Sem amor

Sem amor, o mais novo romance de Alice Oseman

Oi gente, tudo bem? Essa é a primeira resenha que faço em parceria para o Coruja Geek, e eu escolhi Sem amor (Editora Rocco), livro de Alice Oseman, mesma autora de Heartstopper e Radio Silêncio, que vem ganhando o coração de muita gente, inclusive o meu!

Sem amor é um romance jovem adulto sobre descobrir que está tudo bem se você não tiver interesses sexuais ou românticos por ninguém, já que existem muitas outras maneiras de encontrar amor e conexões.

UMA HISTÓRIA SOBRE REPRESENTATIVIDADE, AUTODESCOBERTA E AUTOACEITAÇÃO

Sem amor é uma história engraçada, espirituosa e sincera de Georgia, uma garota que se sente deslocada por ainda não ter encontrado o amor. Ela está destinada a permanecer assim? Ou está indo contra sua natureza e se frustrando o tempo todo?

Na primeira parte da história, Georgia anda em círculos, tentando se convencer de sua necessidade de encontrar um parceiro/a e, portanto, amor. Ela nunca beijou ninguém, então ela acredita que na universidade ela irá se encontrar.

Sem amor é, acima de tudo, sobre como é aceitar ser arromântico e/ou assexual em um mundo onde romance e sexo parecem ser os principais pilares da vida.

Alice Oseman

ASSEXUALIDADE, ARROMANTICIDADE E A ESCALA DE KINSEY

“A Wikipédia explicava que (Escala de Kinsey) era uma escala de sexualidade, que começava no zero, “exclusivamente heterossexual” até seis, “exclusivamente homossexual”. (..) em vez de um número, a letra X apareceu. Você não indicou nenhuma preferência sexual.”

Além de acompanharmos as descobertas de Georgia em tempo real como no trecho acima, o livro inclui uma lista de recursos sobre a identidade Aro-ace e onde encontrar ajuda e suporte. Sem amor é um livro claramente muito pessoal para a autora, como ela mesma descreve nos agradecimentos, e sua conexão com a história de Georgia salta aos olhos.

O livro é complicado, cru e real, e tem o potencial de ajudar muitas pessoas a descobrir que não estão sozinhas e que seus sentimentos são completamente válidos.

Além da exploração da assexualidade, Sem amor também trata de alguns dos principais tópicos relacionados ao ingresso na universidade. A obra questiona sobre por que certos comportamentos às vezes são aceitos pela sociedade. A pressão de encontrar um parceiro faz com que todos se sintam inseguros, não importa sua orientação sexual.

FOMOS CONDICIONADOS A ACHAR QUE O JEITO CERTO DE AMAR É SE APAIXONAR, CASAR E SER FELIZ

Mesmo que isso seja verdade para alguns, para outros isso está longe da realidade. Em primeiro lugar, a mensagem central desse livro é apreciar o amor que podemos oferecer aos nossos amigos e o amor que eles nos retornam, porque este é tão importante —se não mais— que o amor romântico. Não importa os altos e baixos, os amigos são uma força a ser reconhecida em nossas vidas.

“Eu tenho muito mais amor do que muitas pessoas nesse mundo. Mesmo se eu nunca me casar”.

Alice Oseman oferece um grande trabalho, sem medo de mostrar as nuances da conexão humana e a importância de valorizar aqueles que nos rodeiam para criar uma comunidade de apoio e amor em um mundo que tende sempre a ir contra as minorias.

Sem amor

ORGULHO, FANFICS E LITERATURA JOVEM PARA QUEM AMA SHAKESPEARE OU QUER CONHECER MAIS

Para tentar reviver a Sociedade Shakespeare da universidade que estudam, Georgia e seus amigos, que são fãs de teatro, propõem uma peça que reúne várias histórias do mesmo. Eles encenam e conversam sobre diversas cenas icônicas, dando um ar dramático, divertido e retrô à história.

“Muito barulho por nada é provavelmente uma das melhores peças de Shakespeare porque o enredo é exatamente igual a uma fanfic de inimigos a amantes, com um monte de confusão e falta de comunicação no meio do caminho.”

Reunindo Shakespeare e clubes do orgulho, fanfics e romances lentos, Sem amor pode ser uma história sobre uma garota descobrindo que talvez o amor não seja para ela (ou é?) mas na essência desse livro está um tema-chave: a AMIZADE, e esse pode ser o relacionamento mais importante que existe!

APESAR DO TÍTULO, ESSA É UMA HISTÓRIA REPLETA DE AMOR

Amizade, amor próprio, amor platônico, e amor romântico, há várias representações. Todos eles fazem parte dessa história, mostrando o quanto o amor pode envolver também pessoas assexuais e arromânticos, mesmo que a sociedade tradicional não entenda.

A experiência de Georgia demonstra que você não precisa estar em um relacionamento para vivenciar ou compartilhar amor. Esse sentimento pode se manifestar de várias formas, e todas elas são igualmente importantes.

“Eu tinha ficado tão desesperada pela minha ideia de amor verdadeiro que eu nem consegui ver quando ele estava bem na minha cara.”

A autora teve extremo cuidado ao abordar esse tema, não apenas para os leitores que podem se identificar com a experiência de Georgia, mas também para aqueles que nunca ouviram falar sobre o espectro assexual antes.

Utilizando exemplos não só da protagonista, ela mostra que todas as experiências assexuais são completamente válidas.

Agora me conta, já leu ou quer ler algum livro da autora? Conhece alguma outra história que fale sobre o tema? Deixa para mim nos comentários =)

FICHA TÉCNICA

Título: Sem amor
Autora: Alice Oseman
Editora‏ : ‎ Rocco
Ano: 2021
Número de páginas : ‎ 480
Link para adquirir o livro: https://amzn.to/3umkdW7

+Leia outros posts da Editora Rocco

Beijos, Flávia 🙂

Posts Similares

19 Comentários

  1. Oi Flavia!
    Não lembro de ler nada dessa autora, agora fiquei curiosa sobre suas obras vou procurar… Lendo sua resenha percebi que a história fala muito de sentimentos, acabei de ler um assim e fiquei muito tocada com o enredo, vou colocar esse livro na minha lista pois me chamou a atenção por ser um descobrimento sobre para a personagem e sua conquistas, seus medos e receios, adoro quando a trama me trás diversos sentimentos. Obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    1. Oi Cris, a autora é bem novinha e tem grande potencial! De fato o livro começa focado no amor como algo envolvendo o romance entre duas pessoas. No decorrer da história percebemos que é algo muito maior. Posso te perguntar qual o outro livro que você mensionou? FIquei curiosa, rs. Bjo!

  2. Oi Flávia,
    eu li os dois primeiros livros de heartstopper e fiquei completamente apaixonada pela história do Nick e do Charlie, e isso me fez querer conhecer outras obras da autora, mesmo assim ainda não havia procurado de fato. Então você já pode imaginar o quanto eu fiquei feliz em encontrar esta resenha aqui hoje, né? Eu ainda não conhecia este livro, mas quero mudar isto o mais breve possível, isso porque ainda não li nada que abordasse a temática aro-ace e fiquei muitíssimo interessada em saber como a autora trabalhou essas questões, confio que ela fez da melhor forma possível, a Alice tem uma escrita sensível e de muita qualidade.

    Abraços!

    1. Oi Delmara, fico feliz que essa resenha tenha chegado em boa hora até você. Eu também estou amando a escrita da Alice Oseman, tive uma experiência ótima com Rádio SIlêncio e agora com Sem amor. Ainda não li Heartstopper mas quero muito! Sobre a temática aro-ace eu já tinha me deparado com alguns livros que abordassem personagens do espectro, mas esse livro de fato foi o primeiro que eu li e que destrinchou bem o tema. Se quiser mais recomendações eu tenho alguns para indicar. Bjos!

  3. Não li nada da autora, nem conhecia o termo embora conheça pessoas que não tem interesse romântico ou sexual por outra pessoa. Deve ser bem interessante o livro, fiquei curiosa!

    1. Oi Minda, acredito ser uma temática nova e importante de ser explorada, não só para que mais pesssoas conheçam mas também para que aro-ace se identifiquem e se sintam representadxs. Bjos!

  4. Fiquei apaixonada e encantada pela historia, ainda mais quando se trata de autodescoberta, sem dúvida um tema diferente e com alto aprendizado para quem o lê.

    1. Oi Lenny, eu também gosto muitos de leituras voltadas para o amadurecimento e autodescoberta. Ainda mais sendo uma temática ainda pouco explorada nas mídias. Essa é de fato uma história muito especial <3

      Bjos!

  5. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade, pois sempre vejo muitos elogios à escrita dela. Acho muito importante termos livros falando sobre ser assexual, pois é uma representatividade que ainda sinto que falta. Creio que vou curtir demais o livro. Dica mais do que anotada!

    Beijos!

    1. Oi Alice, acredito que ela merece os elogios, pois tem uma escrita muito fluida e aborda temáticas importantes como essa. Suas histórias são jovens, mas sempre têm algo a mais a acrescentar, sendo uma referência e uma influência muito boa para o público. Espero que possa ler em breve e que goste da leitura. Bjos!

    1. Oi Andrea, é sim! Apesar de já ter publicado muita coisa, a autora iniciou recentemente a carreira e demonstra grande potencial pela frente, vale a pena conhecer. Bjos

  6. Oi Flavia!

    Seja bem vinda!
    Você apresentou um livro com tema bem diferente e adorei conhecer um pouco da história através da sua opinião. A história parece ser bem interessante, ainda mais sabendo que é um livro real isso aumenta o potencial da história, pois há várias maneiras de amar e já está passando da hora das pessoas notarem isso. Já adicionei na lista de desejados.

    Bjos

    1. Oi Kenia, muito obrigada! Feliz que tenha gostado! Concordo com você, é uma temática nova, embora nós sabemos que essa diversidade sempre existiu. A autora tem uma escrita muito boa, e percebemos que ela tem domínio e conseguiu explorar bem um tema tão pessoal. Espero que possa ler em breve.. Beijos!

    1. Oi Lucimar, também foi o primeiro que li que focado nessa temática e a escrita dela é ótima, recomendo! Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *