Ausência

Um pouco de ausência, descobertas, e algumas novidades

Oi pessoas, tudo bem com vocês? No último ano fiquei um pouco distante do blog mas foi por bons motivos. Em 2023 decidi focar no meu desenvolvimento pessoal e tirar do papel alguns projetos e sonhos. Spoiler: valeu muito a pena! No final de semana dediquei um tempo para escrever sobre a minha ausência, descobertas e algumas novidades.

Nos últimos anos meu sonho foi conseguir ser parceira de editoras que tanto admiro, e consegui. Perceber que meu trabalho é valorizado e reconhecido é a maior da vitórias. Intrínseca, Galera Record, e Companhia das Letras são algumas com quem tive o prazer de trabalhar e isso foi muito gratificante. Mas chega um momento que desejamos algo mais em nossas vidas.

Escolher as próprias leituras, ter mais tempo para si, e o mais legal descobrir novos hobbies.

Diminuí a quantidade de parceria com editoras, o tempo nas redes sociais, inclusive o tempo “ocioso” assistindo programas que não agregam (pelo menos não naquele momento). É impressionante quanto tempo “sobra” para fazermos outras coisas quando focamos no que é essencial.

Durante esse tempo fiz novas amizades, conheci autores diferentes, comecei a estudar idiomas, fiz diversos cursos, e comecei a praticar a escrita terapêutica. Confesso que foi uma das melhores coisas que poderia ter feito. Me sinto tão mais leve, mais centrada, e certa quanto aos meus objetivos.

Algumas novidades

Saí para conhecer o mundo…

Ter conhecido o Templo Budista em Três Coroas foi uma experiência surreal, me fez ter ainda mais contato comigo mesma. Como diz o Marcelo Steinberg “todas as respostas que procuramos estão dentro de nós”. E isso é muito verdadeiro.

Estivemos também em Nova Veneza e conhecemos uma vinícola muito charmosa em forma de castelo. Sabe a melhor parte? Tinha uma mini biblioteca. Se deixasse, eu ficaria lá o dia inteiro, o lugar é muito fotogênico. Você pode degustar vinhos, sucos, e ainda tem biscoitos amanteigados. Vocês precisam conhecer!

Fomos também a Gramado (que já é tradição dessa família). Ainda lembro a emoção da primeira vez quando cheguei ao Lago Negro. Eu já vi muitos lugares bonitos nas minhas viagens, mas aquele pedacinho encanta aos olhos. É impossível não olhar para o céu e ser grato por tantas belezas criadas por Deus. Essa cidade tem um cantinho especial no meu coração. Passear pelas ruas arborizadas, ouvir o canto dos pássaros, cumprimentar pessoas simpáticas, faz tudo valer a pena.

Realizei alguns sonhos…

Em 2023 realizei o sonho de comprar uma penteadeira. É algo simples, mas para mim é algo muito especial. Saber que todos os meus produtinhos de skincare agora ficam organizados e consigo vê-los antes de usar me faz sentir borboletas no estômago. Ainda preciso comprar uma bandeja para os perfumes, um potinho para os pincéis, mas devagar tudo fica do jeitinho que sonhei.

Ainda falando sobre o quarto pintei as paredes, troquei as plantinhas, comprei lençóis novos e tapete. Ter um quarto aconchegante e que passa essa sensação faz toda diferença na hora de dormir. Quanto mais estudo sobre minimalismo, mais aprendo que manter as coisas limpas e em ordem muda como enxergamos a vida. Agir dessa forma tem diminuído a minha ansiedade.

Um dos meus objetivos era passar cômodo por cômodo limpar, organizar, e jogar fora o que não faz mais sentido. Quando cheguei ao escritório vi o quanto estava bagunçado. Caixas, livros, marcadores, além de muita poeira. Tirei um dia só para limpar, mas não foi suficiente. A faxina levou três dias! Sério. Quase achei que não fosse conseguir. Mas no fim deu tudo certo. Inclusive separei diversos livros para o projeto Livro viajante. Muito bom poder proporcionar essa experiência a outras pessoas.

Chegando na sala também pintei as paredes, comprei um aparador com “adega” e mudei um pouco a decoração. Ainda não está 100% pronto, faltam alguns detalhes mas está ficando aconchegante. É bom você se sentir em casa em cada ambiente, sabendo que cada item foi pensado com carinho.

Hábitos Atômicos - James Clear

E a vida fitness?

Quanto a vida fitness voltei à academia. Mudei completamente a minha alimentação, montei um cardápio lowcarb e venho seguindo religiosamente. Às vezes não tenho muita criatividade para inventar receitas, então como diz a Lara Nesteruk “o básico funciona”. Brócolis na manteiga, omelete, carne moída bem temperada, e bastante salada. Com essa rotina já se foram -10kg. Estou tão orgulhosa de mim mesma.

Outro aprendizado foi com relação a compras no Ifood. Quando você aprende e toma gosto por fazer sua própria comida e sente o cheirinho que fica pela casa nenhuma comida pronta supera. Diminuímos uns 90% as compras pelo aplicativo e substituímos por ir à feira. Legumes fresquinhos é tudo de bom. Aprendi a fazer couve-flor na manteiga com páprica e pimenta calabresa. Só digo uma coisa: experimentem! É uma delícia.

Depois de muito tempo longe da sala de aula, prestei vestibular. Tinha até esquecido a emoção que é participar de um concurso/prova. E por incrível que pareça eu passei!!! Sério, e como primeira colocada no curso que escolhi. Soube do resultado a alguns dias, mas o frio na barriga continua. Quem me conhece a mais tempo sabe o quanto gosto de estudar e aprender, então iniciar num novo mercado me gera grandes expectativas.

E não é que descobri a neurociência…

Desde que comecei a pesquisar sobre neurociência tenho gostado cada vez mais de estudar. Foi numa dessas pesquisas que conheci o Eslen Delanogare, criador do Reservatório de Dopamina. Nem preciso dizer que sou aluna dele. Faz três meses que venho estudando sobre desenvolvimento pessoal e colocando em prática tudo o que aprendi com ele. Saber como o cérebro funciona, como podemos usar um comportamento a nosso favor, e assim evoluir está sendo uma nova experiência.

No Reservatório de Dopamina há vários módulos entre eles Nutrição, Auto Gestão, Musculação, Inglês, Corrida, e Culinária Básica. É possível aprender bastante coisa. Se o seu objetivo esse ano é se desenvolver e criar uma nova versão de si mesma, vale a pena assistir alguns vídeos do Eslen.

Ainda falando sobre desenvolvimento pessoal, em 2023 li “Hábitos Atômicos“, de James Clear, um dos melhores livros sobre o tema. A leitura foi um pouco demorada porque a cada página vinham novos insights. O mais interessante é que conforme a leitura avança é possível colocar os ensinamentos em prática. Antes dele li “12 semanas para afiar sua mente“, da Sextante, igualmente incrível. Em breve faço um post mais detalhado sobre cada um deles. Um conselho: leiam!

No quesito hábitos saudáveis consegui apagar a luz e desligar a TV antes de dormir. Isso melhorou bastante a qualidade do meu sono. O relógio que uso para monitorar as noites de sono tem sido bem útil. Faz tempo que não fico a noite inteira acordada. Ter uma rotina da noite saudável faz toda diferença. Alguns dias meu score é baixo, mas venho tentando melhorar. A maior pontuação até agora foi 92. Isso é uma vitória!

Trocando o FOMO pelo JOMO (join of missing out)

Seguindo com as mudanças diminuí a participação em grupos (em todas as redes sociais), desliguei as notificações (não imaginei que seria tão bom), e estou tentando diminuir a sensação de FOMO (fear of missing out) e substituir por bons sentimentos. Inclusive no Reservatório de Dopamina tem uma aula recente sobre o tema (aula 105). Se ficarmos um dia sem acessar o Instagram, por exemplo, tudo continua lá no dia seguinte. Quando o Eslen falou isso, percebi o quanto nosso tempo é mais valioso do que ficar acompanhando pessoas que muitas não têm nada a nos acrescentar.

Outra reflexão é com relação ao tempo que perdemos nas redes sociais. Se somarmos os minutos que ficamos na internet, ao final de um ano iremos perceber quantas coisas poderíamos ter feito. Um curso, uma pós-graduação, mais leituras, ser voluntário numa ONG, e muitas outras coisas. Isso foi como um START pra mim. Refletir sobre o tempo perdido e o que poderia estar fazendo pelo meu crescimento pessoal, é como se tivesse acordado de um sono profundo.

Nos despedindo de 2023

O ano novo foi tradicionalmente em Balneário Camboriu, minha família não curte muito trânsito, barulho e multidão, mas para quem já viu o virada do ano no Rio de Janeiro, BC é uma criança ainda (risos). Não sei explicar, mas o sentimento de todas aquelas pessoas estarem desejando coisas boas ao mesmo tempo enche o coração de uma felicidade que me deixa sem palavras. Só estando lá para sentir.

Natal foi em família com muita comida gostosa preparada pela minha mãe e minha irmã. Por falar nisso, minha irmã que mora no Canadá veio nos visitar. Foi muito bom revê-la depois de tanto tempo. Ela está bem e parece muito feliz, contente por ela. Ganhei de presente dela uma vela com cheiro de chiclete, sério uma delícia. Quase não acendo porque tenho dó que acabe (sim, sou dessas haha).

Resumindo, foi um ano de grandes aprendizados e crescimento pessoal. Confesso que estava com saudades de fotografar, escrever, e dividir minha rotina com vocês. Quero agradecer de coração a quem continua acessando o blog quase diariamente. Obrigada por fazerem parte desse cantinho.

Obrigada a você que leu até aqui. Te desejo um 2024 simplesmente incrível e cheio de coisas boas.

Até a próxima, Érika >.<

Posts Similares

3 Comentários

  1. Olá! Que legal 🙂 é tão bom quando realizamos nossos sonhos, que você consiga realizar muito mais 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *