Oi gente, tudo bem? Faz um tempinho que não indico séries por aqui e confesso que já estava com saudades. Não é por falta de assistir pelo contrário, tenho assistido muito mais, porém preciso organizar as ideias e colocá-las no papel. Sim, no papel. Pois sempre escrevo meus posts num caderno e depois passo para o computador. Uma das séries que assisti recentemente foi Law & Order True Crime: The Menendez Murders que é o novo spin-off do produtor Dick Wolf.
Dick Wolf é um dos responsáveis pelo grande sucesso da franquia Law & Order. Pra quem não sabe a série ficou no ar por 20 anos. Law & Order:SVU com a detetive Olivia Benson irá completar 20 anos em 2019. A franquia foi mais longe criando Law & Order: Criminal Intent (10 temporadas). Law & Order: Los Angeles (com apenas 1 temporada). Law & Order: Trial by jury (também 1 temporada). Law & Order: Reino Unido ambientada em Londres (a terceira mais longa com 8 temporadas).
Em 2017 Dick Wolf nos traz Law & Order True Crime: The Menendez Murders que tem o formato semelhante American Crime Story. Que é a cada temporada contar a história de um crime que teve grande repercussão nos EUA.
A primeira divulgação do caso Menendez que vi foi no canal Lifetime. O documentário original do canal teve sua estreia em janeiro com o nome Menendez: Irmãos de Sangue. Na época não consegui assistir. Então semana passada vi o canal A&E anunciando outro documentário Os irmãos Menendez: a história jamais contada. E também o canal FOX divulgando Law & Order True Crime: The Menendez Murders. Não sei porque mas pensei que era um sinal para assistir (risos).
A história
Em agosto de 1989 o casal Menendez (José e María “Kitty”) foram encontrados mortos a tiros em Beverly Hills onde moravam com os filhos Lyle e Erik (21 e 18 anos). Desde o início os filhos foram acusados de serem os responsáveis pelo duplo homicídio. Todo o julgamento, levantamento de provas e condenação levou cerca de 7 anos.
A série
Durante a série somos levados aos anos 80. É possível perceber pela ambientação, pelo figurino, pelos carros, e também pela edição de imagens. Pra quem já conhece o caso Menendez pode pensar que é apenas um grupo de atores encenando algo que já aconteceu. Pra quem nunca teve contato é interessante pelo fato de abordar diversos temas como machismo, abuso de poder, preconceito, abuso infantil, e vários outros temas que geram discussão.
Os personagens
Fazendo um comparativo entre a série e o documentário (no qual mostram Lyle e Erik no julgamento real) é possível perceber que a produção de Law & Order fez o dever de casa e trouxe atores bem semelhantes, diria até idênticos aos reais. Além da aparência física eles mantiveram o figurino dos anos 80, os trejeitos, o que nos faz sentir vivendo naquela época. Sem dúvida a personagem mais marcante é a advogada Leslie Abramson (interpretada pela atriz Edie Falco). Ela está simplesmente incrível. Seja na defesa dos irmãos, na aparência, olhando ambas de costas em algumas cenas é impossível dizer qual é a atriz. Pra mim com certeza ela é a atriz principal.
Minha opinião
Qualquer pessoa ao ler a notícia “filhos matam os pais por dinheiro” iria concluir que são culpados e merecem pena de morte. No entanto, no decorrer da história percebemos o quanto o juiz responsável pelo julgamento quer tirar toda a credibilidade de Leslie. Primeiro por ela ser mulher, segundo por não abaixar a cabeça e ser firme em suas convicções. Quando descobrimos o real motivo dos assassinatos nos faz refletir muito. Se fizéssemos parte do júri será que condenaríamos os irmãos? Se nós estivéssemos no mesmo lugar será que não tomaríamos a mesma decisão? Não me interpretem mal por favor. Não estou justificando os assassinatos. Apenas trazendo uma linha de pensamento para discussão. É tão fácil julgar as pessoas, condená-las por terem feito algo de errado. Mas nunca nos colocamos naquela situação para pensar qual seria a nossa reação. Será que não faríamos o mesmo?
Quando pensamos que a justiça é “cega” é fato que ela pode pender para um lado ou pra outro. Neste caso ela pendeu para o lado da acusação. Os irmãos foram condenados e cumprem pena até hoje no estado da Califórnia. Mas será que foi um julgamento justo? Será que eles não foram as vítimas?
Quer dar sua opinião? É possível assistir o documentário no canal A&E, no canal Lifetime e também a série no canal FOX. Pra quem sempre me pergunta onde assistir online Law & Order True Crime: The Menendez Murders está disponível legendado na Apple TV.
Estava muito ansiosa para compartilhar essa dica com vocês. É uma história real que após assistir nos faz pensar bastante em nossos valores, nossos princípios e como enxergamos tudo a nossa volta. Espero que tenham gostado.
Conheciam a série? Acompanham alguma das versões de Law & Order? Deixe seu comentário 😉
Leia também: 5 motivos para assistir a série Outlander
Até o próximo post! Érika ♡
Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ G+
Olá Érika, tudo bem?
Não tinha visto nenbum post sobre essa série, mas já fiquei muito interessada depois de conferir a sua opinião. Eu gosto bastante de ver adaptações de True crime, pois apesar de ser bem indigesto, me faz repensar que é sempre é necessário ter cuidado com as pessoas. Arrasou no post!
Beijos!
Ainda não conhecia esse spin-off, parece muito legal, vou aproveitar o feriado para assistir.
Oi! Eu ainda não assisti essa versão, mas tem outras que também fazem parte da franquia que acompanho. Vou assistir…
Olá,
Lembro de assistir uma das versões tempos atrás, mas não sabia que ela tinha tantas variações. Achei bem interessante a indicada com casos reais, deve trazer reflexões ao mesmo tempo um tanto agoniante devido a saber que tudo realmente aconteceu.
Ainda não assisti a série, mas fiquei curiosa por ser uma história real, histórias assim acontecem na vida real, é uma boa série pra assistir.