E aí, como estão? Acabei de terminar a leitura de Ondas do Oeste, o terceiro livro da série Bússola, escrito pela incrível da Brittainy Cherry. A série ainda possui os já lançados livros Tempestades do Sul (1), Luzes do Leste (2) e Estrelas do Norte (4), todos publicados pela editora Galera Record.
“Gosto do seu coração. Do fato de ele continuar batendo mesmo depois de tudo o que a vida fez com ele.”
Fiquei animada com essa leitura, fortes emoções vêm aí!
Nesse livro somos apresentados mais de pertinho para Damian, o amigo mais próximo de Connor, que conhecemos no livro anterior, e Stella, que como o próprio nome sugere, ilumina todos ao seu redor. A trama se inicia quando o guardião legal super milionário de Stella, Kevin, morre, deixando para ela uma herança. Ocorre que antes de morrer, ele descobre que é pai de Damian, e uma ideia super maravilhosa (só que não): Para receberem a herança, Stella e Damian devem se casar e permanecerem casados por no mínimo seis meses, além de outras regras pormenores.
É claro que como com a Brittainy não pode ser diferente, nesse livro temos uma boa dose de drama, envolvendo três madrastas más, uma avó sensitiva, um namorado Folgado Oportunista e muitos (muitos mesmo) traumas do passado.
E, sim, algumas lágrimas. Para dar uma variada.
“— Porque, se você não amar o mundo, ele não pode te machucar.
— É, mas, se você não amar o mundo, ele não pode te amar também.”
PROTAGONISTAS
Stella é uma mulher bondosa, gentil e, não tem outra forma de descrever, brilhante. Ela ilumina e brilha para todos ao redor dela, sempre vendo o copo meio cheio, as qualidades até nas piores pessoas e como tudo pode ser consertado graças ao Poder do Amor. Stella cresceu sem a mãe, mas foi acolhida por Kevin, o melhor amigo da mãe dela. Ela foi uma criança que recebeu muito amor da família, apesar da infância difícil por causa das madrastas, que, inclusive, são 100% responsáveis pelo fato de Stella amar o mundo inteiro, menos a si mesma.
“— Você não pode se sentir mal pelas vilãs da história.
— É claro que posso. É isso que me torna diferente delas.”
Damian não teve nada fácil. Crescendo em lares temporários sem nenhuma família para chamar de sua, ele aprendeu desde criança que tudo que entrava fácil na sua vida, também saia dela com a mesma facilidade. Era por isso que, depois de muito sofrer com a falta de apego das pessoas que desapareciam ao seu redor, ele desenvolveu um sistema infalível: não deixava ninguém entrar. Porque, afinal, se ninguém entrar em sua vida, então não vai ter ninguém para sair dela.
“A solidão era segura. Quando você está sozinho não corre o risco de ser magoado.”
Temos aí então duas pessoas incrivelmente adequadas para morarem juntas: Stella, que era do tipo que conversava com o mar e falava pelos cotovelos, e Damian, que era tão sério quanto ríspido para afastar o maior número de pessoas que ele pudesse. (Aliás, o “incrivelmente adequadas” foi uma ironia, caso não tenha ficado claro. Porque, na real, eles não se suportam).
ROMANCE
Como então, vocês me perguntam, esse romance pode sequer ser uma possibilidade?????
Sim, veio aí ele mesmo: O PODER DO AMOR!
Aaaaaaaah eu adoro quando isso acontece! É lindo ler enquanto a Stella pouco a pouco vai quebrando as barreiras que o Damian construiu em volta de si mesmo e no quanto o Damian faz a Stella voltar a se priorizar e a se amar, mas principalmente a se impor. Ler o romance desses dois me deixou apreensiva no início, porque o Damian a tratava de um modo bem grosseiro, e eu fiquei com medo de que as ações dele fossem romantizadas com a desculpa do tal passado difícil. Mas não, felizmente não se tratou disso, e ainda bem.
“Abri um sorriso que dizia “é impossível não me amar”;
— Meu nome é Stella.
— Não perguntei nada.”
Seguindo o mesmo modelo dos outros livros, Ondas do Oeste também trás o ponto de vista dos dois, então é muito mais fácil entender as ações do Damian quando lemos seus pensamentos.
(Só um breve comentário! Eu acho engraçado que a relação de ódio deles é, tipo: A Stella fala “Damian, você quer jantar comigo?” Aí o pensamento do Damian “Eu queria jantar com ela pelo resto da minha vida”. Só que ele responde “Não, tô ocupado” 🤡)
ENREDO
Você é do time dos dramáticos? Porque Ondas do Oeste está recheaaaado de drama!
O enredo é bem linear, o que deixa a leitura bem fluida e rápida. Eu li tão rapidinho que nem vi o final chegando! Além do plot principal, que é o casamento por conveniência para que o Damian e a Stella possam ficar com a herança, temos outros plots secundários bem presentes no livro, mas os mais importantes envolvem a Stella.
Por causa do mau tratamento das madrastas, Stella cresce sem um pingo de amor-próprio, e isso é imediatamente refletido no tipo de pessoa que ela namora há DEZ ANOS: um Folgado Oportunista. É bizarro ver isso como uma pessoa de fora, enquanto para a Stella está tudo maravilhoso entre os dois. Outra coisa super interessante que o livro aborda é a relação de Stella com o peso dela, e como isso influencia diretamente nessa falta de autoestima.
“— Ele não é o mocinho da sua comédia romântica – declarou Damian. Fitei aqueles olhos azuis enquanto ele continuava: — Ele é o namorado babaca do começo do filme.”
Não vou falar muito sobre isso para não estragar a experiência de leitura de vocês, mas sério, é simplesmente maravilhoso o quanto o Damian tem um papel fundamental nisso.
Vale acrescentar que Ondas do Oeste não é um livro com um super plot twist e uma revelação bombástica no final, mas todos os plots que deixam o enredo mais complexo compensam MUITO esse fato e trás o equilíbrio e a leveza de que o livro precisa.
EM UM RELACIONAMENTO SERÍSSIMO COM ESSE LIVRO
“— Precisa ser irônico o tempo todo?
— Preciso. Faz parte da minha personalidade.”
Lembra quando eu disse que Luzes do Leste era o meu favorito?
Então, eu menti.
Ondas do Oeste se tornou um dos meus favoritos, apesar de AINDA estar logo abaixo de Eleanor & Grey no pódio do meu coração.
Como eu disse, o romance entre o Damian e a Stella acontece de forma mágica e cósmica, então não espere nada fidedigno comparado com a vida real, porque se trata de uma FICÇÃO, que apresenta duas pessoas em uma situação que PODE ser romantizada.
Esse livro é uma carta de amor para todas as mulheres que já ousaram a depositar a própria felicidade em um homem Folgado Oportunista, quando a felicidade nunca morou com eles. O livro mostra que se amar é a chave que permite que você sinta, mais do que veja, o amor de todas as pessoas por você, e é nesse momento que você se sente mais feliz. É um livro sobre perdão, luto e autoconhecimento.
“— Foi por pouco agora – sussurrou ela, esfregando o lábio inferior com o dedo. – Estava bem ali nos seus lábios.
— O quê?
— A sua alma.”
Torcendo para que, assim como eu, se apaixonem por Ondas do Oeste e a história de Damian e Stella, e aproveitem para conferir outros livros da editora Galera Record (PRINCIPALMENTE os outros livros da série bússola!).
Nos vemos na próxima!
Beijinhos, Lorh!
oii, adorei sua resenha, só por ler ela me deu vontade de entrar no mundo desse romance!
Olá, tudo bem?
Ainda não li nada da autora, mas vários livros dela estão na minha estante e também na lista de desejados. Já amei saber que esse é bem dramático, do jeitinho que gosto. Creio que seria uma leitura que iria me emocionar bastante e proprocionar bons momentos. Amei saber sua opinião sobre a história! Arrasou demais no post!
Beijos!
Olá! Eu adorei a sugestão de leitura 📚 é bem interessante, gostei da capa também… Irei ler com certeza 😉
Só em ler tua resenha já fiquei com vontade de ler também, parece bem interessante, valeu pela indicação!
O livro tem uma história bastante agradável, gostei muito da história e dos personagens, é uma ótima indicação de livro pra ler.