9 de dezembro de 2019

Oi gente, tudo bem? Já estão em clima de Natal? Aqui em casa montamos a árvore e já estamos nos organizando para comprar os presentes. Aproveitando esse clima o Netflix trouxe filmes e séries para deixar essa época mais especial. A série de hoje é Días de Navidad do diretor Pau Freixas.

Días de Navidad é uma mini série original espanhola que inspirou Segredos de Natal mini série alemã que estreou em novembro também no Netflix. Ambas as histórias tem como pano de fundo o dia de Natal e mostra como toda família tem seus segredos.

Días de Navidad
A história

Días de Navidad mostra a vida de quatro irmãs enfrentando dramas e guardando segredos em três épocas diferentes, mas sempre na época de Natal.

É comum achar que quando está prestes a morrer, você só se lembra dos bons momentos da vida, mas não é verdade. A consciência é teimosa e insiSte em voltar para assuntos não resolvidos.”

Días de Navidad
Días de Navidad

A história começa quando a pequena Maria pega seus velhos patins e vai patinar no gelo. Enquanto passeia pela floresta em meio a neve é surpreendida pela polícia que procura um foragido e sua filha. O comandante a assusta e ela sai correndo.

No camiho encontra suas irmãs, Esther e Adela, porém teima em patinar. Enquanto discutem o foragido aparece com sua filha e ordena que as meninas a levem e a mantenham em segurança. Assustadas as três obedecem o desconhecido.

Mesmo hesitando Esther, Adela e Maria levam a menina machucada à sua casa. No meio do caminho Valentina cai e machuca a cabeça deixando as meninas ainda mais assustadas. Quando chegam perto de casa Maria sugere que a levem ao celeiro. As meninas não têm coragem de contar nada aos pais.

Días de Navidad

Adela tem a ideia de chamar Juan (futuro médico) um jovem amigo da família que foi convidado para o Natal. Ele não acredita que as meninas estão escondendo uma fugitiva mesmo assim aceita ajudar.

Quando todos estão se preparando para o almoço de Natal Valentina entra correndo e assusta a todos. A primeira decisão é entregá-la à polícia. No entanto, a mãe insiste em manter segredo. Pouco tempo depois ouvem a viatura da polícia se aproximando da casa. Será que eles entregarão Valentina às autoridades?

Días de Navidad
Quatro mulheres, três gerações

A história é dividida em três partes. Diferente de Segredos de Natal que intercala passado x presente Días de Navidad inicia quando as três irmãs são crianças e se desenrola até a fase adulta.

O enredo propõe diversas reflexões. Até que ponto vale a pena esconder segredos daqueles que amamos? Os fantasmas do passado sempre voltam a nos atormentar? É isso que vamos descobrindo episódio após episódio.

Días de Navidad
Os personagens

Um aspecto interessante a ser analisado é a personalidade de cada um. Porém alguns me chamaram mais atenção como é o caso do pai das meninas. Ele é uma pessoa que não gosta de conflitos por esse motivo se anula, não impõe respeito, ou seja, aceita tudo o que acontece à sua volta.

Adela, a irmã do meio, age sempre com emoção, tomando decisões baseadas na culpa que sente. Ao longo da história iremos perceber quais as consequências de agir assim.

Maria, a mais nova, sente medo de perder o amor da família. Isso a obriga manter alguns assuntos em segredo. Ela acredita que se for a “filha perfeita” manterá sua família unida.

Esther, a mais velha, acredito ser a mais problemática. É preciso assistir para compreender meu ponto de vista. Uma de suas características é o medo de tomar decisões. Prefere persistir numa situação que não agrada a ter coragem de lutar pelo que realmente quer.

Pau Freixas soube trazer personagens bem complexos. A fácil identificação com a vida real torna a narrativa ainda mais plausível. Situações de alcoolismo, cuidar dos pais na velhice, relacionamento abusivo, preconceito quanto a opção sexual, são alguns dos temas trazidos pelo autor.

Días de Navidad
Minha opinião

Dezembro, clima natalino, final do ano, tudo isso nos faz repensar o que aconteceu durante 2019, planejar metas para o ano seguinte, refletir sobre o que poderíamos ter feito diferente, além da busca por ser pessoas melhores.

Días de Navidad cumpre seu objetivo. Sua estreia em dezembro, o dia de Natal como pano de fundo, reunião de família, segredos, inseguranças, são ingredientes que nos faz refletir sobre nossa própria família.

Pau Freixas conseguiu finalizar a história amarrando todas as pontas, justificando diversos acontecimentos e nos fazendo compreender o verdadeiro significado de família.

Bom, por hoje é isso. Vocês conheciam a mini série espanhola? Têm curiosidade em assistir?

Leia também: Segredos de Natal

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Paac Rodrigues

    27 de dezembro de 2019

    A netflix realmente tem séries de outra nacionalidades que são excelentes, ultimamente as espanholas estão arrasando em conteúdo, achei bacana a temática trazer as consequências, preconceitos. um adendo que hoje não se utiliza mais a fala ”opção sexual” e sim orientação sexual e é bacana a série trazer o tema, irei marcar nas wishlist <3

  2. Avatar

    Ana Caroline Santos

    26 de dezembro de 2019

    Olá, tudo bem? Geralmente só vendo filmes adolescentes ou de comédia por essa época do ano, fiquei curiosa com essa proposta diferente, ainda mais que amo a cinematografia espanhola. Dica mais que anotada e espero curtir também!
    Beijos,

  3. Avatar

    Debyh

    23 de dezembro de 2019

    Olá,
    Interessante a dica, não vejo séries com esta temática mas sempre bom conhecer séries com tema natalino.

  4. Avatar

    Joyce

    23 de dezembro de 2019

    Oieee, eu assisti essa série semana passada, ela traz temas bem atuais e até um toque de humor. Teve uma parte que mexeu um pouco comigo. Curti, valeu a pena ter assistido, bjs.

  5. Avatar

    Karina

    23 de dezembro de 2019

    Dica mais que anotada, vou ver urgente!!! Eu adoro o Natal e sou uma louca por todos os filmes e séries sobre a data. A Netflix tem sido meu ponto de partida, mas esse ano to meio atrasada pq ainda falta muita coisa nova pra ver… ainda bem q faltam 2 dias!

  6. Avatar

    Maria Luíza Lelis

    22 de dezembro de 2019

    Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa mini série. Na verdade, estava pensando aqui e não lembro de já ter assistido alguma produção espanhola. Fiquei interessada em assistir, principalmente por falar sobre família e trazer reflexões. Confesso que não estou tão empolgada com o Natal esse ano, então, não tenho procurado nada com tema de Natal para assistir. Porém, vou anotar a dica dessa mini série.
    Beijos!

  7. Avatar

    Nayara Borges

    22 de dezembro de 2019

    Uma das coisas que gosto no Natal são esses especiais de Natal, sempre tem uma história linda, com uma lição, que arranca lágrimas, impossível não ter curiosidade com essa história. Dica super anotada!

  8. Avatar

    Liv Resenhas Caóticas

    22 de dezembro de 2019

    Eu adoro histórias de natal, como elas conseguem explorar temas diferentes, mas como sempre são bastante centradas na família. Não vi muitas produções espanholas, mas das que eu vi, acho que conseguem explorar muito bem esse tema. Gostei muito, vou procurar pra ver.
    Abraço,
    Liv

  9. Avatar

    Debora Sapphire

    22 de dezembro de 2019

    Oi, Erika! Aqui em casa já começou a organização da árvore de natal e compra de presentes, desde o mês passado rs’. Estou muito animada e feliz para esse natal. Então, adorei poder conferir essa sua super indicação de mini série espanhola, para entrar no clima natalino! Achei muito interessantes as informações que apontou sobre esse trabalho, achei bem interessante.

  10. Avatar

    Hanna Carolina Lins de Paiva

    21 de dezembro de 2019

    Oi Erika, eu estou a procura de indicações de séries natalinas para assistir. Já anotei essa e a Segredos de Natal, que me deixaram curiosa. ^^ Normalmente a gente se lembra de filmes/séries de Natal, com aquele clima festivo, feliz e sem defeitos. Mas a real é que toda família tem seus segredos e mágoas, independente das consequências. Séries assim me chamam mais atenção, por nos mostrar que não importa o país, nenhuma família é perfeita, e mesmo assim se reúnem e convivem.
    Bjks e boas festas!

  11. Avatar

    marijleite

    18 de dezembro de 2019

    Eu amo histórias natalinas, então foi ótimo encontrar seu post. Achei super interessante essa questão da personalidade das personagens.

  12. Avatar

    Lana Silva

    18 de dezembro de 2019

    Eu não conhecia essa mini série espanhola, mas sua resenha me convenceu a assistir. Adoro histórias com personagens complexos e que trazem tramas reais, das quais facilmente nos identificados. Portanto gostei muito dessa premissa e por isso pretendo sim dar uma chance.

  13. Avatar

    Vanessa Vieira

    17 de dezembro de 2019

    Olá Erika!
    ainda não tinha ouvido falar série! Curti demais o enredo e acho que é uma boa pedida para esses dias pré natalinos que estamos vivendo! Fiquei curiosa para saber o desenrolar desta história! Dica muito boa!

    Valeu!

  14. Avatar

    Gleydson

    16 de dezembro de 2019

    Olá, tudo bem por aí?
    Adorei essa indicação. Inclusive, adoro assistir a séries espanholas. As poucas que assisti me deixaram mais entusiasmado a cada episódio e “Dias de Navidad” parece ser uma série com os personagens perfeitos para nos cativar.
    Beijos!

  15. Avatar

    Lenny

    16 de dezembro de 2019

    Olá, eu já assisti muitos filmes espanhóis, eles são ótimos. Eu não conhecia essa série, estou ansiosa para assistir.

  16. Avatar

    Márcia schorn

    16 de dezembro de 2019

    Gosto muito de séries espanholas e esse conto natalino está recheado de história. Já quero assistir.

  17. Avatar

    Alice Martins

    15 de dezembro de 2019

    Olá Érika,
    Ainda não tinha visto ninguém falar sobre essa série, então é claro que já amei demais essa dica. Estou muito nessa vibe de assistir filmes e séries que se passem nessa época e estou maratonando tudo na Netflix, então essa mini série vai para a minha listinha.
    Gostei do fato de abordar esse ambiente familiar e trazer algumas reflexões, principalmente acerca de se guardar segredos. Arrasou demais no post e na dica!

    Beijos!

  18. Avatar

    Jacqueline

    15 de dezembro de 2019

    Oi,tudo bem ?

    Já tinha conhecimento desta obra, mas ainda não parei para conferir… porém agora, com toda certeza irei. Gostei de conhecer a novidade por alguém que já conferiu e gostei da proposta da trama. Uma ótima dica, com toda certeza.

  19. Avatar

    Joana Darc

    14 de dezembro de 2019

    Oi! Que dica ótima 😀 eu adorei, gosto muito de contos e este parece ser bem interessante. Irei assistir com certeza 😉

  20. Avatar

    Edgar Sasuke

    13 de dezembro de 2019

    Adorei as novidades! Parabéns pela matéria e pelo lindo blog 🙂

  21. Avatar

    lilian farias

    12 de dezembro de 2019

    Parabéns pelo texto, direto e objetivo, se já estou com vontade de assistir, só aumentou, coloquei ontem em minha lista para assistir no natal porque geralmente fico em casa hehehehehe Pelo que relatou de cada personagem, parece que é um enredo para explorar aquilo que está na sombra.