Como ter uma rotina mais organizada?

Oi gente, tudo bem? Como está o clima na cidade de vocês? Aqui em Santa Catarina parece que o frio já chegou. Ontem à noite dormi com três cobertores acreditam? Se não me engano fez 9ºC. E a preguicinha de levantar de manhã? (risos) Só mesmo um café para esquentar. Mudando de assunto… sempre gostei de organização, da sensação de paz, mas como trazer isso pra nossa rotina?

Quem me acompanha pelo instagram (@corujageek) já viu que quase diariamente mostro objetos de decoração, mudanças no home office, meus cadernos, e sempre me perguntam como consigo ser tão “organizada“? Como tudo na vida é questão de hábito. É meio clichê? Sim. Mas é verdade. É como um trabalho novo. Você vai no primeiro dia acha estranho mas depois de um tempo se torna comum, normal. Ter uma rotina organizada não é fácil.

Rotina organizada
O processo

As pessoas são diferentes o que funciona pra uma pode não funcionar para outra e vice-versa concordam? É um exercício de tentativa x erro. Um exemplo é fazer listas há quem use o próprio celular, há quem prefira um planner, quem use um caderno comum, bullet journal, etc.

O primeiro passo é experimentar aquilo que dá certo pra você. Eu sou do grupo que AMA uma lista. Sabe aquela sensação ao final do dia de riscar tudo o que foi feito? Sensação de dever cumprido? Pois é, amo esse momento. Experimente e veja o que dá certo pra você.

Organização
O ambiente

Não sei vocês, mas eu não consigo me concentrar num ambiente todo bagunçado. Sabe aquela sensação de que eu poderia estar fazendo outra coisa? Sento para trabalhar mas a pia está cheia de louça, ou roupa para lavar, ou cama para arrumar, ou não fiz yoga, meditei?

Por isso considero importante manter sua casa, seu ambiente de trabalho organizado. Isso influencia bastante, caso contrário pode roubar sua atenção, e quando perceber não conseguiu trabalhar nem deixar a casa em ordem. Por esse motivo também é necessário determinar seu local de trabalho.

Rotina organizada
As distrações

No início desse ano decidi mudar um pouco minhas leituras. Decidi focar em livros de desenvolvimento pessoal. Gosto de outros gêneros mas estava buscando leituras que possam trazer mudanças à minha rotina. Que possam contribuir de alguma forma para eu me tornar alguém melhor.

Uma das coisas que aprendi é diminuir as distrações. Já parou pra pensar quanto tempo ficamos nas redes sociais? Quanto tempo ficamos presos na timeline infinita? Quanto tempo conversando sobre algo que não agrega? Ou acompanhando “fofocas“?

Concorda que esse tempo poderia ser usado para arrumar a casa, preparar um café, listar as tarefas do dia seguinte e muitas outras coisas? A questão não é deixar tudo de lado mas sim determinar um tempo para cada tarefa e focar naquilo até terminar compreende?

Rotina
Como é minha rotina?

Mudar nossos hábitos não é uma tarefa fácil. Quando menos esperamos somos “traídos” por nosso cérebro porque ele sempre busca a zona de conforto. É mais agradável ficar no bate-papo do que ler. Mais cômodo ficar na timeline do que arrumar o guarda-roupa ou praticar exercícios.

Desde que decidi ser mais organizada já arrumei o guarda-roupa e separei roupas para doação. Reestruturei meu home office para ser mais funcional. Arrumei a cozinha e separei o que era doação/lixo. Ainda tem muita coisa por fazer mas quando vejo o que já consegui a sensação é incrível.

Falando sobre minha rotina tem algumas tarefas que são quase um mantra: arrumar a cama, praticar exercício, fazer meditação, yoga, tomar banho, café e só então começar a trabalhar. É fácil? De maneira nenhuma. A maior dificuldade é a falta de vontade. As vezes quero deixar a cama bagunçada mas se ceder um dia, daqui a pouco se torna um mês e fica mais difícil voltar.

Yoga
Um conselho

Muitas pessoas relatam o quanto isso é difícil. Concordo plenamente. Mas por que isso acontece? Porque grande parte quer mudar tudo do dia para a noite. As mudanças não acontecem assim. Como disse antes é um processo. Um hábito de cada vez. Como deixar de fumar ou praticar exercícios.

Quer mudar sua rotina? Comece arrumando a cama. Todo dia arrume assim que levantar. Após um tempo será automático. Depois disso é hora de mudar outro hábito. Um dia de cada vez.

Espero que tenham gostado do bate-papo de hoje. As ideias surgiram conforme fui lembrando do meu processo de mudança. Tem muita coisa para mudar mas é como diz o ditado “dê o primeiro passo“.

Agora me conta, como é sua rotina? Consegue ser uma pessoa organizada? Consegue fazer lista e riscar todos os itens ao final do dia? Tem alguma dica sobre isso? Gostaram desse tema? Querem que falem sobre isso em outros posts?

Leia também: Como manter uma rotina saudável?

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

26 Comments

  1. Avatar
    Lary Zorzenone 20/06/2020 at 11:20

    Olá! Eu ando buscando uma forma de ter uma rotina melhor. Tentei acordar bem cedinho, mas pra mim não dá certo, já que acordo extremamente desanimada pela manhã. Aos poucos, estou descobrindo qual a rotina perfeita pra mim.

  2. Avatar
    Aline Silveira 08/06/2020 at 08:43

    Érika realmente organização é tudo, o meu dia só flui mesmo quando termino minha coisas de casa, ver tudo arrumado dá um prazer na alma, sem falar que a criatividade aumenta pra fazer uma atividade fisica, uma leitura, um bom texto. E sim, ficar rolando a timeline nos faz perder muito tempo. Amei o post.

  3. Avatar
    Renata Mendes 07/06/2020 at 19:49

    Menina, aqui em BH está um frio que não estamos acostumados haha, tô sofrendo. Adorei suas dicas! Confesso que com a ansiedade da quarentena está tudo mais difícil, e tenho tido muita dificuldade de me organizar!

  4. Avatar
    Camila Marchetti 07/06/2020 at 06:55

    Oi Erika!
    Como sempre , ótimos posts por aqui. <3
    Eu concordo com todas as dicas! Sou do tipo que precisa fazer listas em papel e uso um caderno comum porque sempre risco as coisas, faço anotações e fica muito feio! Por isso, acho que não conseguiria ter um bullet jornal. Agora que tenho uma casa fixa, consegui estabelecer uma rotina e tenho conseguido ser organizada e fazer tudo que queria fazer mas estava procrastinando – inclusive consegui vir aqui e comentar! Beijão!

  5. Avatar
    Tatiana 06/06/2020 at 20:15

    Felizmente, eu sempre tive muita facilidade para estabelecer e seguir as minhas rotinas. Consigo me organizar bem, e isso sempre me ajudou muito.

  6. Avatar
    Ingrid 06/06/2020 at 18:26

    Essas dicas são essenciais, ainda mais agora em quarentena. É muito importante termos uma rotina!

  7. Avatar
    tania m 03/06/2020 at 17:52

    Concordo que para ter uma rotina é preciso praticar e ter muita vontade de conseguir, também eu não sou de criar rotinas, gosto de mudar tudo e sempre. Mas admiro quem tem uma vida assim organizada, não invejo, mas admiro sim. Acho que depende muito do temperamento também. Se bem que nessa quarentena, equilíbrio é algo que vai ajudar, parabéns por conseguir ser assim tão organizada, vou refletir sobre as dicas, bjus.

  8. Avatar
    Márcia schorn 03/06/2020 at 16:43

    Sou muito organizada também, só fico em paz com tudo em ordem. Até para olhar um filme é preciso estar com minhas tarefas domésticas ok.

  9. Avatar
    Vanessa 03/06/2020 at 10:43

    Oi Érika, tudo bem?
    Gostei muito desse post, eu tenho uma rotina bem organizada e o que me ajuda é sempre anotar tudo que preciso fazer. Antes de iniciar a semana eu já anoto o que precisa ser feito e sigo (quase sempre) à risca a minha programação. Depois da pandemia eu mudei a rotina e de alguma forma criar rotinas me ajuda não só na organização mas, na minha produtividade.
    Beijocas.

  10. Avatar
    Hanna Carolina Lins de Paiva 02/06/2020 at 14:08

    Oi Erika, eu sou aquele tipo de pessoa que se organiza no caos. O que para muitos pode ser uma bagunça, pra mim está perfeitamente arrumado, pois sei onde está cada coisinha. Herdei isso da minha avó… rs Com relação à rotina, eu confesso que tentei, mas só funciona nas duas primeiras semanas, depois eu mesma enjoo. Acho que esse lance da tentativa e erro que não tenho tentado mt sabe?
    Bjks!

  11. Avatar
    Carol Nery 01/06/2020 at 20:26

    As dicas são ótimas. Além de estimulantes… Eu infelizmente quebrei meu ritmo do início da quarentena e hoje me encontro uma vergonha. Estou um bom tanto frustrada comigo mesma. E quero tentar mudar as coisas. E foi à partir de hoje, iniciando um novo mês.
    Beijão e obrigada por sempre ser alguém estimulante!!!

  12. Avatar
    Lucas 01/06/2020 at 09:36

    Se tem uma coisa que eu preciso é ter uma rotina mais orgazinada. Amei as dicas vai me ajudar muito <3 \•/

  13. Avatar
    Ingrid 01/06/2020 at 00:09

    Em tempos de pandemia temos que ocupar nossas mentes e deixar tudo organizado , senão já era. Adorei as dicas!

  14. Avatar
    Yasmine Evaristo 31/05/2020 at 23:46

    Adorei você mostrar que criar uma rotina de organização leva tempo e exige esforços, mas que também é algo gratificante e que faz bem. Parabéns pelo post.

  15. Avatar
    Aruom Fênix 31/05/2020 at 23:09

    Adorei o post achei muito construtivo, o ambiente realmente influência no nosso desenvolvimento, eu sou como você não gosto de trabalhar no meio da bagunça me sinto muito mais produtiva em um ambiente organizado!

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Bjs Aruom Fênix 💜

  16. Avatar
    Alice Martins 31/05/2020 at 23:08

    Olá Érika, tudo bem?
    Nessa quarentena estou tentando manter uma rotina mais organizada. Eu já trabalhava em home office, então não mudou muita coisa, mas sinto que no início da quarentena estava me sentindo mais dispersa. Também sou o tipo de pessoa que ama uma lista, então meu planner me ajuda bastante nessa questão, pois anoto tudo sempre. Quanto ao ambiente organizado, isso também tem sido muito importante pra mim. Me identifiquei com várias coisas do seu post!

    Beijos!

  17. Avatar
    Cibele 31/05/2020 at 22:16

    Ola! Gostei muito das dicas e do tempo.. Concordo muito com as distrações e sobre a organização ser um hábito. Depois de um tempo vai no automático..
    Eu sou organizada em algumas coisas, mas em outras falho. E tento não me cobrar tanto, pois fico mal depois haha. Quando estou trabalhando e estudando é bem difícil eu conseguir fazer tudo o que tenho vontade, pois fico a maior parte com a cara nos cadernos. Então, esse é um dos motivos para eu não conseguir ter uma rotina melhor e organizada.
    Beijos

  18. Avatar
    Ana Elisa Monteiro 31/05/2020 at 21:54

    Ei, eu sou uma das pessoas que gosta de usar o celular. Falo para todo mundo que no meu, está a minha vida e é mais ou menos isso. Uso a agenda do Google para colocar todos os meus compromissos (desde a saída com os amigos, até a reunião de trabalho). E um app de notas para coisas que preciso deixar guardado ou fazer. Apesar disso, não me acho muito organizada não. Mas preciso ser, principalmente agora no home Office. Antigamente tinha o costume de listar as tarefas do dia e dar check, era uma boa sensação mesmo. Faz um tempo que não faço isso, acho que era de voltar. Parabéns pelo post!

  19. Avatar
    Debora Sapphire 31/05/2020 at 20:56

    Gente, aqui está um frio que só! Eu moro em uma cidade do interior de São Paulo considerada uma das que chegam na temperatura mais baixa nessa época do ano! Então tenho dormido com três cobertores também , porque as noites são ainda mais frias hahaha. Imagino como deve ser aí no sul então, né? Eu adorei essas suas dicas de como podemos manter uma rotina mais organizada. Eu confesso que preciso me organizar mais, apesar de gostar de sair um pouco da rotina e me propor a fazer alguma atividade diferente, às vezes. Enfim, eu não costumo fazer listas, porque sempre acabo fazendo tudo fora de ordem e diferente do que eu anotei inicialmente rs’. Mas eu já vou dormir pensando no que vou fazer e acordo sempre com algo em mente do que preciso fazer. Muito bacana esse tema! Achei ótimo!

  20. Avatar
    Pedro Silva 31/05/2020 at 18:48

    Eu amei o tema do post. Realmente, eu não consigo trabalhar em ambiente bagunçado, além de dá uma agonia, só paro para fazer o trabalho quando tiver terminado de arrumar tudo e um ambiente limpo é mais confortável de se estar. Vez ou outra estou lendo livros de organização, mas é como você disse, algumas coisas funcionam para uns e pra outros não. Estou me adaptando agora às listas. Mas confesso que até meu planner desse ano está ficando de lado por falta de eventos para pôr 🙁

    Enfim, eu adorei suas dicas

  21. Avatar
    Amanda Rocha 31/05/2020 at 17:27

    Confesso que eu ainda estou em um processo de organização já que o isolamento social bagunçou bastante minha rotina. Costumo fazer muitas listas: sobre o que fazer no dia, o que ler no mês, anotações sobre coisas pra lembrar de fazer depois para que não atrapalhe minha tarefa atual. E você tem razão: as redes sociais atrapalham muito, ainda mais nós que trabalhamos diariamente nela. Agora quando quero fazer algo deixo o celular de lado mesmo sem medo. Nada é tão urgente nele que não possa esperar. Se for algo urgente me ligarão. E tem funcionado bem, especialmente no meu ritmo de leitura.

  22. Avatar
    Camille 31/05/2020 at 17:20

    Oi, Erika!
    Eu adorei as suas dicas, viu? Eu acho que é saudável ter uma rotina equilibrada e organizada, mas, confesso, todo dia é tão diferente e com tantas tarefas diversas que pouco sobra da rotina. Arrumo minha mesa nos domingos, mas até quarta já está tudo desorganizado.
    Seus conselhos vão me ser úteis e, concordo, cada método é pra cada pessoa. Uma coisa que funciona pra mim, não funciona pra outro.

  23. Avatar
    Valéria 31/05/2020 at 16:47

    Eu não sou organizada como deveria, mas não cpnsigo me concentrar em nada se tiver com a cada bagunçada. Tento arrumar a faxina por setores. Comigo funciona dessa forma. Geralmente listo na mente o que pretendo arrumar naquele dia. E vou seguindo passo a passo. Nossa, 9° queria 😍 aqui quando faz um friozinho, vai pra 19° 😒 Eu amo frio, mas sou nordestina. Não tive sorte nesse aspecto kkkkkk

  24. Avatar
    Lilian de Souza Farias 31/05/2020 at 13:28

    Oi, eu não sei se é fácil ou difícil, mas vou trazer apenas minha experiência porque ‘o remédio de um pode ser o veneno do outro’, eu não me encaixo em rotinas, caixas, visões metódicas, pensamento positivista, respeito e acolho quem deseja e principalmente, quem faz, mas quando quero deixar a cama bagunçada deixo sem problema algum, listas não funciona comigo, mas alquimia, intuição, sim, essas funcionam bem e tornam meu dia mais prazeroso e até produtivo. Bagunça é algo muito relativo, para alguns o apartamento que Oswaldo Montenegro pintou o sete é uma bagunça, para mim pé expressão artística, eu me encontro bem no meu caos para chegar ao cosmo, então, minha própria noção de bagunça não é rígida, é fluida e demorei muito para chegar nisso e saber que é o que me faz bem, mas como disse, não é para todo mundo, alguns precisam de outro tipo de experiência e acho válido partilhar todas.

  25. Avatar
    Mulher Virtuosa By Vany 30/05/2020 at 20:45

    Uma das coisas que amo é organizar minha rotina de forma que fique funcional e dê certo para mim. Já inicio arrumando a cama e planejo sempre um dia antes os afazeres. Assim me sinto mais produtiva e consigo realizar muitas coisas. Amo fazer checklist. Amei seu post!

  26. Avatar
    Joana Darc 30/05/2020 at 10:39

    Oi! Eu adorei 😀 é super importante ter uma rotina, neste tempo de quarentena eu aproveitei para me organizar…