Law & Order True Crime: The Menendez Murders novo spin-off de Dick Wolf

Oi gente, tudo bem? Faz um tempinho que não indico séries por aqui e confesso que já estava com saudades. Não é por falta de assistir pelo contrário, tenho assistido muito mais, porém preciso organizar as ideias e colocá-las no papel. Sim, no papel. Pois sempre escrevo meus posts num caderno e depois passo para o computador. Uma das séries que assisti recentemente foi Law & Order True Crime: The Menendez Murders que é o novo spin-off do produtor Dick Wolf.

Dick Wolf é um dos responsáveis pelo grande sucesso da franquia Law & Order. Pra quem não sabe a série ficou no ar por 20 anos. Law & Order:SVU com a detetive Olivia Benson irá completar 20 anos em 2019. A franquia foi mais longe criando Law & Order: Criminal Intent (10 temporadas). Law & Order: Los Angeles (com apenas 1 temporada). Law & Order: Trial by jury (também 1 temporada). Law & Order: Reino Unido ambientada em Londres (a terceira mais longa com 8 temporadas).

Law & Order True Crime

Em 2017 Dick Wolf nos traz Law & Order True Crime: The Menendez Murders que tem o formato semelhante American Crime Story. Que é a cada temporada contar a história de um crime que teve grande repercussão nos EUA.

A primeira divulgação do caso Menendez que vi foi no canal Lifetime. O documentário original do canal teve sua estreia em janeiro com o nome Menendez: Irmãos de Sangue. Na época não consegui assistir. Então semana passada vi o canal A&E anunciando outro documentário Os irmãos Menendez: a história jamais contada. E também o canal FOX divulgando Law & Order True Crime: The Menendez Murders. Não sei porque mas pensei que era um sinal para assistir (risos).

Law & Order True Crime

A história

Em agosto de 1989 o casal Menendez (José e María “Kitty”) foram encontrados mortos a tiros em Beverly Hills onde moravam com os filhos Lyle e Erik (21 e 18 anos). Desde o início os filhos foram acusados de serem os responsáveis pelo duplo homicídio. Todo o julgamento, levantamento de provas e condenação levou cerca de 7 anos.

A série

Durante a série somos levados aos anos 80. É possível perceber pela ambientação, pelo figurino, pelos carros, e também pela edição de imagens. Pra quem já conhece o caso Menendez pode pensar que é apenas um grupo de atores encenando algo que já aconteceu. Pra quem nunca teve contato é interessante pelo fato de abordar diversos temas como machismo, abuso de poder, preconceito, abuso infantil, e vários outros temas que geram discussão.

Law & Order True Crime

Os personagens

Fazendo um comparativo entre a série e o documentário (no qual mostram Lyle e Erik no julgamento real) é possível perceber que a produção de Law & Order fez o dever de casa e trouxe atores bem semelhantes, diria até idênticos aos reais. Além da aparência física eles mantiveram o figurino dos anos 80, os trejeitos, o que nos faz sentir vivendo naquela época. Sem dúvida a personagem mais marcante é a advogada Leslie Abramson (interpretada pela atriz Edie Falco). Ela está simplesmente incrível. Seja na defesa dos irmãos, na aparência, olhando ambas de costas em algumas cenas é impossível dizer qual é a atriz. Pra mim com certeza ela é a atriz principal.

Law & Order True Crime

Minha opinião

Qualquer pessoa ao ler a notícia “filhos matam os pais por dinheiro” iria concluir que são culpados e merecem pena de morte. No entanto, no decorrer da história percebemos o quanto o juiz responsável pelo julgamento quer tirar toda a credibilidade de Leslie. Primeiro por ela ser mulher, segundo por não abaixar a cabeça e ser firme em suas convicções. Quando descobrimos o real motivo dos assassinatos nos faz refletir muito. Se fizéssemos parte do júri será que condenaríamos os irmãos? Se nós estivéssemos no mesmo lugar será que não tomaríamos a mesma decisão? Não me interpretem mal por favor. Não estou justificando os assassinatos. Apenas trazendo uma linha de pensamento para discussão. É tão fácil julgar as pessoas, condená-las por terem feito algo de errado. Mas nunca nos colocamos naquela situação para pensar qual seria a nossa reação. Será que não faríamos o mesmo?

Law & Order True Crime
Ficção x Realidade

Quando pensamos que a justiça é “cega” é fato que ela pode pender para um lado ou pra outro. Neste caso ela pendeu para o lado da acusação. Os irmãos foram condenados e cumprem pena até hoje no estado da Califórnia. Mas será que foi um julgamento justo? Será que eles não foram as vítimas?

Quer dar sua opinião? É possível assistir o documentário no canal A&E, no canal Lifetime e também a série no canal FOX. Pra quem sempre me pergunta onde assistir online Law & Order True Crime está disponível legendado neste site.

Law & Order True Crime
Edie Falco x Leslie Abramson

Estava muito ansiosa para compartilhar essa dica com vocês. É uma história real que após assistir nos faz pensar bastante em nossos valores, nossos princípios e como enxergamos tudo a nossa volta. Espero que tenham gostado.

Conheciam a série? Acompanham alguma das versões de Law & Order? Deixe seu comentário 😉

Leia também: 5 motivos para assistir a série Outlander

Até o próximo post! Érika 

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook  Instagram  Twitter  Pinterest  G+

Você pode gostar ♥
Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.