17 de julho de 2020

Oi gente, tudo bem? Ainda frio na cidade de vocês? Aqui em Santa Catarina ele esqueceu de ir embora haha Vamos falar sobre séries? Semana passada apareceu Defending Jacob como sugestão na Apple TV+. Li a sinopse e fiquei mega curiosa. Resultado: maratonei em dois dias 🙂

Quem me conhece sabe que não abro mão de um bom suspense não é mesmo? Ainda mais aqueles que nos surpreendem e tem tantas reviravoltas. Defending Jacob é isso e muito mais em apenas 8 episódios. A produção traz no elenco ninguém menos do que Chris Evans (Capitão América), Michelle Dockery (Downton Abbey), Jaeden Martell (It) e J. K. Simmons (Spider Man).

A primeira informação que você precisa ter é que a série é uma adaptação do livro homônimo do autor William Landay. Atualmente publicado pela Record. Acreditam que o livro esteve 20 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times? Só por esse motivo já vale a pena o interesse, concordam?

Defending Jacob
Defending Jacob

A história tem início quando Jacob Barber, de apenas 14 anos, é acusado de matar seu colega de escola Ben Rifkin. Seu pai, Andy Barber, melhor promotor da cidade se verá numa encruzilhada ao ter que defender seu filho. Será que Jacob é culpado ou inocente?

A história

Já faz um tempo que acompanho séries europeias por diversos motivos. Locações, fotografia, período histórico, caracterização dos personagens. É diferente assistir uma produção irlandesa, norueguesa ou sueca das americanas. Quando vi o trailer de Defending Jacob a primeira coisa que me chamou atenção foi a edição de imagens. Percebemos desde o primeiro episódio. Lembra muito Dublin Murders.

Antes ainda somos surpreendidos pela qualidade da abertura. No primeiro episódio não dei muita atenção mas a partir do segundo se você analisar com cuidado verá que ela nos insere na história de um jeito estranho e curioso. Incrível produtores se preocuparem com os menores detalhes.

Defending Jacob
Passado x Presente

O primeiro episódio começa 10 meses após todos os acontecimentos. Ou seja, há aquela dinâmica passado x presente que gosto muito. Andy está no tribunal sendo interrogado por Logiudice (outro promotor) e conforme vai respondendo as perguntas a história vai sendo mostrada.

Andy, Laurie e Jacob formam uma família perfeita e feliz. Sonho americano. Pai acorda o filho para ir ao colégio, mãe faz sua corrida matinal, depois prepara o café da manhã. Uma rotina comum se não fossem os acontecimentos que vem a seguir. Ben Rifkin aparece esfaqueado num parque que fica no caminho para a escola de Jacob. Andy é chamado para assumir o caso.

Defending Jacob

Conforme o caso avança são levantadas algumas linhas de investigação. Um pedófilo, Leornard Patz, que mora perto do parque é considerado o principal suspeito. No entanto, a história toma um rumo completamente diferente quando a digital encontrada no corpo é de ninguém menos que Jacob Barber. E agora? Qual será a reação de Andy? Haverá conflito de interesse?

Ao saber disso a promotoria afasta Andy do caso e dá lugar ao seu “concorrente” Neal Logiudice. Fora do caso precisa encontrar um bom advogado para provar a inocência de seu filho. Os episódios seguintes são uma corrida contra o tempo. Por que Jacob não disse aos pais que tinha encontrado o corpo? Ele realmente comprou uma faca e levou para a escola? Por que fugiu da polícia?

O julgamento

A trama vai se desenvolvendo cheia de segredos, perguntas sem respostas e um clima de suspense que prende episódio após episódio. Aquele menino tranquilo, que joga videogame, estudioso, foi capaz de cometer tal crime?

O julgamento de Jacob é marcado. Andy sabe que precisa reunir tudo o que for possível para inocentar o filho. Porém, quanto mais a família é investigada mais segredos vêm à tona. Se olhar bem de perto descobriremos que todos guardamos segredos. Laurie Barber está a ponto de perceber que sua vida até então era uma simples ilusão.

Apple TV+
Os personagens

Apesar de ser um suspense não há muitos personagens envolvidos o que facilita nossa análise. Já comentei algumas vezes que não acompanho filmes sobre super heróis estilo Vingadores, Quarteto Fantástico, etc. Os trabalhos que conheço do Chris Evans são Celular (ao lado de Kim Basinger), Um laço de amor (ao lado de Mckenna Grace) e Entre facas e segredos (ao lado de Jamie Lee Curtis e Daniel Craig).

Com base nessas produções posso dizer que ele está incrível. Conseguiu transmitir medo, insegurança, desespero e todos os sentimentos de um pai ao saber que seu filho está sendo acusado e pode passar o resto da vida preso. Que pai não faria tudo pelo filho?

Defending Jacob

Quem merece destaque também é Michelle Dockery. Quem já assistiu Downton Abbey sabe o quanto ela é talentosa. A atriz deu vida a Mary Crawley tanto na série (2010-2015) quanto no filme (2019). Em Defending Jacob a emoção vem à flor da pele. Será errado uma mãe desconfiar do próprio filho? Será que o conhece tão bem a ponto de ter certeza da sua inocência ou culpa?

Quem não poderia ficar de fora da nossa análise é Jaeden Martell (Jacob). Ele é uma incógnita (pelo menos pra mim). Um misto de rebeldia reprimida, descaso e tristeza. Seu silêncio excessivo deixa muitos questionamentos no ar. Um deles é o bullying sofrido por Jacob. Será que ele realmente foi vítima? Se no livro o personagem é assim Jaeden conseguiu interpretar muitíssimo bem.

Trilha sonora

O que chama mais atenção é a trilha sonora. Ela dá o tom a cada episódio. Suspense. Tensão. Mistério. Ela é responsável pela grande carga emocional presente na série. É impossível não se sentir envolvido quando ela surge numa determinada cena. Ficamos na expectativa de que algo irá acontecer.

Defending Jacob
Minha opinião

Tentei me conter para não dar alguns spoilers sobre a história mas as vezes é difícil porque fiquei empolgada haha. Mas podem ficar tranquilos grande parte do que contei ali em cima está na sinopse ok? A série foi tão incrível que é impossível não querer indicá-la para todo mundo.

O primeiro motivo de ter gostado ela é curta, tem apenas 8 episódios. Então você pode assistir tudo num final de semana. O elenco foi escolhido a dedo. Não consigo imaginar outros atores. Eles surpreenderam com atuações incríveis.

Quando pensei que a série tinha terminado fui surpreendida. Quem assiste suspense sabe o quanto plot twist é importante. As teorias que eu tinha criado estavam todas erradas. Algumas perguntas ficaram sem respostar pra mim. Esse é um dos motivos que penso em comprar o livro.

Apple TV+
Temas delicados

A série é incrível consegue reunir assuntos delicados como bullying, relacionamentos familiares, ausência de diálogo, segredos, julgamento, pedofilia, sem deixar o enredo pesado. Você assiste e consegue perceber que determinada situação poderia acontecer na vida real. Quantos pais não conseguem dialogar com os filhos? Ainda mais quando são adolescentes? Ou ainda, casais que escondem o passado do cônjuge? É uma série que faz refletir.

Li alguns poucos comentários pela internet sobre as diferenças livro x série. Mas, como todos nós já sabemos é uma “adaptação” então não precisa ser igual concordam? Mas acredito que alguns leitores ficaram insatisfeitos com isso. Talvez depois da leitura faça um update nesse post 🙂

Resumindo… vale a pena? Com certeza. Ainda mais se você curte o gênero como eu. Os fãs de Harlan Coben têm um motivo a mais para assistir. A dinâmica lembra um pouco Safe (Netflix), No second chance (Mais Globosat) e Não fale com estranhos (Netflix).

Conheciam a série? Assistiram algum episódio? E o livro, conheciam o autor William Landay?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Vitória Bruscato

    1 de setembro de 2020

    Oi Érika, tudo bem?
    Eu também adoro um suspense e achei essa série super interessante!
    Isso que você falou de a abertura introduzir o espectador no assunto do episódio é demais, né? Na série Locke & Key também tem isso e eu adoro!
    Amei a indicação e o legal é que é uma série curtinha e da pra assistir rapidinho, né?

  2. Avatar

    Luana de Souza

    25 de agosto de 2020

    Oi, Érika! Por aqui ficou frio três dias, mas o calor já está de volta (aff). Eu aproveitei os dias frios para ler bastante, já que as temperaturas baixas me deixaram o dia todo debaixo das cobertas hehe. Faz umas três semanas que não pego uma série para assistir, a última que vi pela metade foi Good Doctor.
    Eu tinha ouvido boatos sobre essa plataforma de streaming da Apple, mas não achei que fosse real mesmo hahaha. Fiquei bem curiosa com a série. A premissa e as imagens me deixaram com uma vontadezinha de ver, mesmo séries não sendo bem meu forte…

  3. Avatar

    Luly Lage

    18 de agosto de 2020

    Ai, Erikaaaa, eu tô curiosa demais pro desfecho dessa história depois desse post… O elenco é incrível, a trama parece suuuuper envolvente e eu PRECISO saber quem realmente matou o colega do Jacob! Não tenho Apple TV, e agora? Hahahaha!

    Obrigada pela indicação!

  4. Avatar

    Renata Cezimbra (Lady Trotsky)

    8 de agosto de 2020

    Oi Erika, tudo bem?
    Eu não conhecia a série , até porque eu não assino Apple+, inclusive eu não sabia que existia esse canal. Mas gostei muito da proposta da série, ainda mais porque muita gente não gosta de falar de certos assuntos achando que assim vão acabar com isso. Bem, já sabemos que isso não funciona nem um pouco. Ainda, é preciso combater todas as formas de abuso.
    Um beijo de fogo e gelo de Lady Trotsky…

  5. Avatar

    Maria Luíza Lelis

    2 de agosto de 2020

    Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito de assistir séries, mas essa tem despertado meu interesse. Achei a premissa bem instigante e tenho visto tantos elogios que é impossível não ficar curiosa. O seu post me deixou ainda mais ansiosa para ver, especialmente por ela ter te surpreendido (amo um plot twist haha) e pelos temas que são abordados. Só que estou com um grande problema: o fato da série estar disponível apenas na Apple TV. Infelizmente, não vou conseguir assistir. Mas vou pelo menos comprar o livro para conhecer a história.
    Beijos!

  6. Avatar

    Gustavo (Leitura Enigmática)

    30 de julho de 2020

    Nossa, fiquei muito curioso para assistir essa série agora, pois além de ter Chris Evans como um dos protagonistas, ainda traz assuntos polêmicos, o que me atrai na história. Deve com certeza ser uma super série.

  7. Avatar

    Tayres – E.T.

    24 de julho de 2020

    Só vejo falarem coisas positivas sobre essa série, mas ainda não a conheço, ainda não a assisti. Um dia pretendo sim assistir ela, mas por hora passo a dica. Não estou muito numa pegada para séries televisivas, no momento.

  8. Avatar

    Ivi Campos

    24 de julho de 2020

    Essa série me tirou o sono…. rs Primeiro porque Chris Evans está perfeito sem defeitos como sempre, mas de barba, ulalá… Segundo porque a curiosidade em saber como a série vai terminar é incontrolável. Eu amei demais.
    Beijos

  9. Avatar

    Pamela Riccelli

    23 de julho de 2020

    Olha que legal, preciso procurar essa série, uma ótima sugestão, ficar em casa assistindo a série bom demais… Obrigada por compartilhar 🙂

  10. Avatar

    Mulher Virtuosa By Vany

    22 de julho de 2020

    Eu não sabia dessa série e nem do livro. Fiquei muito interessada em ver. Você fez um post sobre a série que me deu muita vontade de assistir. Obrigada pela partilha!

  11. Avatar

    Carolina Trigo

    22 de julho de 2020

    Oi, Érika!
    Quando essa série saiu na Amazon Prime, todo mundo estava falando dela e apesar de ter o livro em casa, mesmo não tendo lido ele ainda, fiquei com muita vontade de passar ela na frente.
    Nessa quarentena, estou assistindo muitas séries, principalmente policiais ou de suspense, e essa está na minha lista. Mas como disse, queria conseguir assistir logo ela.
    Adorei o seu post.
    Bjss

  12. Avatar

    Lenny

    21 de julho de 2020

    O jovem é apontado como um dos primeiros suspeitos do crime, é o meu favorito histórias de suspense da literatura, um tema muito delicado, vale a pena saber mais sobre a série.

  13. Avatar

    Aninha Goulart

    21 de julho de 2020

    Oiii,
    Menina aqui em BH o frio também deu uma estacionada, mas eu não vou negar não, eu amo viu? kkkkk A série não faz muito meu estilo por causa do gênero, mas fiquei bem interessada nos temas, são realmente importantes e delicados e se bem trabalhados tem muito o que contribuir. Fora o elenco né? Achei maravilhoso demais, mas acho que se eu tentar assistir vou acabar perturbada kkkk.
    Beijinhos…

  14. Avatar

    Camila – Leitora Compulsiva

    21 de julho de 2020

    Oi, Erika.
    Eu já ouvi falar da série, mas ainda não sou assinante da Apple TV, então vou esperar um pouco.
    Antes disso quero ler o livro que deu origem a essa série… Menina, acredita que tenho ele há anos na estante, autografado ainda por cima, e nunca dei chance?! Que louca, né?! Mas vou tentar resolver isso logo!! Rs…
    Beijos, Camis

  15. Avatar

    Rúbia Kenes

    21 de julho de 2020

    Oi querida aqui está um pouco frio, eu não conhecia a série, não li o livro, sabe querida não é o meu estilo, você sabe as vezes fico curiosa em ver, mas parabéns pela resenha, como sempre bem explicado, beijinhossssssss

  16. Avatar

    Ana Paula Lima

    21 de julho de 2020

    Oiii!

    Estou ficando cada vez mais impressionada como os stremings estão se superando com as produções, eu não tenho Apple TV então vai ser mais difícil de assistir, mas fiquei super curiosa para saber se ele é ou não culpado, eu amo esse tipo de enredo hehhe…
    Beijinhos,
    Ani

  17. Avatar

    Ana Caroline Santos

    20 de julho de 2020

    Olá, tudo bem? Sim, eu fiquei recentemente sabendo que tem um livro, na qual estou super curiosa para ler primeiro e assim poder assistir a série. Já prevejo que seja um baita série por tudo que falou, e fiquei mega curiosa. Dica mais que anotada!

  18. Avatar

    Paloma

    20 de julho de 2020

    Nossa que resenha completona! Parece ser uma série maravilhosa❤❤
    Cheia de muito suspense e cenas incríveis. Eu também curto bastante produçoes européias principalmente pelos lindos cenários. ❤❤😊
    Bjus!!

  19. Avatar

    Denise Lima

    20 de julho de 2020

    Minha nossa, não conhecia a série. Mas já peguei pra ver, AGORA. Eu achei super interessante sua resenha e tô ansiosa pra saber esses plots ai. E eu já ouvi falar desse livro, mas não lembro bem. E tem nosso lindo Chris, né? Como perder? Obrigada pela dica.

  20. Avatar

    Valéria

    20 de julho de 2020

    Oi, Erika. Nem conhecia a série e já quero ver, tô doida aqui com essa premissa. Imagino a mente do promotor vendo o filho numa.enrascada dessas. Ultimamente tbm venho dando preferência a sériea e filmes europeus. Sempre gostei mas não via com tanta frequência. Já anotei essa dica. Se eu curtir, corro pra ler o livro tbm. São apenas 8 EP. Vejo rapidinho hehehe
    Tschüss

  21. Avatar

    Carol Nery

    20 de julho de 2020

    Hey, Erika!
    Eu ouvi falar dessa série ontem por uma amiga, que como eu, é muito fã de Harlan. Achei interessante você ressaltar no seu texto que nos fãs poderemos curtir o enredo dessa série.
    Essa minha amiga está assistindo e gostando muito. Eu me interessei quando ela falou, mas agora depois de ler todas as suas considerações, COM CERTEZA eu vou assistir. E deixa eu te contar que estou com tremendo bloqueio em assistir séries, viu? Você e a Regiane estão acordando um monstro. hahahaahhaa
    Beijocas

  22. Avatar

    KARINA VALESKA PADILHA ALVES

    20 de julho de 2020

    Em Minas Gerais também está frio, muito frio, imagino em Santa Catarina o tanto que deve estar. Essa serie parece ser uma serie muito boa e eu tb adoro suspense e adoro maratonar serie tb … bjs e sucesso!

  23. Avatar

    Karina RODRIGUES

    20 de julho de 2020

    Oie Erika!
    Mas eh claro que eu tbm amo uma série de suspense e já comecei D.J essa semana. Eu ainda não terminei, mas estou adorando! E que elenco, neh. Sua crítica está sensacional e completíssima.
    Amei, como sempre!

  24. Avatar

    Letícia Guedes

    19 de julho de 2020

    Gente, eu juro que quando eu comecei a ler, eu pensei: “vou indicar Harlan Coben pra ela”, mas você foi mais rápida hauahauaahua pra ser mais específica, a proposta da série me lembrou muito a obra Confie em mim, em que essa questão de conhecer (ou não) os filhos é central. Também fiquei pensando em Precisamos falar sobre o Kevin, embora lá a gente saiba bem quem é o culpado. Não tenho acesso à Apple tv+, então vou correr atrás é do livro mesmo, porque fiquei bem curiosa. Ótima indicação. Abs!

  25. Avatar

    Renata

    19 de julho de 2020

    Acredita que nunca tinha ouvido falar dessa série? Mas confesso que fiquei interessada depois do seu post haha, coloque na listinha 🙂

  26. Avatar

    Alice Martins

    19 de julho de 2020

    Olá Érika,
    Apesar de não assistir muitas séries, esse é o estilo de série que mais gosto. Amo um bom suspense, principalmente quando passa no presente e passado e tem poucos episódios, algo que amo em séries, pois não tenho paciência para produções muito longas. Vi muitas pessoas elogiando essa série e seu post só corroborou para o fato de que devo assisti-la. Você arrasou demais, me deixou com gostinho de quero mais!

    Beijos!

  27. Avatar

    Victoria

    19 de julho de 2020

    Menina, falou que tem o Chris Evans eu já quero ver! hahahaha Não só pelos dotes estéticos, né?! Mas ele é um ator MARAVILHOSO! Achei o tema da série muito interessante e fiquei super curiosa com o livro! Vou procurar pra assistir já já! Obrigada pela recomendação e pela excelente crítica!

  28. Avatar

    Debora Sapphire

    19 de julho de 2020

    Ah, Érika! Eu adoro o conteúdo que você traz sobre séries e curiosidades que eu nem fazia ideia da existência! Fico conhecendo uma nova, sempre quando você apresenta aqui pra gente! Então, já vou começar agradecendo por essas descobertas e novidades pra mim. Enfim, eu não sabia dessa série mais assistida da Apple TV+, pra variar rs’. E esse clima de suspense e envolvendo julgamento, já é bem interessante. Eu também conheci o ator Chris Evans , antes dos papéis dele em filmes de heróis. Parece ser uma série interessante. Gostei, pela maneira que contou mais sobre a série e a respeito da história envolvendo a mesma, além de ser baseada em um livro! Eu também concordo que uma adaptação não significa precisar ser a cópia fiel do livro. Então, algumas dão certo e agradam ao público e outras não, infelizmente.

  29. Avatar

    Cibele

    19 de julho de 2020

    Olá!
    Aqui também continua frio, mas hoje é o segundo dia de bastante calor. Batendo os 30°, mas amanhã já promete frio e chuva.
    Quero muito assistir essa série e espero conseguir fazer isso em breve. Amo suspense e tenho certeza que iria me apaixonar por essa série.
    Gosto bastante de séries curtas e fico feliz que essa seja uma. Amo maratona uma série, então quando é curta isso se torna mais possível.
    Seu post me deixou ainda mais ansiosa para assistir. Beijos!

  30. Avatar

    Ana Claudia

    19 de julho de 2020

    Oi, Erika! Moro em região serrana, então imagine só que eu estou abalada com o frio aqui em Nova Friburgo! Hahaha!
    Bom, sobre a série, eu sou apaixonada por séries! Essa com certeza entraria na minha listinha se eu assinasse a Apple TV. Um bom suspense, com uma trama super bem delineada. Puxa, me deu vontade!

  31. Avatar

    ANA PAULA ARAUJO DE SOUZA

    18 de julho de 2020

    Achei a dica incrível! Não conhecia a série e o casting é muito bom mesmo. Vou anotar a dica para um futuro. Ainda não sou assinante desse streaming, mas deposi dessa série, em breve serei! uhahuauha
    Bjinho!

  32. Avatar

    Joana Darc

    18 de julho de 2020

    Oi! Eu adorei a dica 😀 essa serie é bem interessante, irei conferir com certeza gostei bastante da sua resenha 😉

  33. Avatar

    Márcia schorn

    17 de julho de 2020

    Porto Alegre promete aquecer nesse final de semana , porque o frio foi demais. Tenho assistido bastante série , sua resenha traz uma série com um enredo que nos preende e surpreende. Vou assistir em breve.

  34. Avatar

    tania m

    17 de julho de 2020

    Não conhecia essa série e vejo que é muito boa. Gosto do Chris e imagino que fez um ótimo trabalho. Uma série rápida e deve deixar a gente presa até o final, obrigada pela sugestão, bjus.