Enterre seus mortos

Enterre Seus Mortos – uma História que Prova que os Heróis também Erram e têm seus Segredos

Enterre seus mortos, de Louise Penny, é o sexto livro do Inspetor Gamache. Após um erro trágico, Gamache resolve se afastar um pouco do trabalho, mas um mistério com origens na história do Canadá o trará de volta à ativa. Mais um caso do inspetor Gamache, série com 10 milhões de livros vendidos. Vem ver o que achei dessa leitura.

É noite de reunião do Conselho da Sociedade Literária e Histórica de Quebec no Canadá. Os membros do Conselho, senhores respeitáveis daquela cidade, já estão a postos, quando a campainha da Sociedade toca. O visitante, além de inesperado, não é bem-vindo, não o seria mesmo que o dia fosse comum e não de reunião. Augustin Renaud não é um homem muito bem-visto na cidade, tem poucos amigos, se é que tem algum de verdade, e está ali para falar do único assunto que permeia sua vida solitária: a localização do túmulo do fundador de Quebec, Samuel de Champlain. Os membros do Conselho logo tratam de dispensar a visita indesejada para seguir com a reunião. O que eles não esperavam é que o homem que trataram com tanta ignorância, iria aparecer morto no porão da Sociedade no dia seguinte.

Não era com cinismo e sarcasmo, com humor ácido e comentários grosseiros que se pegava um assassino. Para encontrá-los, precisava-se de observação, raciocínio e intuição. Comentários grosseiros não elucidavam o caminho nem facilitavam a interpretação das pistas. Na verdade, eles ofuscavam a verdade com o medo.

Para sorte da polícia local, o inspetor Gamache está passando uma temporada em Quebec. Ele está afastado dos serviços de investigação, tentando se recuperar de um trauma físico e emocional de sua última missão parcialmente bem-sucedida. Apesar de fugir de problemas, o crime não descansa e ele logo é chamado para ajudar, informalmente, no assassinato de Augustin Renaud. O que Gamache não esperava é que sua investigação desenterrasse tantos mortos e segredos do passado, não só de Quebec, mas também de um pequeno vilarejo canadense que os leitores de Louise Penny já conhecem bem: Three Pines.

Gamache refletiu sobre aquele momento, quando ele percebeu seu próprio erro final e fatal. A enormidade daquilo. Embora tivesse levado alguns minutos para compreender, enquanto tudo se desenrolava, tudo desmoronava. Com enorme velocidade, mas que agora parecia tão lento.

Louise Penny

Este é o sexto livro da série protagonizada pelo inspetor Gamache e minha segunda leitura dentro desse universo criado por Louise Penny. No primeiro livro da série, Natureza Morta, já resenhado aqui no blog, conhecemos um investigador sensível e singular, que se atém aos detalhes do caso, que prefere se embrenhar na intimidade dos suspeitos e aqueles que conheciam a vítima para poder desvendar os mistérios do crime. Um personagem bem aos moldes de Poirot, o detetive da rainha do crime Agatha Christie. Em Enterre Seus Mortos, a autora segue a coerência narrativa sobre a personalidade do seu investigador e protagonista. A novidade aqui é a maneira como o leitor é convidado a mergulhar nos medos, dúvidas e arrependimentos de Gamache.

É por isso que todos somos tão fascinados pela História. Estamos em um barco a remo. Nós nos movemos para a frente, mas estamos sempre olhando para trás.

Logo de início, já descobrimos que o inspetor esteve a frente de uma grande operação em que um de seus homens havia sido sequestrado. O desenrolar dessa missão, o quão complexa ela foi, passando longe de ser “apenas” um sequestro de um policial, é apresentado em pequenos flashbacks de Gamache. Momentos de tensão em que o leitor se divide entre querer saber logo o que aconteceu na missão, os motivos que levaram o inspetor a se afastar da polícia, e compreender o quão dolorosas são aquelas lembranças. Nosso amado protagonista está devastado e traumatizado. Será que sua presença em um caso em que ele nem é o responsável vai ajudar na cura dessa dor física e emocional?

Talvez por conta desse trauma, Gamache se sente obrigado a revisitar um caso já fechado, um caso que foi investigado e resolvido no livro anterior da série, Revelação Brutal. Ele começa a questionar se realmente fez a coisa certa, se a pessoa julgada e condenada realmente era o assassino. E aqui os fãs de Three Pines podem respirar aliviados, pois o vilarejo volta a ser palco de mais um livro de Louise Penny mesmo sem a presença de Gamache no local. Mas atenção: Enterre Seus Mortos contém spoilers do livro anterior, a trama é toda contada aqui, inclusive o final.

Editora Arqueiro

Como se o livro não fosse extremamente complexo, contendo várias subtramas: Augustin Renaud assassinado num porão, o mistério sobre a missão que traumatizou Gamache e a reabertura do último assassinato ocorrido em Three Pines; ainda temos um pano de fundo bem singular. Quem já leu algum livro dessa série, sabe que Louise Penny costuma inserir vários elementos culturais canadenses em suas tramas e aqui não é diferente.

Enquanto Gamache investiga quem poderia ter matado Augustin Renaud e suas motivações, o leitor é apresentado à História mais profunda de Quebec, com elementos do passado que refletem nos dias atuais de maneira muito particular, especialmente no que se refere às diferenças políticas e culturais de franceses e ingleses que convivem na cidade.

Era difícil gostar de Renaud, ele não tinha muitas habilidades sociais. Era um desatinado, na verdade. Só tinha um objetivo na vida, e todo o resto era insignificante, inclusive os sentimentos das pessoas.

É incrível que a autora consiga desenvolver tantos assuntos num livro de pouco mais de 400 páginas. Mas acredite, é uma história que passa voando e que deixa o leitor preso em todos os elementos da narrativa e suas subtramas. Um livro repleto de personagens marcantes, apresentados de maneira intensa que é fácil de nos apegarmos a eles. Então, não se preocupe, não é um daqueles livros em que ficamos perdidos com tantos personagens e elementos. É uma obra que vai agradar os fãs de Gamache, apresentando um lado mais humano e sombrio do inspetor, e conquistar novos leitores provando que é possível inovar num gênero tão consagrado como o suspense.

A história principal de Augustin Renaud em busca do túmulo do fundador de Quebec me lembrou um filme muito bom chamado The Lost King, que conta a história real de uma historiadora amadora que luta para encontrar o túmulo de Ricardo III, perdido há mais de 500 anos, na Inglaterra. Um filme muito divertido que indico para você ficar com o coração quentinho depois de ler sobre tantas tragédias em Enterre Seus

Mortos. O final do livro é compensador, mas até chegar lá, muitos corações ficarão apertados, especialmente aqueles que são fãs do querido inspetor! O que será que aconteceu com ele, afinal? Corre para ler!

Até a próxima, Dri! @leiturainsone

FICHA TÉCNICA

Título: Enterre Seus Mortos
Autor: Louise Penny
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 416
Adquira o livro na Amazon

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *