3 de abril de 2019

Oi gente, tudo bem? Como vocês estão? Em fevereiro a equipe da autora Gisela Bacelar entrou em contato convidando o blog para conhecer seu primeiro livro Perigosa Amizade – O começo. Fiquei bem feliz pelo convite e já trouxe resenha completa.

Sempre que venho justificar minha ausência me sinto sem graça porque digo que tentarei ser mais constante e acabo sumindo de novo. Pra quem está chegando agora entre fevereiro/março comecei procurar um novo apartamento e vocês sabem mudança requer tempo e energia. Por isso fiquei ausente das redes sociais. Enquanto organizo as coisas por aqui aproveito para adiantar algumas leituras.

“Aos dezoito anos, Matheus era visto como um jovem problemático e sem futuro. Mas ele não se apegava a tais rótulos, que para ele eram apenas uma babaquice imposta pela sociedade.”

Vi algumas resenhas desse livro no Instagram mas confesso que não cheguei a ler todas elas justamente para não ver spoilers ou criar expectativas e ter minha própria experiência com a leitura.

Vocês com certeza já ouviram falar de Gossip Girl, RBD, PLL, Elite e várias outras que relatam o cotidiano de jovens no colégio. Seus sonhos, dramas, problemas familiares, romances e todo esse universo de conflitos que vivemos quando somos adolescentes.

Um dos aspectos mais característicos dessa época High School são os grupinhos que se formam. Tem os nerds, os populares, os que curtem balada, os que sempre buscam confusão, os que lutam por causas sociais, enfim… no ensino médio uma das maiores preocupações é tentar se encaixar num desses grupos.

Perigosa Amizade

A história

Nesse primeiro livro da série a autora nos apresenta todos os personagens que farão parte da história. No início do livro ela descreve um fato ocorrido na infância e logo em seguida há uma passagem de tempo. Isso me chamou bastante atenção porque a autora quis que soubéssemos da ligação entre os personagens desde crianças. Roberta e Denis já eram amigos e após esse fato Melissa se torna amiga deles.

“Melissa e Roberta só precisavam estar juntas para que o diferente nelas se tornasse igual.”

Outro fato curioso é que a história não é dividida em capítulos e sim uma narrativa sobre cada personagem e interação entre eles como se fossem cenas de um filme, quadro a quadro. A autora vai nos apresentando cada um deles e descrevendo suas características. Num momento estamos com Roberta no quarto e no outro Denis está ao celular enviando mensagem para alguém. A primeira parte por exemplo mostra como Melissa e Roberta se conheceram 5 anos antes.

Perigosa Amizade

Os personagens

Conforme a história avança conhecemos os demais personagens Denis, Sara, Alex, Noah, Matheus, Guilherme, Gabriel, Monique, Maria Eduarda, confesso que em alguns momentos me senti perdida com tantos nomes e precisei ler algumas passagens novamente para gravar quem era quem. Me senti uma professora no primeiro dia de aula 🙂

Desde o início o personagem que mais me identifiquei foi a Sara. Estudiosa, gosta de ler, centrada, mesmo namorando os estudos é prioridade, senti a personagem muito adulta para a idade dela. Acredito que devido a todos os acontecimentos pelos quais passou (sem spoilers vocês terão que ler 😉 )

“Roberta gostava de chamar atenção por suas atitudes, não pela aparência.”

Outra que ganhou meu coração foi a Melissa. Sabe aquela pessoa querida que você gostaria de ter como amiga? Senti um carinho muito grande por ela. Algumas cenas pareciam tão reais que era possível vê-la na minha frente. Sabe quando sua melhor amiga vem toda empolgada falar do crush? Que os olhos brilham? Foi assim que senti a Melissa 🙂

Outra questão que percebemos é o amadurecimento dos personagens. É fato que mesmo sendo amigos conforme crescemos os relacionamentos mudam também. Nossas prioridades tendem a ser outras. O trio Denis, Roberta e Melissa sempre anda junto mas a partir do momento que ele começa andar com o grupinho dos populares ou se interessar por garotas o relacionamento entre eles estremece.

Para alguns adolescentes é difícil perceber que aquela situação não é duradoura e até as amizades mudam ao longo do tempo. Isso exige maturidade.

Perigosa Amizade

A autora

A escrita da autora é bem tranquila. Em vários momentos temos a sensação de que ela escreveu sobre alguém que conhecemos. Aquelas amigas inseparáveis, aquele carinha que só pensa em balada, o que usa drogas, o nerd, o rebelde, a romântica que sonha encontrar o príncipe encantado, aquele que é má companhia como dizem nossos pais…

“Espero que realize todos os seus sonhos, mas nunca se esqueça de onde veio…” Nunca esquecerei.

Confesso que senti uma certa nostalgia dos tempos do colégio. Sabe quando queremos fazer parte de um grupo? Queremos nos encaixar? Acredito que todo adolescente já passou por esse momento. Quem nunca quis ir numa baladinha e falou para os pais “mas todo mundo vai”, e a mãe responde “mas você não é todo mundo” haha quem já passou por essa situação?

Perigosa Amizade

Minha opinião

O livro é curtinho tem apenas 240 páginas mas confesso que a leitura se estendeu devido à mudança, ficar sem internet, etc. Se não fossem os contratempos teria terminado antes. Gostei muito da leitura, da escrita da Gisela e toda a ambientação.

Já estou ansiosa pela continuação e curiosa para saber o que vai acontecer com meus personagens favoritos. No final de Perigosa Amizade a autora traz um trechinho do novo livro. Gente o que é aquilo? Ninguém merece ficar ansioso por tanto tempo haha

“Nós teremos sorte se nos encontrarmos outra vez…”
Era uma questão de tempo e de vários desencontros.

Então é isso, espero que tenham gostado da resenha de hoje. Se ainda não conhecem a Gisela Bacelar vou deixar os links aqui embaixo para vocês acompanharem o trabalho dela pelo IG do livro, IG pessoal e também adquirir o livro na Saraiva 😉

Gisela muito obrigada pelo convite para conhecer e resenhar seu livro. Pode contar comigo para ler a continuação.

Vocês já conheciam a autora ou o livro? Gostam de livros que abordem esses temas? Conta pra gente! 🙂

Leia também: Resenha Vick de Anne Amorim

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest ♡ G+

Erika Monteiro
Post escrito por Erika Monteiro

Descobri desde cedo quão incrível é o universo dos filmes, séries, livros e todo esse mundinho geek. Criei esse espaço para compartilhar experiências e trocar ideias.
Loading Facebook Comments ...

Deixe sua opinião

Seu email não será publicado.



*

  1. Avatar

    Joanice oliveira

    8 de abril de 2019

    Olá

    Gosto de histórias juvenis porque atualmente tendem a falar sobre problemas que antes não eram falados com uma frequência esperada e esse parece ser encaixar nisso. Única coisa que me deixa com um pé atrás é ter uma continuação.

    Beijos

  2. Avatar

    Debora Sapphire

    7 de abril de 2019

    Sim, eu já ouvi falar muito de Gossip Girl, RBD, e várias outras que relatam os sonhos, dramas, problemas familiares, casalzinhos românticos e conflitos adolescentes de jovens no colégio. Porém, confesso que esse nunca foi o tipo de enredo que me interessou. Mas, lendo sua resenha o livro parece ser bem interessante… Além disso, o amadurimento dos personagens como você disse que acontece é algo extremamente importante e que gosto de ler em um livro. Boa indicação!

  3. Avatar

    Carol Cavalcanti

    7 de abril de 2019

    Gosto muito dessas histórias que giram em torno desse mundinho escolar, apesar de já ter passado um pouco dessa idade rsrs. Já havia visto algumas vezes essa capa por aí, mas não havia parado para ler exatamente sobre o que é a história. Fiquei interessada!
    Me parece ser o tipo de livro que eu gostaria bastante.

  4. Avatar

    Celso Gomes

    6 de abril de 2019

    Amo livros High School e com uma temática mais teen, sempre me salvam de ressacas! Achei a história do livro muito interessante, já adicionei na minha wishlist

  5. Avatar

    Debyh

    6 de abril de 2019

    Ando um pouco longe de livros adolescentes, creio que estou cansada hahahaha. Gostei de misturar algo que está pra acontecer, parece ser um ótimo começo!

    Debyh
    Eu Insisto

  6. Avatar

    Joana Darc

    5 de abril de 2019

    Oi!
    A resenha ficou otima 😀 não conhecia a autora, o livro é bem interessante. Adorei

  7. Avatar

    Larissa Dutra

    5 de abril de 2019

    Olá, tudo bem? Eu já vi esse livro diversas vezes por aí e confesso que sempre tive curiosidade de lê-lo. Eu simplesmente amo esses livros que abordam assuntos adolescentes, então só por isso eu já quero ler, hahaha. Amei a dica!

  8. Avatar

    Garoto de Outro Planeta

    4 de abril de 2019

    Que interessante!

    Amizades também podem ser bem tóxicas, não só relacionamentos amorosos.

    Também achei muito interessante seu comentário sobre a narrativa do livro ser diferente.