Desafio 30 dias de minimalismo Parte II

Oi gente, tudo bem? Como foi o final de semana de vocês? Nos últimos dias aconteceram algumas coisas legais por aqui pintei o cabelo, fiz um corte novo (ele estava igual a bastante tempo – 3 anos), meu guarda-roupa ficou mais organizado assim como o home office, tenho um novo tapete para ser fundo das minhas fotos (ele é lindo e bem fofinho ) acho que essas são algumas novidades. E para quem estava aguardando hoje venho compartilhar a segunda parte do desafio 30 dias de Minimalismo.

Muitas pessoas acreditam que optar por uma vida mais minimalista é algo impossível e muito distante da nossa realidade, que deve-se viver apenas com duas calças jeans, dois pares de sapatos, etc. Pelo contrário, esse estilo de vida tem como ideia principal viver com aquilo que é essencial, realmente necessário. As pessoas são diferentes então o que é essencial pra mim pode não ser pra você e vice-versa. Eu por exemplo não uso salto alto então não vejo necessidade de comprar, tenho alguns pares somente para ocasiões especiais como casamento, formatura, etc.

Minimalismo

Por outro lado, meu estilo de vestir é bem básico calça jeans, camiseta e tênis, então tenho diversas blusinhas. Se eu comprar qualquer um desses itens serão usados diariamente. Durante esse desafio aprendi a separar aquilo que realmente uso, o que compro somente por “segurança” (falarei disso em outro post), o que compro por impulso (isso mudou bastante), e aquilo que está na moda. Quer saber o que mais aconteceu? É só acompanhar o post 🙂

16. Não compre nada por 24 horas

Apesar de ser mulher e adorar compras não sou uma pessoa consumista. É difícil de acreditar, mas é verdade. O desafio era 24 horas mas fiquei quase um mês sem comprar nada. Minha única compra foi um tapete para usar como fundo para minhas fotos.

17. Realize uma tarefa de cada vez

Isso foi um tanto difícil principalmente porque minha mente não para de pensar um segundo. Para conseguir ser mais produtiva e dar conta de tudo criei o hábito de anotar as tarefas do dia numa agenda e riscar quando tivesse concluído. Além disso coloco em ordem de prioridade (algo que aprendi no curso de Coaching). Quando determinamos prioridade, tempo e o que deve ser feito primeiro, nossa mente se sente mais tranquila e organizada.

18. Limpar os contatos “unfollow” e “unfriend”

Já parou pra pensar quantas pessoas adicionamos ou seguimos nas redes sociais e nem sequer conversamos com elas diariamente? Todos os dias recebo umas dez solicitações de amizade no facebook de pessoas que nunca falaram comigo e mesmo depois de adicionar ela vira fantasma =/ (talvez eu seja o fantasma de alguém rs). Tudo o que fazemos em nossas vidas deve ter um propósito, por isso devemos nos cercar de pessoas que nos acrescente coisas boas, que nos impulsione, que haja troca de energias positivas.

19. Saia para uma caminhada e exercite sua consciência

A correria do dia a dia muitas vezes coopera pra que façamos tudo no modo automático. Trabalhamos, comemos, falamos com as pessoas e quando chega no final de semana nem lembramos o que comemos. Isso está longe de ser uma vida consciente. Quando caminhamos seja ouvindo música ou em silêncio prestamos mais atenção a tudo que nos rodeia, os sons, as pessoas, o clima, isso nos faz ter mais consciência do mundo e de nós mesmos.

20. Não assista TV por um dia (leia, ao invés disso)

Apesar de ser viciada em séries ficar sem assistir TV se tornou mais fácil quando substituí por outras atividades como praticar exercícios, arrumar a casa, limpar a estante de livros e colocá-los em ordem, e claro ler um bom livro. Isso me ajudou a organizar mais o tempo e dividi-lo de forma que consigo fazer tudo que preciso sem atropelar nada.

21. Escreva por 20 minutos

Sou daquelas pessoas que costumam escrever quando estão inspiradas, quando tem algo de bom para oferecer aos outros. Mesmo assim decidi sentar e escrever sobre um assunto que tenho visto bastante nos grupos do facebook. Foram mais de 20 minutos mas o tempo valeu a pena. É bom sentar para escrever e colocar no papel o que sentimos, pensamos, escrever nos faz ter mais contato com a pessoa que realmente somos. Isso nos faz bem.

22. Crie uma rotina relaxante para a hora de dormir

Na primeira parte do desafio comentei que tinha muita insônia e dificuldade pra dormir cedo, geralmente vou dormir 3/4 horas da manhã. Com o desafio tentei inserir alguns hábitos como tomar banho quente umas 23h e ler um livro já na cama. Consegui fazer três dias seguidos e realmente resolveu meu problema de insônia. Porém quando tenho muitas coisas pra estudar acabo não fazendo essa rotina.

23. Saia sem maquiagem

Não sou a pessoa mais vaidosa do mundo então sair sem maquiagem é bem tranquilo. Geralmente uso protetor solar e gloss só. Somente quando tem eventos que uso maquiagem mais elaborada rs

24. Pratique gratidão

Estava conversando com alguém um dia desses e ela me disse “é tão mais fácil reclamar”. Fiquei pensando nessa frase vários dias. Porque é tão mais fácil? Porque ao invés de olhar o que nos falta, sermos gratos pelo que temos? Por mais um dia que amanhece, pela nossa saúde, família, amigos, pessoas que amamos, e por todas as bênçãos que recebemos diariamente? Quando paramos de reclamar e vemos as coisas boas temos a sensação que elas se multiplicam. Quanto mais agradecidos pelo que temos mais o universo nos presenteia com outras melhores ainda. Vale a pena experimentar!

25. Não planeje nada para esse dia

Quando temos diversas coisas pra fazer, além de trabalhar, estudar, dar atenção à família, etc.; é difícil passar o dia sem seguir a agenda. O bom de deixar o dia correr de forma mais tranquila é que realizamos as tarefas conforme temos tempo e não nos cobramos muito. Realizamos o que está dentro de nossa capacidade, isso evita frustração. O que acontece muitas vezes é que determinamos 20 tarefas se ao final do dia fizemos somente 3 itens isso será motivo de chateação. Isso nos leva ao autoconhecimento, primeiro iremos colocar na lista aquilo que daremos conta, segundo nossos dias renderão mais.

26. Identifique o que te causa stress

Quem me conhece pessoalmente sabe que sou bem tranquila e demora muito para perder a calma. Quando começamos a nos “policiar” fica mais nítido o que nos deixa chateados. Uma das coisas são as notificações das redes sociais. Já parou pra pensar em quantas vezes paramos o que estamos fazendo pra ver o que postaram? Nem sempre é importante e ao longo do dia nos rouba um tempo precioso.

27. Limpe a sua “gaveta da bagunça”

Vamos por partes rs Aqui em casa tem diversas “gavetas” no home office, na sala, no quarto e até na cozinha. Limpar todas não é uma tarefa fácil. Até agora consegui limpar e organizar uma delas \o/ Apesar do desafio ter acabado essas atitudes podem continuar fazendo parte do nosso dia a dia. Já estou me planejando para limpar as outras gavetas.

28. Abandone uma meta

Algumas pessoas acharão esse item engraçado ainda mais pela pressão da mídia. Você já quis ter um feed organizado no insta? Pois é, eu tinha essa meta. Seguir um padrão de cores, ter harmonia de filtros, mas acabei descobrindo que postar do meu jeito mostra muito mais minha personalidade. Então deixei essa meta de lado.

29. Desligue as notificações

Como falei no item 26 as redes sociais nos roubam muito tempo. O que fiz? Desativei o som de todos os grupos no whats, assim como grupos no facebook e notificações do instagram. Fiquei muito mais tranquila sem aquele som me chamando o dia inteiro. Acreditam que consegui ficar 5 dicas sem olhar snaps? Fiquei uns 4 sem postar no instagram, só não consegui ficar longe muito tempo do facebook rs Ficar longe das redes sociais nos deixa mais produtivos.

30. Avalie suas últimas compras

Por último mas não menos importante avaliar minhas comprinhas. Como disse lá em cima em junho comprei um tapete para minhas fotos e agora em julho uma blusinha e calcinha (estava realmente precisando). Apesar de buscar uma vida mais minimalista nesses dois últimos meses, meu pensamento de compra consciente vem desde o ano passado. Sou acumuladora porém não consumista rs

Bom pessoal esse post ficou imenso mas quis compartilhar certinho todo o desafio com vocês. Muitas pessoas me enviaram e-mails com dúvidas como “o que é minimalismo”?; “minimalismo é usar roupas p&b”?; e outras pensavam que minimalismo era ter um blog clean. Prometo que em breve farei um post com todas as respostas.

Espero que tenham gostado de fazer parte dessa experiência. Mesmo o desafio tendo acabado continuarei com algumas dessas práticas no dia a dia principalmente o ritual para dormir melhor e mais cedo 🙂 Leia também a primeira parte do desafio 30 dias de minimalismo. Tem alguma dúvida sobre o Minimalismo? É só deixar nos comentários 😉

Beijos
Érika

Acompanhe também nas redes sociais:
Facebook ♥ Instagram ♥ Twitter ♥ Flickr ♥ G+

Loading Facebook Comments ...

25 Comments

  1. Avatar
    Renata Borges 08/10/2017 at 22:02

    Oi Érika! Eu já devo ter dito nos outros posts o quão sensacional eu achei esse projeto, porque ele tem metas alcançáveis e busca qualidade de vida, ao estilo de cada um. Faz repensar os hábitos e reciclar o que é necessário.
    Achei super legal ler os passos que você citou, e, ao contrário de você eu sou consumista E apegada E acumuladora! ehehe Então, eu vou precisar fazer algumas adaptações no projeto para conseguir incluir outros hábitos que eu preciso rever na minha vida. Você e seus posts super me inspiraram a fazer isso! <3
    Eu tô já imaginando algumas coisas da lista que eu vou ter que ajeitar: sair sem maquiagem. Eu não costumo passar muita coisa, mas desde que voltei a trabalhar esse ano comecei a maquiar diariamente. Não é nada uouuuu ela tá maquiada e tals, mas é um ritual que adotei e tenho gostado, então vou avaliar. Porque também não tenho problemas em não usar… ahaha Já tô viajando aqui…
    Amei saber do seu avanço no projeto e que algumas coisas vão ficar como prática permanente. <3 Aguardarei o próximo post sobre minimalismo! <3
    xoxo

  2. Avatar
    Simplesmente Criativa 08/10/2017 at 22:01

    Que post maravilhoso ❤ deu até vontade de fazer o projeto! Eu não conseguiria ficar 1 dia sem comprar nada, não sei como conseguiu! A parte da tv seria fácil para mim, eu nem assisto mais. Morro de dó de dar unf, mas nada melhor que dar um limpa haha! Eu sou super desligada, então nunca ativei as notificações. E nada melhor que dar uma avaliada nas últimas compras, né? Xoxo 💖

  3. Avatar
    Carina Oliveira 08/10/2017 at 22:01

    Adoro esse desafio! Fiz ele ano passado quando iniciei o estilo minimalista na minha vida. E sempre que acho necessário eu volto a fazer.

    beijos da Cá.

  4. Avatar
    lo 08/10/2017 at 22:00

    Amei esse desafio
    Não sei se conseguiria fazer, mas creio que viver com apenas o que é necessário é essencial para nós conseguirmos analisar o que é mais importante nas nossas vidas!
    Acho que limpar os fantasmas do facebook seria a parte mais dificil para mim já que são muitos rsrsr…

    Beijão e Parabéns pelo desafio inspirador

  5. Avatar
    Vitória Bruscato 08/10/2017 at 21:59

    Eu achei esse desafio super interessante quando vi ele por aqui.
    Eu também não sou uma pessoa consumista, hahaha!
    O hábito de anotar as tarefas e ir riscando conforme for cumprindo me ajuda muuuuito!
    Eu não assisto mais TV também, antes achava que era por falta de tempo, mas agora que estou de férias, vi que é porque perdeu a graça mesmo. Prefiro assistir filmes e séries (pelo computador mesmo).
    Eu não sei se conseguiria ficar muito tempo afastada das redes sociais, haahah! Meu celular sempre fica no silencioso, e mesmo assim, toda hora eu dou uma olhadinha pra ver se não tem nada, hahaha!

  6. Avatar
    Heloísa 08/10/2017 at 21:58

    Ai eu adoro esse desafio! E eu ainda não conseguir fazer hahahahaha
    Acho que a parte mais fácil seria ficar um dia sem comprar nada! Não sou tão consumista a esse ponto!

  7. Avatar
    Sinclair Mateus 08/10/2017 at 21:57

    Eu acho que estou precisando de realizar esse desafio.
    http://www.sinclairandserena.tk

  8. Avatar
    Lary Zorzenone 08/10/2017 at 21:56

    Olá
    Sou uma grande apreciadora do minimalismo. Atualmente estou viajando, mas já estou planejando fazer muitas coisas mudarem quando voltar pra casa. Pra começar, vou separar todas as roupas que não uso e vender me um brechó para comprar coisas que eu realmente use/precise. Estou pensando seriamente em tentar o desafio.

    Vidas em Preto e Branco

  9. Avatar
    Simone Benvindo 08/10/2017 at 21:55

    Gosto bastante de minimalismo, ele não se resume a apenas estilo de roupas né? É mais um conceito e estilo de vida. O desafio é bem bacana para conseguir se concentrar em coisas que realmente precisamos.
    Charme-se

  10. Avatar
    André 08/10/2017 at 21:54

    Estou acompanhando os temas Minimalismo e Essencialismo mais de perto, depois que assisti: “Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes” disponível na Netflix, fiquei mais interessado sobre o assunto. Concordo com você quando diz que não se trata de viver uma vida de escassez, se trata sim, de reconhecer o que realmente é importante para cada um. Ótimo desafio e ótimo post, obrigado por compartilhar! Um abraço!

    André Sarti – Ideias em movimento
    http://andresarti.com.br/blog/

  11. Avatar
    Grazi Gomes 28/07/2017 at 02:53

    Queria ser porém não consigo kk

  12. Avatar
    Andressa Brandão 20/07/2017 at 21:36

    Esse desafio é muito legal, depois conta o que continuou fazendo ^^

  13. Avatar
    Luma Vieira 20/07/2017 at 00:52

    Gostei da fotografia, mas acho que seria um grande choque este desafio

  14. Avatar
    Vitória Bruscato 19/07/2017 at 19:28

    Esse desafio é um amor! Talvez eu tente fazer

  15. Avatar
    Lukas Reis 18/07/2017 at 22:30

    Realmente gostei muito do post, até salvei, porque eu também quero participar do desafio. <3

  16. Avatar
    Ouvi Por Aí 18/07/2017 at 22:27

    Minimalismo é tão amor ♥ adorei esse desafio, deu vontade de participar

  17. Avatar
    Mara Souza 18/07/2017 at 12:56

    Adorei esse desafio amore

  18. Avatar
    Gislaine Motti 14/07/2017 at 22:40

    Vou entrar no desafio porque você me inspirou! haha

  19. Avatar
    Bruna Bueno 14/07/2017 at 19:38

    mulher é tanta coisa simples né da pra todo mundo fazer

  20. Avatar
    Jessy Rockmore 14/07/2017 at 17:07

    vou conferir, adoro desafios rs

  21. Avatar
    Janaíra Araújo 14/07/2017 at 11:57

    Nossa ameii o desafio. Preciso colocar algumas coisas em prática que até já tinha na minha lista. Mas o que eu mais preciso é desentralhar minha vida digital kkk

  22. Avatar
    Maria Isabel 14/07/2017 at 00:13

    Amei esse desafio. Lendo ele, me fez pensa em diversas coisas que faço no meu dia dia. Muitas das suas metas eu já prático, então já é meio caminho andado.kkkk

  23. Avatar
    Jéssica Bertolino 14/07/2017 at 00:12

    Quero muito começar esse desafio. <3

Deixe um comentário