo dia.

Depois que mudei a alimentação, comecei a praticar Yoga, minha rotina mudou completamente. Agora meia-noite já estou indo dormir. Acordo mais cedo e mais disposta. Estou muito mais saudável. Como a Kim sempre diz não é apenas alimentação é um novo estilo de vida.

Vida Fitness

Ainda preciso emagrecer alguns quilos mas sinto que levando a vida dessa maneira será muito mais fácil alcançar meus objetivos. Algumas pessoas podem achar supérfluo cuidar da beleza, da saúde, e defender “se amar como é“. Porém, quando você se olha no espelho e não gosta do que vê está na hora de mudar concordam?

Como diz a Lara Nesteruk o corpo é nossa casa. Se não nos sentimos bem, nos sentimos à vontade, é preciso fazer algo diferente. Sei qual é o corpo que quero alcançar. Estou trabalhando para chegar lá. Tem dias que são difíceis mas é preciso foco e determinação.

Nem sempre temos ânimo ou motivação para ir à academia, fazer uma refeição saudável, mas precisamos ter disciplina. E vocês, já listaram quais objetivos querem alcançar em 2020? Estão trabalhando para isso? Querem saber mais sobre esse assunto? Têm dúvidas?

Leia também: Por que ter uma vida saudável?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Tamara

    9 de março de 2020

    Eii! Parabéns pela coragem de recomeçar e disposição também. E obrigada por compartilhar sua decisão conosco. Sei como vc se sente. Só que comigo é a “magreza” que me incomoda. Todos dizem que tenho o corpo perfeito e não deveria me preocupar, mas minha avaliação na nutri esse ano me mostrou que meu percentual de gordura deveria estar menor ou seja sou uma falsa magra. Também decidi mudar a alimentação esse ano, estou aprendendo a comer mais comida de verdade e pretendo voltar pra academia logo para ganhar massa. É difícil mesmo. Mas como você falou se olhamos no espelho e não nos sentimos bem por que não mudar né? Parabéns pleas conquistas! Vamos continuar firmes, amiga! ❤️

  2. Avatar

    RENATA CRISTINA SILVA AVILA

    24 de fevereiro de 2020

    Amei suas dicas Erika, de verdade. To gostando pra caramba de acompanhar pelos stories também. Mudar nosso estilo de vida nunca é fácil, mas quando mudamos tudo transforma. Não tinha a mínima ideia que a Ayuveda funcionava dessa maneira.

  3. Avatar

    Vitor Damasceno

    23 de fevereiro de 2020

    A saúde realmente é um conceito muito amplo e dificilimo de alcançar. Mas sempre acho que podemos conquista-la de uma forma menos neurada e com hábitos simples, não exagerando em absolutamente nada como esportes e dietas.

  4. Avatar

    Lilian de Souza Farias

    23 de fevereiro de 2020

    Oi. Também entrei numa vibe parecida com a sua de mudança de rotina, cuidar de minha saúde, comecei a estudar muito sobre medicina Ayurveda e outras coisas mais, não segui dieta lowcarb , tentei ir à academia, mas não eram minha praia, de tanto estudar, acabei mudando radicalmente minha vida e de forma positiva, hoje sou vegana crudívera e estou terminando meu curso de Terapeuta Holística… estou pendendo para uma dienta higienista, mas isso é algo mais para frente.

  5. Avatar

    Victória

    23 de fevereiro de 2020

    Olha só, achei muito interessante os benefícios que você citou. Não tinha noção de que era assim que funcionava. Vou até procurar saber mais sobre porque preciso muito cuidar melhor da minha saúde. Parabéns pelo post!

  6. Avatar

    Yasmine Evaristo

    23 de fevereiro de 2020

    Muito bacana você compartilhar conosco sua mudança de hábitos, Erika. Nós últimos anos venho buscando melhorar gradativamente hábitos como prova de amor próprio. Esse ano estou aprendendo a meditar. Me senti mais incentivada ainda após seu relato. Abraços.

  7. Avatar

    Valeria

    23 de fevereiro de 2020

    Ola, Erika. Então, modificar alguns hábitos pelo bem da nossa saúde é algo sempre bom. Espero que vc consiga um equilíbrio e não perca a motivação pra melhorar mais e mais. Eu tbm preciso ter um maior cuidado comigo mesma…

    Küss 😘

  8. Avatar

    Débora Vicente

    23 de fevereiro de 2020

    Essa postagem pode motivar mutas pessoas que tem problemas com a autoestima, e tenho certeza que não são poucas, por vários motivos muitas pessoas não tem “tempo” para se cuidar, devido a serviço, rotina e outras coisas, mas quando você percebe que não precisa de muito tempo para cuidar de si, muda muita coisa.

  9. Avatar

    Aruom Fênix

    23 de fevereiro de 2020

    Amei o post achei super necessário, estou tentando ter uma alimentação mais saudável não pelo meu peso mas por causa da saúde mesmo, venho sentindo que alguns alimentos me deixam mau disposta, porém é difícil as vezes estou na correria e acabo comendo qualquer coisa, mas permaneço tentando!
    Parabéns pelo trabalho
    Bjs Aruom Fênix

  10. Avatar

    Carol Nery

    23 de fevereiro de 2020

    Oi Erika, sua maravilhosa!
    Eu perdi um comentário gigante aqui, porque tive problemas com a internet, e seu blog não deixa eu copiar meu comentário e tals. Perdi um pouco da essência do que eu queria e do fluxo de ideias do que escrevi assim que li o post. Maaasss, eu realmente fico feliz com sua força de correr atrás e mudar algo que te incomoda. Eu também sou bem determinada e super me animei com seu post. Depois de 2013, quando fui mãe pela primeira vez, meu corpo se modificou muito e não voltou mais “ao normal” – claro que sei que àquele normal ele não volta mais. hahahha Mas, eu estou empenhada a ficar melhor pra mim mesma. A não ter tanto problema ao me olhar no espelho e principalmente em fotos! SOCORRO!!!! hahahahaa E sobre essa ciência Ayurveda, eu não conhecia. Não tinha ouvido falar jamais. E vou dar uma lida e pesquisada. Obrigada pela dica…
    Beijocas

  11. Avatar

    Debora Sapphire

    23 de fevereiro de 2020

    Acho que uma alimentação saudável e exercícios são muito importantes para a saúde do nosso corpo e essenciais para manter a nossa autoestima também. Eu nunca tive problemas assim, mas perco peso muito rápido, então estou sempre atenta a minha alimentação, já que quase não faço exercícios físicos hoje em dia, fora caminhada. Concordo que disciplina é muito importante também.

  12. Avatar

    Ana Elisa Monteiro

    23 de fevereiro de 2020

    Ei, eu estou tentando mudar de vida também, sempre fu muito sedentária e nos últimos anos isso só piorou. Resolvi que esse ano vou mudar essa história. É bom ler como você mudou, dá mais ânimo. Parabéns pelo post!

  13. Avatar

    Alice Martins

    23 de fevereiro de 2020

    Olá Érika,

    Acho muito bacana ver posts com esse nos blogs, pois eles acabam muitas vezes motivando pessoas que não estão se sentindo confortáveis com seu corpo e querem começar a sua mudança. Eu sou uma dessas pessoas, que no momento não está bem com o seu próprio corpo e quero muito começar a mudar minha alimentação e estilo de vida. Ainda não conhecia a filosofia da Ayurveda, mas gostei da ideia de nos cuidar de dentro para fora. Seu post foi uma grande motivação para mim. Parabéns pela mudança e que continue firme e forte!

    Beijos!

  14. Avatar

    Hanna Carolina Lins de Paiva

    23 de fevereiro de 2020

    Meus parabéns por compartilhar isso com a gente. Você não sabe o quanto isso incentiva tantas pessoas a também buscarem estarem bem consigo mesmas. Uma coisa é aceitação e ser feliz com o que tem, mas se você não estava feliz, fez muito bem em mudar suas atitudes e fico feliz por vc ter conseguido alcançar seus objetivos. =)
    Bjks!

    Hanna Carolina

  15. Avatar

    Ingrid

    23 de fevereiro de 2020

    É muito importante ter uma boa alimentação, nos exercitar. Eu tenho que tomar vergonha na cara e me alimentar direito.

  16. Avatar

    Joana Darc

    22 de fevereiro de 2020

    Oi! Eu adorei 😀 e nunca tinha ouvido falar de Ayurveda. As vezes precisamos mudar nossos hábitos, também tive que fazer uma reeducação alimentar…

  17. Avatar

    Amanda Moresco

    22 de fevereiro de 2020

    MA-RA-VI-LHO-SA! Sabe o que eu mais amo quando vejo pessoas nessa vibe de se cuidar e perder peso? É ver a forma como elas mesmas se enxergam. É ver elas se amando, se empoderando e se querendo bem, sabe? É tão lindo isso! Fiquei feliz em acordar agora de manhã, abrir seu blog e ver que tu estás vivendo um projeto lindo assim! Eu AMOOOOOO Ayurveda, apesar de não estar focando muito nisso agora, mas realmente é uma medicina linda e de prevenção que todos deveriam conhecer! PARABÉNS! YOU GO, GIIIIIRL! <3

  18. Avatar

    Laryssa

    22 de fevereiro de 2020

    É ótimo ter uma vida ativa, isso me fez lembrar que preciso regular a minha rotina para ter um melhor aproveitamento do cotidiano. Saúde é algo super importante e precisa ser cuidado <3

  19. Avatar

    Rafa

    21 de fevereiro de 2020

    Oiê! Gostei da postagem! Acho legal vc querer mudar e melhorar em alguns aspectos, é super importante buscar uma qualidade de vida melhor, com boa saúde e muitas realizações! Seu corpo está lindo, parabéns pela dedicação.
    Eu tô em busca de ganhar massa magra, estou treinando regularmente, me alimentando bem e estou sendo consistente com meu Objetivo!

  20. Avatar

    Raíssa Zaneze

    21 de fevereiro de 2020

    Oi Erika! Nossa, esse post é uma grande inspiração para mim. Assim como você, sou baixinha. E sei mt bem que to com o meu peso ferrado e que isso ta me atingindo em outros pontos. Acho que por isso tenho estado com medo de ir ao médico. Mas, vi que preciso e que posso perder peso. É algo que tenho tentando trabalhar mt em mim e encontrei em você, ainda mais força de vontade. Sucesso! Beijos.

  21. Avatar

    Paula

    21 de fevereiro de 2020

    Adorei! Sem muito bom ler posts assim inspiradores. É necessário muita disciplina para atingir objetivos quanto à rotina de sono, alimentação e exercícios. Parabéns!
    Eu já fui suuuuper saudável e rigorosa nestes 3 aspectos. Mas desde que voltei ao Brasil, apenas de estar relativamente em forma, não consegui voltar a minha rotina antiga que eu amava. Mas você me animou para repensar algumas coisas. Obriagda

  22. Avatar

    leonardo santos

    20 de fevereiro de 2020

    Gostei muito de todas essas dicas, mudar é necessário e se for pelo bem da saúde, melhor ainda!

  23. Avatar

    tania m

    20 de fevereiro de 2020

    Querida simplesmente amei seu post, sei exatamente o que você passou, por motivos de saúde tive que mudar minha alimentação e fazer exercícios, não é fácil. Parabéns por sua decisão e desejo muito sucesso e que seu post, incentive as pessoas a repensar seus hábitos alimentares. Bjus.

  24. Avatar

    Cris Santos

    20 de fevereiro de 2020

    Não conhecia o método mas já amei, também tenho feito mudanças alimentares.

  25. Avatar

    Cultura Pocket

    20 de fevereiro de 2020

    Olá Erika, tudo bem.
    Eu não conhecia esse método não, mas achei interessante. Eu preciso urgentemente mudar meus hábitos, eu estou com obesidade nível 1 também, e gordura acumulada. Quero voltar a fazer caminhada e principalmente fazer alimentação saudável. Parabéns, pela sua iniciativa. Abraços

  26. Avatar

    Jacqueline

    20 de fevereiro de 2020

    Oi,tudo bem ?

    Nossa amei o post, faz um tempo que quero emagrecer mas não me sentia motivada…então, seu post chegou em boa hora. Achei ele super completo, repleto de informações e dicas válidas. O resultado é maravilhoso, parabéns.

  27. Avatar

    Sara Hilário

    20 de fevereiro de 2020

    Olá, bem eu não sabia que Ayurveda existia, também nunca tinha ouvido falar, é importante investir cada vez mais em estilos de vida saudáveis, para não pormos fim a nossa vida mais depressa. A tua força e determinação em um estilo de vida mais saudável vai inspirar muitas outras pessoas a não desistir de lutar por si! Erika eu gostaria de partilhar a sua historia, se fosse possível…

  28. Avatar

    Edilza de Oliveira

    20 de fevereiro de 2020

    Olá Erika! Apesar de ser magra também vivo no efeito “sanfona” roupas que vire e mexe tem de levar um aperto na costureira, porque senão é capaz de dar um vento eu ser levada kkk. Legal você ter compartilhado um pouco da sua história quem pratica Yoga (me incluo nesse meio) sabe que é um conjunto de metas para tudo funcionar direitinho. Parabéns Erika pela sua determinação sua história vai inspirar muitas outras pessoas a não desistir pelo caminho.

  29. Avatar

    Helana Ohara

    20 de fevereiro de 2020

    A gente só sabe que as pessoas passam por problemas de saúde e de peso quando elas falam. To chocada com tudo isso que falou. De longe imaginava que você tinha essa “guerrinha chata” com a balança. Fiz academia por um ano e meio, sai por motivos de assédio e o ruim que não tem outra mais perto da minha casa, tudo é longe. Desculpa isso, já que comecei a movimentar por 2015 por um site chamado Exercício em casa. Mas ando tão desmotivada. Não estou acima do peso, está ate um pouco abaixo, mas minha barriga me incomoda de um jeito insano, ate choro. Achei interessante essa Ayurveda. Nunca ouvi falar… Nunca mesmo. Vou pesquisar sobre!

  30. Avatar

    Malu Silva

    19 de fevereiro de 2020

    Também preciso fazer algumas mudanças na minha rotina/hábitos e o seu post me inspirou muito. Já conhecia um pouco da ayurveda e quero muito incorporar algumas práticas no meu dia a dia, assim como a ioga. Espero que 2020 ainda me proporcione isso!

  31. Avatar

    Luly Lage

    19 de fevereiro de 2020

    Oi, Erika!
    Acho que mais do que ganhar peso – mesmo que isso, é claro, afete a auto estima cause um mal mental – a gente PRECISA investir em estilos de vida mais saudáveis, né? É bom pra economia, pro nosso corpo, pra nossa sanidade, pra tudo! Eu nunca tinha ouvido falar de Ayurveda mas, olha, tô precisando de algo assim pra ver se melhoro minha produtividade e disposição, viu? É tão ruim ser vencida por um cansaço desnecessário…
    Que bom que você está se cuidado e melhorando seu estilo de vida! Nada é melhor que isso!

  32. Avatar

    Bianca Ribeiro

    19 de fevereiro de 2020

    Eu nunca passei por nada disso, sempre fui uma pessoa magra demais e vira e mexe eu tenho problemas por ser ansiosa e ter metabolismo rapido demais, é diferente, mas complicado também. Essa coisa de manter uma alimentação saudavel é muito real, quando a gente se alimenta melhor, tudo melhora! Eu, não tenho tempo pra fazer exercicios, mas só de mudar a alimentação eu passei a ter menos problemas como anemia e tal.
    Adorei saber da tua experiencia, você motiva muita gente! <3

  33. Avatar

    Gislaine Motti

    19 de fevereiro de 2020

    Desde ano passado eu decidi me cuidar melhor, com uma alimentação mais saudável para compensar a falta de tempo para fazer exercício. A rotina de trabalho e estudo não ajuda muito nisso, então consigo manter a dieta por duas semanas e depois passo duas semanas meio largada,, mas acho que o importante é tentar. Minha maior conquista foi conseguir mudar o hábito de não beber muita água e diminuir as quantidade colossais de cafeina.

  34. Avatar

    Erica Oliveira

    19 de fevereiro de 2020

    Comecei esse ano a me cuidar mais, ainda estou na fase de mudança dos pequenos hábitos como beber mais água (as vezes passo dias sem beber nada de água). Também voltei a fazer caminhada e tenho melhorado a alimentação. Já sinto as mudanças na minha saúde e acredito que daqui pra frente isso só vai melhorar ainda mais. Vou pesquisar mais sobre Ayurveda pq não conheço nada 🙂

  35. Avatar

    Luana Souza

    19 de fevereiro de 2020

    Oi, Érika! Com certeza o mais importante de tudo isso é você se sentir bem com você mesma e com o estilo de vida que está levando. E manter a saúde, claro, independente do peso. É muito bom ver que, agora, você está mais satisfeita consigo mesma!

  36. Avatar

    Paty

    19 de fevereiro de 2020

    Acho super importante mudar quando temos a possibilidade de mudança e como vc está seguindo seu objetivo de maneira saudável, acho que não há nada melhor! Vida nova, ano novo, energias novas! Bora pra cima e ser o que sonhamos ser.

  37. Avatar

    Júnia

    19 de fevereiro de 2020

    Oiii Erika, sou nutricionista e confesso que não sou muito adepta a dieta low carb, mas se feita cautelosamente traz sim resultados positivos. A alimentação ayurveda já ouvi falar mas não sei a fundo sobre ela, confesso que preciso estudar mais.
    Sou louca pra fazer yoga, mas infelizmente moro meio distante da cidade.
    Ser saudável não se encaixa apenas para o corpo, mas principalmente pra mente. A forma como você pensaestá diretamente relacionada com sua alimentação e outros âmbitos da vida.

  38. Avatar

    Robson Morais

    18 de fevereiro de 2020

    Olá tudo bem? O tempo passa e com ele precisamos mudar nossos hábitos em geral específico os alimentares.

  39. Avatar

    vanessa

    17 de fevereiro de 2020

    Olá! Mudar faz bem e mudar o estilo de vida é uma coisa que precisamos, é bom pra nós e para nossa saúde e acaba sendo bom em outras áreas da vida externamente. Gostei de saber das suas mudanças e preciso me inspirar para voltar com as minhas atividades físicas.
    Beijocas.