5 tradições de dezembro na minha família

Oi pessoal, tudo bem? Esse mês nem dá tempo de sentir saudade quando percebemos já chega outro post haha Alguém aí está participando do Blogmas também? Estou achando bem criativo e desafiador. Final do ano com tantas coisas acontecendo separar um tempinho para trazer conteúdo inédito todos os dias é intenso.

Mas… voltando ao Blogmas. Minha família é católica desde que era pequena. Lembro de ir à missa, ser coroinha, participar de grupo de jovens, estudo bíblico e todas essas coisas de igreja que já conhecemos.

Devido essa educação católica dezembro sempre foi um mês cheio de atividades e porque não considerá-las tradições? Desde montar árvore, deixar a casa organizada, ceia de natal e algumas outras coisinhas que foram se perdendo pelo caminho enquanto crescíamos.

Aqui em casa somos em 3 meninas então imagina como era divertido ser criança e correr tanto pela casa quanto pela rua quando éramos menores. Muitas pessoas quando questionadas mudariam sua infância eu pelo contrário acredito que fui uma criança bem feliz e cheia de energia (risos).

Tanta nostalgia assim é para compartilhar com vocês algumas tradições da minha família. Espero que gostem.

Árvore de Natal

Hoje devido à correria muitas famílias esquecem ou deixam de montar a árvore e decorar a casa para o Natal. Aqui em casa desde que era criança minha mãe sempre montou. Fazíamos uma grande limpeza na casa, jogávamos as coisas velhas e que não prestavam fora e deixávamos tudo perfumado. Só então montávamos a árvore. Não recordo muito bem o tamanho dela mas lembro que ficava em cima de uma caixa decorada. Lembro também do pisca-pisca tudo muito lindo.

Ceia de Natal

Quando o assunto é comida e ceia de Natal cada família tem suas receitas, suas sobremesas e claro uma coisa mais gostosa que a outra. Aqui em casa quem faz tudo é a minha mãe então nem preciso dizer que fica uma delícia. O peru é a ave usada na maioria das famílias mas na minha a tradição é o Chester. Creio que começou quando eu tinha uns 8 anos e dura até hoje.

Troca de presentes

Quando éramos crianças meus pais diziam que o Papai Noel voava pela casa de madrugada por isso a árvore ficava vazia. Então após a ceia e brincar bastante íamos dormir. Então na manhã seguinte a árvore estava cheia de presentes. Ainda lembro um dos natais que ganhei um urso de pelúcia (meu brinquedo favorito). Era tão mágico.

Músicas

Festa sem música não é festa ainda mais quando é Natal concordam? Não lembro certinho quando comecei prestar atenção mas algumas são inesquecíveis como Noite Feliz, Jingle Bells (é clássica), Então é Natal (da Simone), e uma que me lembra Nova York até hoje We Wish You a Merry Christmas.

Amigos

Essa tradição foi se perdendo conforme fomos crescendo mas lembro que na manhã de Natal depois de abrir os presentes íamos mostrar para nossos amiguinhos que moravam na mesma rua. Um ano que me marcou foi quando ganhei um tabuleiro de dama (tenho até hoje) todas as crianças da rua jogaram muito divertido.

Então gente essas são algumas tradições de Natal que fizeram parte da minha infância. E a família de vocês tem alguma tradição? Quando se aproxima o Natal o que aquece seu coração? Compartilha com a gente 😉

Leia também: 5 coisas que aprendi com o Minimalismo

Até o próximo post, Érika 
Blogmas

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

7 Comments

  1. Entre Anas 12/12/2017 at 21:15

    Eu AMO tradições natalinas, AMO natal, AMEI o tema desse post!
    Achei super cidade americana isso de sair e mostrar os presentes para os amiguinhos haha
    Não consigo lembrar de nenhuma tradição natalina forte na minha família (além de comorar há 21 anos na casa da mesma pessoa rs), mas no ano novo a lentilha é clássico! haha

  2. Hellen Cristina 11/12/2017 at 20:04

    Na minha família acontece assim mesmo, preservamos a tradição de nos reunirmos para celebramos o espírito natalino, ao passo em que trocamos presentes, revemos parentes distantes, e nos preparamos para a chegada de mais um ano.

    Adorei o post!

  3. Tempo Integral 11/12/2017 at 15:52

    Com exceção das músicas (não aguento mais a Simone hahahahahahahahahaha), a tradição por aqui é bem parecida. O Natal a gente aproveita muito em família, é muito bom!
    Adorei seu post, abraços!

  4. Dan Souza 10/12/2017 at 18:38

    Olá!
    O Natal é uma época maravilhosa,acho que partilhamos algumas dessas tradições.
    Um abraço

  5. Luana Souza 09/12/2017 at 02:12

    Acho que cada família tem suas tradições, e isso é maravilhoso <3 me identifiquei com algumas das suas tradições, como por exemplo a ceia de natal e as músicas. Eu adicionaria às minhas passar a madrugada vendo filmes hehe. Ah, não estamos mais montando árvore aqui, mas um dia quero ter uma bem grande e decorada para a minha casa *-* Adorei o post!

  6. Larissa Dutra 08/12/2017 at 22:33

    Olá, tudo bem? Que legal este post, adorei saber os costumes da tua família para esta data tão incrível! É uma pena que muitos dos costumes natalinos estejam se perdendo ultimamente… Bjos

  7. Joana D'arc 08/12/2017 at 19:14

    Oi!!
    Eu adoro essa época do ano.Aqui em casa a tradição é reunir família e ficar juntos na noite Natal ❤
    Bjo

Deixe um comentário