Desafio 30 dias de minimalismo Parte I

Oi gente, tudo bem? No início de junho trouxe aqui para o blog o Desafio 30 dias de minimalismo, o desafio traz uma atividade para cada dia do mês e ao final você mostra o resultado. Para o post ficar mais fácil de ler dividi em duas partes, hoje vou mostrar as atividades do dia 1 ao 15.

Pra quem chegou agora e está se perguntando o que é Minimalismo, não se preocupe vou explicar de uma maneira bem fácil. Minimalismo é um estilo de vida, no qual tentamos viver com aquelas coisas que realmente importam, fazem sentido e deixa nosso dia mais prático.

Por exemplo, porque ter o guarda-roupa cheio de peças sem usar, que não combinam entre si ou com nosso estilo, ou ainda que nos deixa presos ao passado? Muito melhor ter somente aquelas roupas que nos faz feliz, nos faz sentir confortáveis e mostra para o mundo quem somos de verdade, concordam?

Esse pensamento pode ser aplicado em todas as áreas da nossa vida, nas redes sociais, nos sentimentos, até mesmo nas amizades (se afastando daquelas que nada agregam à nossa vida). É buscar levar uma vida mais leve sem tanta bagagem emocional ou física. Quando reorganizamos nossas vidas conseguimos perceber o que realmente importa, o que realmente nos faz bem. Foi por esse motivo que comecei a colocar tudo em ordem aqui em casa.

Minimalismo

1. Fique offline por um dia

Para algumas pessoas é difícil ficar um dia offline ainda mais quando trabalhamos com isso. Ficar longe do computador foi menos complicado que do celular. Ainda mais pelas notificações do whats, vídeos do snap e atualizações do instagram. Peguei o celular somente 2 vezes rs.

2. Medite por 15 minutos

Desde que conheci o Gabriel Goffi aprendi o quanto é importante meditar, estarmos em contato com quem somos, ouvir nossa voz interior e focar somente nas coisas que nos fazem bem. No início é bem difícil porque tentamos nos concentrar, limpar a mente, aí vem um turbilhão de pensamentos. Mas é questão de treino.

3. Destralhe sua vida digital

Essa tarefa é algo que podemos fazer todos os dias. Já percebeu quantas pessoas seguimos nas redes sociais mas faz muito tempo que nem visitamos o perfil ou se ainda existe? Pois é, comecei a limpeza pelo e-mail, criando pastinhas, apagando spam, e tento sempre deixar a caixa de entrada vazia. Depois foi o facebook exclui solicitações de amizade de pessoas que não conheço, sai de grupos sem interação desde 2015, deixei alguns como “especiais” pois são os que mais interajo. Apaguei mensagens do whats, formatei o celular, deixei quase como novo. Ainda falta muito pra fazer mas o primeiro passo já foi dado.

4. Passe o dia inteiro sem reclamar

Esse foi um exercício que exigiu bastante. Mesmo não reclamando o tempo todo as vezes me pegava falando sobre o clima, a demora da fila, ou ter que esperar demais. Serviu para me monitorar mais e cuidar com tudo que falo. Temos tantas coisas para agradecer porque ficar reclamando o tempo todo concordam?

5. Identifique 3 prioridades na sua vida

Definir prioridades exige tempo, atenção e foco. As vezes queremos tudo de uma vez mas não conseguimos realizar nada. Por isso é importante pegar papel e caneta, sentar, e definir o que realmente merece nosso esforço. Uma das minhas prioridades para 2017 é fazer o blog crescer ainda mais e tem dado certo.

Minimalismo

6. Siga um ritual matinal

Não sei vocês mas eu tenho uma certa dificuldade em fazer tudo igual todos os dias rs Um dia tomo café, outro não. Um dia quero usar cabelo preso, no outro vai do jeito que acordar. Cada dia tendo sua própria inspiração. Estou tentando ser organizada e manter uma rotina o mais normal possível.

7. Organize sua lista de leitura

Essa lista está me dando um pouquinho de trabalho. Preciso conciliar as séries, filmes, livros que compro e ainda os que recebo em parceria com as editoras. Haja tempo para ler tantos livros né rs Já consegui colocar no papel a meta para julho vamos ver se consigo ler todos.

8. Aprenda a apreciar a solidão

Sou o tipo de pessoa que perde o foco muito fácil. Se minhas atividades não estiverem todas anotadas acabo desviando a atenção e fazendo outras coisas. Me perco mais ainda se tem pessoas por perto. Então ficar sozinha, manter silêncio, tem me ajudado bastante. Não vejo problema em ficar o dia inteiro em casa lendo um livro ou escrevendo.

9. Diminua sua coleção de produtos de beleza

Uso pouca maquiagem mesmo assim ganho produtos do namorado, da família ou quando participo de promoções do Boticário, QDB?, ou outra loja. Coloquei tudo em cima da cama separei o que realmente uso e o restante vou dar de presente (vários batons ainda estão fechados). Já perceberam que muitas vezes a penteadeira fica cheia e não usamos nem metade? Deixar estragar dá tanta dó concordam? Como diz a Fê Neute temos somente um rosto então porque ter trinta batons? haha

10. Nada de e-mails ou redes sociais até a hora do almoço

Pra quem ficou offline um dia inteiro deixar o computador desligado até a hora do almoço foi mais fácil. Conseguir manter distância nos ajuda a descansar a mente, a pensar com clareza e voltar mais focados. Domingo passado tinha muitas atividades pra fazer, mesmo assim desliguei tudo e fui passear na praia, voltei bem melhor e mais tranquila.

Minimalismo

11. Avalie seus compromissos

Li a seguinte frase um dia “a preocupação é como a cadeira de balanço, te mantém em movimento mas não o leva a lugar nenhum”. Já pensou quantos “compromissos” roubam nosso tempo e nem nos damos conta? Pensamos que são urgentes, desviamos nossa atenção e o que deveria ser feito de verdade fica em segundo plano. É importante rever a agenda, deixar de lado aquilo que rouba nosso tempo e focar somente no que precisa ser feito.

12. Defina suas metas para este ano

Estamos quase em julho meio ano já se passou o que fizemos? Alcançamos nossas metas? As deixamos de lado? Ou estão anotadas num caderno no fundo da gaveta? Pensei bastante nisso e percebi que ainda falta realizar bastante coisa. Reli todos os itens da lista e defini quais eram mais importantes para focar somente neles até dezembro.

13. Limpe seu guarda-roupa

Como falei nesse post tenho certa dificuldade em me desfazer das minhas roupas ainda mais quando fizeram parte de um momento especial. Sempre que vejo no guarda-roupa ou uso aquela peça lembro de um determinado dia, esse sentimento não deixava eu me desfazer das roupas. Estou trabalhando isso e já consegui separar algumas peças para doação o/

14. Comece a aprender algo novo

Quem me acompanha pelo Instagram deve ter visto a prática de Yoga que participei na semana passada. Estou aprendendo Yoga e meditação. Preciso praticar mais meditação as vezes é difícil se desligar do mundo e ficar em silêncio. É preciso esforço e paciência para se encontrar. Exige esforço diário.

15. Examine seus hábitos diários

O dia é bem corrido e as vezes é complicado prestar atenção em cada coisinha que fazemos, maus hábitos, alimentação, procrastinação, parece que fazemos tantas coisas e quando percebemos não rendeu nada. É bom prestar atenção no tempo que levamos para fazer cada tarefa, se é necessário e se nos faz bem. Tenho problema de insônia e durante esse mês decidi fazer algo a respeito como tomar chá, ler, meditar, tudo que possa me ajudar e dormir melhor. Alguns dias consegui pegar no sono 23:30 o que é uma vitória.

Minimalismo

Algo que percebi no guarda-roupa é que prevaleceram peças nas cores branca, cinza, preta e jeans. A vantagem delas é que são muito fáceis de combinar entre si. Enquanto estava arrumando contei 52 peças entre blusinhas, vestidos, saias, short jeans, calça jeans, casacos e roupas de ficar em casa. Ainda tem muito o que melhorar mas o importante é começar concordam?

Juro pensei que o post seria menor mas fiquei tão feliz em compartilhar essa experiência que apenas fui escrevendo. Esse desafio tem me ensinado a ser diferente, ter outras metas, manter tanto a casa quanto o coração em ordem. Quanto mais gavetas organizamos mais sentimos que nossa vida entra nos eixos também.

Me perguntaram se o Desafio era difícil aí pensei “o que é melhor viver numa rotina sem perspectiva ou mudar completamente a direção e buscar realizar coisas diferentes”? Tudo depende do primeiro passo depois é só manter. Espero que estejam gostando de acompanhar os posts sobre Minimalismo. E se tiverem alguma dúvida pode deixar nos comentários tentarei responder nos próximos posts. Tem curiosidade  em fazer o desafio também? 🙂

Um abraço
Érika

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

26 Comments

  1. Daniele Vieira 08/10/2017 at 22:59

    Olá
    Também estou aprendendo a Meditar, estou muito estressada e queria muito fazer Yoga, esse mês vou tentar começar.
    Nossa eu e as redes sociais somos um caso sério, vira e mexe quero abandonar de vez só não faço por causa do blog.

  2. Leslie Leite 08/10/2017 at 22:59

    Sabe, eu sou uma pessoa muito organizada, e essa parte de organizar a vida digital é algo que faço pelo menos uma vez ao mês, deixo apenas o que preciso. Depois que vc conseguir “destralhar” tudo, é só manter, vai ser bem mais fácil! Ficar offline seria fácil pra mim, sinceramente, as vezes saio e não levo o celular e por vezes esqueço de ligar o wifi dele pra conferir notificações, a parte difícil pra mim em relação ao minimalismo seria passar um dia sem reclamar, ahahaha e limpar o guarda-roupa. Na verdade… eu acho que tentar o Minimalismo seria ótimo pra mim, por que eu tenho MUITA roupa que não uso ou que não me cabem mais, tô pensando em doa-las para a campanha do agasalho aqui em Curitiba. Ainda bem que vc já conseguiu separar algumas peças para doação 🙂

    Eu sofro de Transtorno de Ansiedade, e eu aprendi a lidar com os sintomas, simplificando um pouco minha vida, fazendo algumas coisas que estão no seu post (e eu nem sabia que fazia parte do Minimalismo) as três prioridades, por exemplo, são bem concretas na minha vida, assim como organizar lista de leituras e examinar meus hábitos.
    Já quero ver a segunda parte desse post, percebi que as vantagens em adotar esse estilo de vida são muitas.

    Desculpe o textão no seu espaço para comentários Érika, me empolguei, kkkkk.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

  3. Renata Borges 08/10/2017 at 22:58

    Oi Érika! Eu estava louca para ler esse post sobre sua experiência com o projeto. O que mais achei interessante é que todas essas metas dos primeiros 15 dias são super palpáveis e fazem sentido. Eu anda tão perdida em algumas coisas que acho que quero experimentar. Vou esperar vc terminar e ver como fluir e me inspirar mais e mais!
    Já até imaginei algumas coisas. Ficar sem pc até metade do dia só rola em fds, pq eu trabalho no pc kkkk E ter rotina pela manhã será difícil pq eu acordo sempre com minutos contados e é uma correria só para sair pra trabalhar. Vi você falando que tem problemas com insônia, eu já tenho é sono demais. É difícil sair da cama, sem dúvidas não sou alguém matutina… rsrsrs
    Boa sorte com o projeto e com as mudanças!!! <3
    xoxo

  4. Ana Carolina Domingues 08/10/2017 at 22:58

    Não estou participando do desafio, mas algumas dessas coisas eu já fiz. Sem dúvidas pra mim o mais difícil foi desapegar das roupas, eu era muita apegada a elas e tinha muito mais do que precisava. Depois que desapeguei me senti tão bem que comecei a fazer o mesmo com os acessórios, cremes… e por aí vai

  5. Fernanda Besagio Ruiz Ramos 08/10/2017 at 22:57

    Eu salvei o seu texto no meu Evernote para consultá-lo depois. Simplesmente, amei o desafio! Confesso que é muito difícil analisar a vida da gente e ver o que podemos fazer para melhorá-la. Quero seguir alguns passos desse desafio para viver um pouco melhor!

    Beijinhos
    http://www.brisadatarde.com

  6. Marcinha Nunes 08/10/2017 at 22:57

    Adorei sua idéia e o post flor muitas coisas que podemos por em prática de acordo com a nossa vida…esse desafio é demais!!Vc faz todos os itens em 1dia ou cada dia faz um diferente? Desejo cada dia mais sucesso com o blog e suas parcerias bjs

  7. Lary Zorzenone 08/10/2017 at 22:56

    Achei o desafio super interessante. Eu tento me manter mais organizada e mais centrada e na maior parte do tempo eu consigo. Muito bom desentulhar nossa vida.

    Vidas em Preto e Branco

  8. Carol Rocha 08/10/2017 at 22:56

    Nossa Érika, amei esse post real! Porque estou nessa vibe de trazer o minimalismo pra minha vida e esse desafio me deixou super inspirada. Tava meio que sem saber por onde começar, sabe? Certeza que também vou fazer esse desafio. Valeu!
    Beijos
    http://www.eicarol.com.br/

  9. Isabelle Felicio 08/10/2017 at 22:55

    Quero com certeza fazer esse projeto! Enquanto lia senti que sua qualidade de tempo, de vida, foi melhorando, e que só trouxe coisas boas. Preciso fazer esse projeto também! É bom se desafiar e fazer coisas novas. AMEI! ❤

  10. Betânia Duarte 14/07/2017 at 00:42

    Esse desafio é super interessante e o post ta ótimo <3

  11. Sâmela Gomes Simões 05/07/2017 at 16:16

    Ainda vou tentar fazer esse desafio..

  12. Stéfani Zimmermann 05/07/2017 at 01:37

    Eu adorei seu post e o desafio, precisa de muita determinação pra começar!

  13. Daniele Yui 04/07/2017 at 22:14

    Que interessante vou conferir!

  14. Tatiana Anflor 04/07/2017 at 22:01

    Acho meio difícil para mim, mas sempre dá para tentar.

  15. Isadora Soares 04/07/2017 at 20:55

    Legal, quero ver o resultado.

  16. Rian Martins 03/07/2017 at 21:32

    Esse desafio está na moda , eu acho legal mas não sei se conseguiria

  17. Bruna Bueno 02/07/2017 at 23:34

    esse post irei conferir

  18. Heloisa Lofrano 02/07/2017 at 14:11

    Ahhhh esse desafio, tô na luta pra conseguir hahaha

    1. Quero ser Alice 06/07/2017 at 17:46

      Você vai conseguir flor, qualquer coisa é só chamar <3

    1. Quero ser Alice 06/07/2017 at 17:47

      Obrigada Luh, que bom ter gostado <3

  19. Flávia Ferreira 28/06/2017 at 20:43

    Que legal, vou acompanhar!

  20. Ana Carolina Domingues 28/06/2017 at 16:46

    Quero saber tudo, estou pensando em entrar neste desafio também

Deixe um comentário