Livro Viajante

Livro Viajante: Um Projeto Literário Que Saiu do Papel

Oi gente, tudo bem? Muitas pessoas vem acompanhando e gostando dos stories (lá no @corujageek) dos últimos dias em que divulgamos um projeto que saiu do papel em 2022: o Livro Viajante. Como ficaram curiosos achei legal contar um pouquinho sobre como surgiu essa ideia.

Desde que criei o blog lá atrás (quando tudo ainda era mato/isso foi bem antes da febre do instagram) decidi compartilhar meu gosto pela escrita. Mostrando minha rotina, contando um pouco sobre minhas leituras, o que assisto e lugares que conhecemos quando viajamos.

Livro Viajante

Conhecendo editoras

A primeira editora parceira do blog foi a Editora Arqueiro, sou muito grata por terem confiado no meu trabalho, e me proporcionado conhecer autores incríveis como James Patterson, Harlan Coben, Gayle Forman, e uma das minhas favoritas Kate Morton, autora de A casa do lago.

Com o tempo vieram outras editoras como a Rocco, Companhia das Letras, Planeta, Wish (tenho um carinho enorme pelos contos de fadas), a Galera Record que me surpreendeu com tantos livros e autores diferentes, e este ano a Intrínseca! Lembro que conheci a editora quando eles divulgaram a 2ª turnê Intrínseca em Florianopólis. Foi meu primeiro evento literário.

Livro Viajante

Eventos literários

Nesse evento conheci Rick Riordan (Percy Jackson), Neil Gaiman (O oceano no fim do caminho), e Stephenie Meyer (Saga Crepúsculo). Confesso que minha relação com Crepúsculo foi amor à primeira vista, mas fique claro que sou #teamJacob (risos).

Durante esses anos participei de outros eventos literários onde conheci a Evelyn Regly, a Bruna Vieira, a Melina Souza, e pessoas bem legais desse univero.

No início guardava meus livros no rack da TV, depois comprei uma estante pequena, e hoje já são três. Antes eu contava quantos livros lia por mês/ano, mas aprendi que mais importante do que um número, é compartilhar tudo o que aprendemos. Então, parei de contar 🙂

Livro Viajante

Meta de leitura

Quando mudamos de casa percebi quantos livros estavam “parados” na estante, alguns sem ler, e outros no plástico ainda. Tenho uma média razoável de leituras por mês, mas demoraria bastante tempo para conseguir ler tudo, então porque ficar acumulando se eu poderia proporcionar a outras pessoas a experiência de ler?

Foi assim que surgiu a ideia do Livro Viajante. Onde nosso lema é “Leve o livro com você e aproveite a leitura“. Digo nosso porque meu namorado me ajudou e deu várias dicas.

Desde que esse projeto saiu do papel já distribuímos mais de 60 livros nas cidades de Piçarras, Penha, Barra Velha, Navegantes, Itapema, Porto Belo, Itajaí, Balneário Camboriu, e neste final de semana estivemos em Brusque.

É muita gratidão perceber o quanto as pessoas ficam felizes em encontrar um livro, iniciar a leitura e descobrir um mundo novo. Poder proporcionar isso me deixa sem palavras. Muito feliz mesmo ♡

Literatura

Projeto Livro Viajante

Todo mês organizo minhas estantes. Tiro todos os livros, limpo e já separo quais serão doados. Então empacoto, coloco lacinho, o cartãozinho do blog e reservo um final de semana para ir em diversos pontos da cidade deixando um livro.

Para evitar que a mesma pessoa pegue mais de um livro, costumamos deixar somente 1 em cada lugar. Também visitamos bairros diferentes. Procuramos pracinhas em lugares mais afastados, assim todos têm oportunidade. E quando alguém encontra um livrinho, fotografa e usa as redes sociais para marcar o blog dá um quentinho no coração.

Livro Viajante

Fico feliz e grata ao mesmo tempo porque tenho a certeza de que os livros estão sendo encontrados e ganharam um novo lar. Este final de semana aproveitando a decoração de Natal fizemos algumas fotos temáticas, ficou incrível (na minha opinião). Sábado e domingo recebi mensagens de pessoas que já encontraram os livrinhos. Espero que vocês gostem da leitura!

Bom, trouxe alguns dos registros das últimas vezes que saímos, espero que tenham gostado!

Ah, e como diz a Lara Nesteruk, sempre que fizer algo de bom compartilhe para inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo. O que você achou da ideia? Já doou ou deu um livro de presente?

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

5 Comentários

  1. Olá Érika, tudo bem?

    Nossa, que projeto mais lindo! Parabéns por essa iniciativa, compartilhar vai realmente inspirar as pessoas. Inclusive, você me inspirou. Pois também tenho alguns livros parados na estante, e queria passá-los para frente.

    Beijos!

  2. Esse projeto é inspirador!!
    Assim como é bom receber um livro, proporcionar isso para outro pessoa também é incrível! Com certeza você já fez muitos leitores felizes 🥰

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *