Oi gente, tudo bem? Demorei um pouquinho para trazer esse post mas antes tarde do que nunca não é mesmo? Lembram quando contei que quem monta o roteiro das viagens sou eu? Pois então, uma das coisas que queríamos fazer era conhecer o Parque Estadual do Caracol em Canela.
Apesar de as vezes não ter muita resistência física (risos) gostamos bastante de nos aventurar pela natureza. Seja fazendo trilha, subindo morro, descobrindo praias mais afastadas, conhecendo ruínas ou construções antigas. Meu namorado AMA cachoeira então lá fomos nós.
Alguns pontos turísticos pesquiso bastante antes de ir como horário que abre/fecha, valor do ingresso, se é seguro, etc. Mas gostamos tanto de Gramado e Canela que fomos na maioria dos lugares de peito aberto para vivenciar todas as experiências.
Parque Estadual do Caracol
Fui surpreendida quando cheguei à entrada do parque. Por que Érika? Não imaginava que era tão grande :O Sério! Tem muita coisa legal para fazer. Tem um estacionamento gigante. Vários quiosques onde podemos comprar souvenirs. Tem um elevador panorâmico pra quem quer ver a Cascata de outro ângulo. Tem trilhas. Mirantes. Mini cachoeira. Lanchonete. Restaurante. Passeio de trem. Bondinhos. Eagle. Sim, você não leu errado. Parece uma tirolesa porém não cai na água.
A primeira parada é no mirante principal. É surreal de alto. Dá frio na barriga? Com certeza! Pensei umas dez vezes antes de pôr o pé lá. Não porque seja perigoso, mas porque sou medrosa mesmo haha Ah, sem contar o vento. Dá uma vertigem olhar lá para baixo. Mas fui mesmo assim 🙂
O trajeto
Depois começa o trajeto propriamente dito. Há mapas indicando o caminho. Placas em todo o trecho. É importante seguir todas as indicações para não se perder ou ir parar num lugar perigoso. As vezes quando chove muito alguns trechos ficam interditados com aquelas faixas amarela e preta estilo polícia sabem? Então não pode ultrapassar.
No meio do caminho há uma “mini cachoeira” é bem legal para fotografar mas também precisa cuidado. Há correntes para não ultrapassar devido ao limo nas pedras. Antes de chegar nessa cachoeira há umas pedras gigantes que se parecem muito com aquelas do México dá uma sensação de que estamos numa floresta isolada.
Ruínas e natureza
Num outro trecho há ruínas do que era uma construção quando aquela área era habitada pelo ser humano. Ou seja, antes de toda aquela área se tornar o Parque Estadual do Caracol moravam pessoas ali e usavam a água da cachoeira no seu dia a dia. Achei esse pedaço do caminho bem legal. Não pode chegar muito perto porque é escorregadio.
Mais pra frente tem uns bancos para sentar e descansar. No que eu pensei? Isso mesmo! Bom lugar para ler um livro. Imagina que delícia tranquilidade em meio a natureza. Ah, vimos também alguns animais pelo caminho. Meu namorado disse que mata a dentro é possível ver macacos legal não?
Ah, um detalhe importante. Apesar de ter bastante água e termos ido no verão não pode entrar na água e tomar banho. Há placas por todo o caminho informando o risco de acidentes. Quando chove bastante a força da água é ainda mais forte. Mesmo para fotografar é preciso cuidado.
Hora de comer
Depois de andar bastante meu namorado já queria sentar/descansar/comer haha Dentro do parque tem lanchonete e restaurante. É possível escolher entre lanches e comida como arroz, feijão, frango, etc. Como íamos continuar fazendo trilha decidimos comer algo leve pastel de carne e suco de laranja. Estava uma delícia.
Próximo à lanchonete tem um trenzinho todo colorido. Chama bastante atenção das crianças. Elas podem se divertir fazendo um passeio pela “floresta“. Até eu fiquei com vontade de passear naqueles mini-vagões. Ao lado tem uma área onde as crianças podem brincar, achei bem criativo 🙂
Depois de tudo isso fomos (fomos não, eu fui porque meu namorado já estava bem cansado haha) olhar todos os quiosques e escolher lembrancinhas. Gente, vocês não têm noção… eu me perco nessas lojinhas. Tudo o que imaginamos tem lá. Ímã de geladeira, chaveiro, canecas, cuia, camisetas, óculos, tapete, chapéu, cachecol, enfeite de porta, pegador de panela, tênis, bonequinhas. Sério, dá vontade de comprar tudo haha
Árvore dos desejos
Duas coisas me chamaram bastante atenção. Primeiro a árvore dos desejos. Tem um quiosque que vende as fitinhas. Você faz um pedido depois amarra a fitinha na “árvore” bem estilo fonte dos desejos. Segundo a árvore dos corações. Que coisa mais linda. Você escreve um recadinho para alguém que ama e amarra na árvore. Essa é de verdade 🙂
Foi um passeio simplesmente incrível. Não imaginava que proporcionaria tantas sensações diferentes. Se recomendo? Com certeza. Um conselho: vá logo de manhã cedo assim é possível aproveitar e fotografar bastante. Além é claro, de andar por todos os quiosques.
Dicas importantes:
- usar tênis ou calçado confortável
- levar garrafinha de água
- usar protetor solar
- chegar cedo para aproveitar tudo
AMO estar perto da natureza. Traz uma sensação tão boa. Outro lugar que gostei muito de conhecer foi o Castelinho Caracol, mas isso é assunto para um outro post ok?!?
E vocês, gostam de se aventurar em meio a natureza? Qual a aventura mais legal e que se tornou inesquecível pra você? Conta pra gente 🙂
Leia também: O que fazer em Canela-RS Parte I
Até o próximo post, Érika ♡
Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest
Oiee Erika! Eu amei as dicas e todo o clima do lugar. Com certeza vou guardar para conhecer. Que espaço lindo esse com o banquinho na mata. Realmente perfeito para ler um bom livro.
Beijos, Paloma Viricio 💙💙💫🍁
Canela tem belas paisagens, eu ia esquecer o mundo aqui fora entrando em outra dimensão através dessas trilhas…Eu também adoro, que aconchegante maravilhoso, preciso desse lugar urgente!
Erika Canela é um lugar lindo demais, é rodeado de natureza, esse é um lugar maravilhoso para passear, fiquei encantada, já desejando conhecer Canela, bjs.
Eu tô amando essa série de posts! Já quero planejar uma viagem pra conhecer todos esses lugares que parecem muito gostosos de passear e conhecer! 😍
Suas fotos me lembraram as cidades pequenas que vemos nas novelas da globo, tudo bem bonitinho, colorido, cheio de verde e de lojinhas com aspectos antigo, canela parece realmente linda.
Eu conheci Canela em outubro do ano passado. Fiquei apaixonada pela cidade e já quero voltar de novo!
Que post mais fofo! Sou doida pra voltar em Canela, principalmente agora q vc ta falando tão lindamente desse Parque que não conheci! Amei as dicas!!!
Aaah eu preciso visitar esse lugar algum dia. Serio, to amando essas postagens a respeito. Fico só nos sonhos com o maridão. Planejando algo perfeito hehe
Küss 😘
O Parque Estadual do Caracol é lindo demais mesmo. To amando as experiências que você teve na viagem!
Estou conhecendo seu site a pouco tempo e estou gostando muito da forma que relata suas experiências e como consegue demonstrar em detalhes tudo que viveu dos lugares. Grato por isso! Sem contar os detalhes que outros depoimentos pela internet não exploram. Fiquei com vontade mesmo de conhecer o mirante do Parque !
Eu adoro sair pra conhecer novos lugares, mas esse é um lugar que vou colocar no topo da lista, parece ser muito interessante!
Olha, esses seus posts dão muita vontade de viajar. Quero até superar meu medo de altura e ir ao elevador panorâmico, pois ele deve ter uma vista linda. Outra coisa que achei belíssima foi a árvore dos desejos. Toda colorida e cheia de perspectiva escritas em papéis. Maravilhoso!
Eu fico sempre apaixonada com suas dicas de “o que fazer” em tal lugar. Sempre são lugares fofos, ou confortáveis, ou deliciosos, ou sei lá, perfeitos!! hahahaha Eu amei as fotos, e apesar de também não ter sempre aquela disposição física toda, eu acho lindo estar em meio à natureza. Minhas experiências mais marcantes nesse “nicho” foi a visita às Cataratas do Iguaçu.
Beijão e que continuem os excelentes roteiros.
O Sul do Brasil é realmente repleto de encantos! Adoraria conhecer ao vivo e em cores esse Parque Estadual do Caracol em Canelas! Adorei as fotos lindas e já gravei as suas recomendações sobre o lugar também. Minha mãe já visitou ano passado, eu tenho curiosidade e vontade de conhecer pessoalmente também. Quem sabe esse ano agora! Adorei!
Eu fiquei muito frustrada quando estive em Gramado/Canela e não conseguir ir até o parque. Mas da próxima vez que eu for ao RS, faço questão de colocar ele no meu roteiro, mesmo que não faça mais nada de turismo na cidade! kkkk Esse parque é um sonho! S2
Bjks!
Hanna Carolina
Oi! Canela é uma cidade linda 😊 sempre que posso vou passear com a família ❤ eles amam!
Estou adorando a série que tem feito sobre os lugares que visita! Assim acredito que a matéria é mais detalhada. Parabéns viu? Parece até que estou no lugar de tantos detalhes que dá. Muito bom mesmo!
Amo o Sul do Brasil, é realmente um lugar encantador. Acredita que já fui em Gramado, mas não conheci Canela?