Sunny o lado bom da vida – Jennifer L. Holm & Matthew Holm

Oi, como vocês estão? Na cidade de vocês já começou a ficar frio? Aqui em Santa Catarina o clima está meio estranho. Fica nublado, venta e as vezes chove. Mas em alguns momentos fica quente… vai entender haha Como prometido hoje vamos conversar sobre Sunny o lado bom da vida uma HQ fofa e cheia de reflexões que recebi em parceria com a SESI-SP Editora.

Como nunca tinha lido nenhum livro da editora eles me indicaram algumas opções entre elas Sunny. Pensei que era infantil mas quando chegou aqui em casa me surpreendi. Apesar de ser uma HQ as indagações presentes nela serve para qualquer idade principalmente pelo tema Alcoolismo.

Sunny
A história

O livro conta a história de Sunny uma garotinha de 10 anos que mora junto com a família na Pensilvânia. É filha do meio tem dois irmãos o mais velho quase indo para a faculdade e um bebê recém-nascido.

Há passagem do tempo em Sunny o lado bom da vida. O autor transita entre passado e presente descrevendo acontecimentos de forma que conseguimos entender quando os períodos se encontram. Começamos na Pensilvânia em julho de 1975 e chegamos na Flórida em agosto de 1976.

Sunny – Isso é muito legal.
Buzz – O Homem-Aranha é demais.
Sunny – Gostei que ele seja um adolescente. Faz ele parecer real.
Buzz – E ele solta teia de aranha dos punhos!

É 1976. Sunny vai sair de férias com sua família e seus pais dizem que pode levar uma amiguinha junto. Eles irão à praia e ela está super animada. Sunny e sua melhor amiga começam a fazer planos e pensar em todas as coisas divertidas que farão no litoral como body-boarding, as marquinhas de biquíni, passear pela orla, comer guloseimas, e um montão de outras coisas.

Porém quando se aproxima o dia de viajarem os pais de Sunny mudam os planos e decidem mandá-la para a Flórida onde passará o verão junto com seu avô. Lá ela vai viver diversas aventuras, conhecer pessoas novas, e o mais importante aprender grandes lições de vida.

Sesi SP Editora
Os personagens

A história é curtinha então tem poucos personagens. Há dois núcleos principais a casa de Sunny e a Flórida (onde mora o avô). Durante o enredo conhecemos o Buzz, os amigos do avô de Sunny e sua família.

Sunny – O monstro do pântano é o vilão ou o mocinho?
Buzz – O mocinho, com certeza.
Sunny – Ele parece um brócolis com pernas. Ou talvez um espinafre.
Buzz – Espinafre? Há! Isso é o musgo.
Sunny – Parece espinafre ha ha ha

O personagem que mais me chamou atenção foi Buzz. Sabe quando a pessoa é fã de verdade de quadrinhos? Pois é, ele é assim. Gosta do Hulk, Spider man, Batman ah, sem contar que todo dinheiro que ele ganha trabalhando no verão usa para comprar mais quadrinhos. PS: ele também é criança como a Sunny 🙂

Minha opinião

Com relação a edição está simplesmente incrível. O livro é lindo em todos os aspectos. É bem colorido, bem escrito, adorei a escrita e as ilustrações. Por falar em autores o livro foi escrito pelos irmãos Jennifer L. Holm & Matthew Holm. Ambos compartilharam experiências que tiveram na infância.

Apesar de parecer um livro infantil a história aborda o problema de alcoolismo, como isso afeta a família e como seus membros fazem para superar essa situação. Mesmo Sunny sendo criança ela percebe que está acontecendo algo porém na sua cabeça seus pais estão chateados por algo que ela tenha feito. Mas no decorrer da história percebemos como Sunny lida com isso.

Sunny – Por que a Mulher Maravilha está de calcinha?
Buzz – É o seu uniforme.

Foi minha primeira experiência com HQ desse gênero confesso que gostei muito. Leve, divertida e com grande reflexão. Além é claro de um passeio pela Flórida. Quem não gostaria disso não é mesmo? Será que a Sunny vai conseguir realizar seu sonho de ir à Disney? Só lendo para saber 🙂

Muito obrigada SESI-SP Editora pela parceria e por me proporcionar essa experiência incrível. Ansiosa pelos próximos títulos.

E vocês, conheciam a editora? Leram alguma obra deles? Com relação ao alcoolismo já tiveram problema na família ou com amigos? Conseguiram resolver? Conta pra gente 🙂

+Leia também: Perigosa Amizade

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Posts Similares

20 Comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Estou começando a ler HQs com mais frequência apenas agora, mas já fiquei animada para conhecer essa, principalmente por ser leve e divertida, mas, ao mesmo tempo, trazer reflexões e um tema delicado. É o tipo de obra que costuma me conquistar! Arrasou no post!

    Beijos!

  2. Eu tô adorando essas suas indicações, pois eu tenho essa péssima “coisa” de me envolver melhor com a obra se ela tive uma arte com traços bonitinhos hehehe

  3. Que graça!! Eu fiquei encantada com as ilustrações.
    E apesar de ser mais uma história infantil, acho que serviria para todas as idades pelos temas que abordar. Fora que fiquei apaixonada pela edição.
    Claro que gostaria de ler.

    bjs

  4. Olá! Como vai, Erika?! Estou encantada aqui com essa HQ! De verdade! Eu não conhecia, mas achei a proposta muito pertinente e parece até um material muito bem elaborado!
    Grata pela super dica! Sobre as suas fotos e as riquíssimas considerações a cada indicação literária, só tenho que elogiar e dizer que muito me enriquecem sempre! Bjs

  5. Uau. Acredito que eu também ainda não tenha lido nada dessa editora. Achei espetacular poder conhecer mais sobre essa HQ linda e repleta de reflexões! Depois de conhecer a sua opinião sobre a obra então, só aumentou a minha curiosidade e interresse pela leitura. Gostei bastante!

  6. Ahhh adoreiii parece ser uma leitura suave e tranquila e faz tanto tempo que não leio uma HQ, já tenho algumas na lista e já pretendo colocar está também!

    Parabéns pelo seu trabalho
    Bjs Aruom Fênix

  7. Sabia que também nunca tinha lido nada pulicado pelo Sesi? E é uma obra de fácil acesso, por incrível que pareça. ^^ Amei essa HQ e, logo que der, irei conferir também por aqui. Problemas com alcoolismo é algo muito sério, meu pai chegou bem na portinha, e foi uma situação muito difícil de lidar. =/
    Bjks!

  8. Oii Erika!! Que HQ mais amor!! Eu não conhecia a editora e nem tinha ouvido falar sobre o livro. Eu achei bem surpreendente a temática do livro, principalmente por trazer temas como alcoolismo e saude mental pra discussão. E fazer isso de uma forma leve que todos possam ler. Isso de uma criança de 10 anos sentir que fez algo errado por um problema que não entende (alcoolismo) engatilha várias arapucas mentais e desequilibra qualquer um. Muito importante e interessante essa HQ!! Beijos

  9. Achei muito interessante a abordagem de um assunto sério nesse formato. Acredito seja uma boa forma de debater o assunto e informar. Me interessei bastante e com certeza irei procurar.
    Beijos,
    Carol Cavalcanti

  10. Adorei! Me parece ser uma HQ delicada e, ao mesmo tempo, tão importante na abordagem de problemas sérios, como o alcoolismo (me surpreendi ao saber que o livro também tratava disso!). As fotos estão lindas e a edição é fofíssima, amei conhecer um pouquinho da Sunny por meio de suas impressões <3

  11. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a editora e nem essa HQ, mas parece ser uma leitura cheia de reflexões. Confesso que não curto muito HQs e, por isso, vou passar a dica desta vez. Porém, adorei ler sua resenha e ver o quanto você gostou da leitura. A edição parece estar linda mesmo e achei muito interessante o fato da história abordar um assunto tão importante quanto o alcoolismo.
    Adorei a resenha e as fotos lindas!
    Beijos!

  12. Eu já ouvi falar muito desse título do livro “Sunny e o lado bom da vida”, mas sempre achei que se tratasse de um livro meramente infantil. Jamais imaginaria que abordava o tema Alcoolismo, ou que fosse uma HQ fofa e cheia de reflexão. Achei super interessante o fato de o leitor poder transitar nesse período entre passado e presente na trama. Adoro ler uma história leve e divertida e que nos traz boas reflexões!

  13. oi!
    Eu adorei a dica 😀 não conhecia esta HQ, o tema é bem interessante e super comum na vida de varias pessoas. Gostei das ilustrações, já coloquei na leitura de leitura..

  14. Gostei muito da premissa dessa HQ porque até hoje não tinha conhecimento de livros que fossem indicados para todas as idades, mas principalmente crianças que abordassem a questão do alcoolismo, e como isso afeta tanto os familiares, quanto a criança e como ambos lidaram com isso. Por isso e claro que me interessei pela leitura, e acho que vou gostar bastante.

  15. Nossa, a edição esta realmente incrivel, já da vontade de ter na estante só por isso haha’ e além disso a história parece ser daquelas que faz a gente refletir, amei!
    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *