Oi gente, tudo bem? Semana passada compartilhei com vocês como tem sido minha rotina durante a quarentena. Recebi muitas mensagens com dúvidas sobre home office e como ser mais produtivo. Definir e manter horários tem sido a tarefa mais difícil. Vamos conversar sobre o tema?
Como disse no post anterior já trabalhava home office antes do isolamento social. Então essa parte foi mais tranquila. Entendo que para quem vai fazer isso pela primeira vez seja um desafio principalmente pelas inúmeras distrações que podemos ter.
Redes sociais. TV. Crianças. Vizinhos. Obras. Barulho externo. As vezes é muito difícil se concentrar e fazer nosso trabalho render concordam? Porém, é preciso ser persistente e manter o foco.
Defina horários
Antes de começar a trabalhar, mexer com papéis, ler/responder e-mails, etc. o primeiro passo é definir horários. Mesmo não precisando sair de casa para pegar ônibus, metrô, uber, você não quer trabalhar até meia-noite concorda? Assim como na empresa é preciso ter horário de início/fim, intervalos.
Defina local de trabalho
Outra dúvida que apareceu bastante no instagram @corujageek Há quem use a mesa de jantar, há quem use o sofá (enquanto assiste séries) ou até a bancada da cozinha. Está errado? Não necessariamente. No entanto, nosso cérebro trabalha com informações que transmitimos. Se cada dia estamos num lugar diferente ele não entenderá isso como “trabalho” compreende? A disciplina começa na mente.
Diminua distrações
Esse item é consequência do anterior. A partir do momento que você define seu local de trabalho compreende que ali não terá televisão ligada, consulta às redes sociais, assistir séries, mandar SMS, etc. Durante o “horário de trabalho” é preciso se comportar como se estivesse na empresa de fato.
Trace metas
Aqui está um dos pontos mais difíceis pra mim. Quando somos “chefes” de nós mesmos é complexo estabelecer metas diárias, mensurar nosso trabalho e saber se estamos no caminho certo. É um esforço diário olhar para nossas ações ver onde estamos errando e buscar evoluir. As vezes começo duas, três tarefas e acabo deixando pela metade porque dou prioridade a outras coisas. Se não cuidarmos vira uma bola de neve gigante.
Sabemos que na teoria tudo é simples e fácil porém a perfeição vem do trabalho diário. Com métricas sendo estabelecidas, prazos cumpridos, e tarefas finalizadas. Uma das coisas que mais comentaram é a falta de concentração. As pessoas assistem TV, veem jornais, acessam a internet o tempo todo e se “contaminam” com o desespero sem muitas vezes saber o que é verdade ou fake news. Por mais que sejamos centrados isso influencia nossa alimentação, sono, e claro no trabalho.
Procure fontes confiáveis de informação. A Drogaria São Paulo criou uma coluna exclusiva sobre o Coronavírus. Tem orientações sobre prevenção, FAQ, orientações de médicos e últimas notícias. Fique em casa e mantenha-se bem informado 🙂
E você, precisou trabalhar em casa? O que mais te desconcentra? Se não fosse a quarentena e/ou isolamento social escolheria home office? Quais os maiores desafios desse período na sua opinião?
Leia também: Como manter uma rotina saudável?
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Dicas maravilhosas. Minha produtividade está bem diferente de quando eu tinha uma rotina mais ativa. Mas estou conseguindo voltar aos poucos. Amei as dicas. Obrigada!
Sou contadora e trabalho por conta própria então tenho conseguido trabalhar em casa, porém para mim não é fácil com três crianças em casa já estressadas por não poderem sair. Tenho trabalhado poucas horas de dia e mais tarde da noite o que não me incomoda já que produzo bem mais rápido. Confesso que uma parte de mim tem gostado e a tentação de continuar assim está grande. Mas meu desejo mesmo é que tudo se normalize logo. Parabéns pelo post com certeza será de grande ajuda para muitas pessoas.
Oi Erika
To amando seus posts na quarentena. Na verdade to amando mais que antes hahahah
Eu to quase tento um trem so com uma coisa nessa quarentena, lugar pra trabalhar em casa. Essa parte ainda ta dificil, mas essa semana vou arrumar isso.
bjosssssss
Nossa, Erika, que post ótimo! Acho que estamos todos sofrendo com essa necessidade súbita de home office, né? Eu, por exemplo, estou custando a me adaptar. Já trabalhei de casa várias vezes, mas acho que o clima também não tá ajudando… Todo mundo tenso, cheio de incertezas… Mas ler seu post me ajudou muito a programar melhor a semana e ajustar o ambiente em que estou trabalhando! Obrigada!
Eu montei um home office pra mim na sala, em meio aos meus livros e ficou aconchegante, tô apreciando o resultado e como to dando aula online, fica perto da livros a serem consultados.
Gostei das dicas. Muita gente fica perdida mesmo com essa nova rotina.
Küss 😘
Adorei as dicas que você compartilhou aqui nesse post incrível sobre home office vs. produtividade. Concordo que já ser home office antes dessa necessidade surgir com esse período de isolamento, já ajuda muito. Porque como também é o meu caso, eu sinto que com os anos a gente vai criando nossa própria rotina e as coisas acabam fluindo naturalmente. Eu sempre procuro não passar dos horários estipulados de trabalho e evitar perder o foco com distrações. Então, quando estou trabalhando é só no escritório, assim ajuda a mente a saber que agora é hora de trabalhar. Acho importante estabelecer isso. E lembrar de fazer as pausas para se hidratar e alimentar. Porque, às vezes, eu fico tão empolgada com o trabalho que esqueço disso.
Sem dúvida esse tipo de post é muito útil. confesso que estou a 20 dias em casa – eu acho – e não sinto que produzi nadinha, mas estou tentando focar no que esta saindo sem me cobrar muito. Obrigada pelas dicas!
Estou amando essa sua série de dicas, Érika! acho que na semana passada até comentei ser um sonho meu trabalhar assim, o que me é impossibilitado, mas pra não pirar, tenho feito, intercalando as coisas do trabalho que geralmente faço externo com os das mídias sociais. Tenho seguido tudo que você sugeriu, porém, o mais difícil pra mim, em alguns dias, é me desligar das redes sociais (hahaha!). NO mais, está tudo caminhando e tenho tentado manter certo equilíbrio, já que lido com muitas mídias ao mesmo tempo com o meu projeto, sabe? No fim das contas, estou conseguindo produzir bastante conteúdo pra galera! Beijos! Feliz Páscoa!
Olá!
Amei suas dicas, e acredito que funcionam bastante. Não consigo nem imaginar como seja trabalhar em casa.
Onde trabalho não é possível levar o trabalho pra casa, pois sou estagiária em técnico em química. Porém tento manter uma rotina. Comecei um curso de inglês e espero conseguir terminar. Estou aproveitando para ler e assistir séries.
Beijos
Oi! Eu adorei a dica 😀 já trabalho em home office faz uns anos então já estou acostumada…
Eu tenho alguns amigos que estão trabalhando em casa e até então não tinha ideia de como esse tipo de trabalho pode ser um desafio. Gostei das dicas e esclarecimentos, bjus.
Olá! Amei as dicas para trabalhar em casa na quarentena, é um pouco mais difícil quando todos estão em casa mas, difinir horários e criar uma nova rotina é maravilhoso. Beijocas.
Oi Erika, tudo bem? Eu meio que deveria fazer home office, pois meu trabalho permite isso. Mas eu sempre deixava para fazer as coisas lá no laboratório mesmo e em casa, me distraía com séries e filme, sem horário definido. Com a quarentena, precisei me adaptar para fazer tudo em casa e, vou te contar, está sendo um verdadeiro desafio lutar contra a procrastinação, viu? =/
Bjks!
Mundinho da Hanna
Oi. Trabalho em casa, mas minha rotina é definida pela natureza, sério, estações do ano e por aí vai, não sou muito metódica em alguns sentidos porque não consigo seguir, não defino muitos horários e nem espaços, depende muito de como está o clima, meu humor, etc.
Acho inportante estabelecer horários e metas pra não ficar perdida. Quando fazemos tudo sem especificações claras, a tendência é procrastinar e o serviço/ estudo não ficar bom. Suas dicas foram ótimas!
Olá! Suas dicas são super valiosas para esse momento tão drástico globalmente.
Ressalto que é muito importante você ter seu próprio cantinho para projetos criativos/home Office. Horários específicos para almoço e se preparar psicologicamente porque, se a pessoa nunca teve essa experiência de trab. de casa, pode trabalhar além do que realmente deve e abalar o seu psicológico. Isso tem acontecido com muitas pessoas próximas de mim e ta bem punk. O lance é se organizar e seguir esse passo a passo bem feito! Parabéns!!
Gostei muito de suas dicas, as guardarei independente de ter quarentena ou não, pois ajudará muito na minha organização. O início da quarentena para mim foi horrível, pois como parou minha rotina da noite para o dia, até me adaptar demorou uma semana e meia. Agora já estou tranquilo. A minha preocupação agora será na volta.
Muito bom artigo. Eu também estou trabalhando de casa com essa quarentena. A adaptação tem sido complicado, até pelo fato de se desligar das más notícias. Sua postagem foi muito útil para mim, principalmente pela dificuldade em definir os horários. Vou fazer isso, tenho certeza que ajudará. Valeu!