Resenha: Volta para casa – Harlan Coben

Oi gente, como vocês estão? Aproveitei as últimas semanas para colocar as leituras em dia. Tenho lido bastante suspense mas essa semana comecei A pequena livraria dos sonhos. Ele faz parte da série Romances de Hoje da Editora Arqueiro. Mas hoje vamos conversar sobre Volta para casa o último livro do detetive Myron Bolitar.

Volta para casa faz parte da série Myron Bolitar, detetive criado pelo autor. Ele ajudou solucionar os mais diversos casos em 11 livros do autor entre eles Quebra de confiança, Jogada mortal, Sem deixar rastros, O preço da vitória, Um passo em falso, Detalhe final, O medo mais profundo, A promessa, Quando ela se foi e Alta tensão.

Para comemorar os 10 anos da parceria entre Harlan Coben e Arqueiro a editora está reimprimindo algumas obras do autor. As edições estão completamente diferentes e chamam bastante atenção pelas artes e cores escolhidas. Um grande presente para os fãs do autor.

Mas, voltando ao livro de hoje…

Volta para casa
A história

Dez anos atrás Patrick e Rhys, ambos com 6 anos, foram sequestrados na cidade de New Jersey. Sem deixar rastros. Sem pedido de resgate. Simplesmente sumiram. Nenhum vestígio do desaparecimento. A polícia, o FBI, todos os esforços foram em vão. 10 anos depois Win, tio de Rhys, recebe um e-mail com uma possível pista. Ao que tudo indica um dos meninos está em Londres. Win voa para a Europa e começa a investigação. Algum tempo depois entra em contato com Myron Bolitar e pede sua ajuda. Será que os meninos estarão vivos? Win e Myron conseguirão levá-los de volta aos EUA?

Win e Myron estão juntos novamente. Agora para investigar o paradeiro dos meninos em Londres que hoje teriam 16 anos. É a partir dessa investigação que começa nossa história. Ao que tudo indica um dos meninos se tornou garoto de programa num bairro conhecido de Londres. Mas ao chegar lá Win se depara com o cafetão do grupo. Após uma briga perder o controle todos os garotos se dispersam.

Vamos juntos para a pista. Virados um para o outro, ela pousa uma das mãos no meu ombro direito e a outra na minha mão esquerda. Começamos a dançar. A certa altura ela se aproxima e deita a cabeça no meu peito.”

Win viaja a Europa inteira atrás de novas pistas. Nesse momento da história lembra muito os filmes A identidade Bourne, Missão Impossível. Ele busca pistas na França, Finlândia, Inglaterra, retorna a New Jersey para refazer a investigação desde o início e tentar descobrir se deixou escapar algum detalhe.

Em meio a jogos de basquete, luta livre de mulheres, futebol, competições de vídeo game, uma quadrilha que alicia menores a se prostituirem e muitos segredos do passado Win e Myron vão descobrindo que toda família tem algo a esconder. E desenterrar o passado não é tarefa tão simples como imaginaram.

Volta para casa

Cada pista encontrada reacende a esperança. Mas é difícil quando muitos desses caminhos parecem becos sem saída. Mas eles não desistem! O desdobramento de Volta para casa é inimaginável. Durante a leitura criamos diversas teorias mas percebemos que os segredos, as feridas, e os personagens são muito mais complexos do que esperávamos.

O que mais chamou minha atenção foi a amizade entre Win e Myron lembra muito Harry Potter e Hermione. Mais ainda porque Harlan Coben é fã da saga e no decorrer da história cita os filmes diversas vezes. A estação de trem, as falas do personagem, cenas dos filmes. Acredito que o autor tenha escolhido Londres justamente por esse motivo.

Ninguém se mexia. Ninguém respirava. Até o vento parecia ter parado de soprar. As árvores observavam de longe, ansiosas também. Brooke se aproximou mais do garoto. “

Outro ponto que merece atenção é o relacionamento entre Myron e Terese, sua noiva. O autor escreve de forma tão natural que em vários momentos sentimos que os personagens são reais. Que aquele casal poderia ser nossos amigos.

O sobrinho de Myron, Mickey Bolitar, mostra que o faro para detetive é algo de família está no DNA. Junto com sua namorada Ema se tornam o braço direito do tio criando situações inusitadas, desvendando pistas, usando de artifícios para encontrar respostas.

O autor gostou tanto da dupla jovem de detetives, Mickey e Ema, que escreveu uma trilogia: Refúgio, Uma questão de segundos e A toda prova. Se você curte o gênero vale a pena conhecer 😉

Volta para casa
Os personagens

Conforme a história avança vamos conhecendo muitos personagens. Myron Bolitar, Win, Terese, Chick, Patrick, Vada, Zorra, Clark, Esperanza, Nancy, mas quem me conquistou mesmo foi Brooke Baldwin (mãe de Rhys). Uma mulher comum em seu lugar teria perdido a cabeça, entrado em depressão, se tornado amargurada. Mas ela não, se mantém firme como uma rocha. Sempre centrada, objetiva e buscando a verdade acima de tudo.

Sabe aquela mulher que admiramos de longe? Que nosso objetivo de vida é ser como ela? Brooke Baldwin é essa mulher. Durante toda a história ela demonstra resiliência. Não perde a compostura em nenhum momento. Numa cena é tão corajosa, tão cheia de determinação que precisei ler o capítulo novamente criando a cena em minha mente.

Minha opinião

O ritmo da história é mais tranquilo se comparado a thriller psicológico ou suspense. Quem já leu Garota Exemplar, A mulher na janela, A mulher na cabine 10 compreende esse ritmo. Salvo alguns momentos Volta para casa é bem linear.

Harlan Coben cria todo um cenário instigante que nos prende desde as primeiras páginas. Sem deixar pontas soltas vai revelando aos poucos o desfecho da história. Revelando as razões que levaram os personagens agirem daquela forma no passado. Mostrando muitas vezes que a arte imita a vida e não o contrário.

O israelense apertou um ícone e o mapa foi substituído por uma imagem de satélite. Myron quase perdeu o ar dos pulmões. O pontinho azul estava cercado de vegetação. Via-se um lago que, mesmo de longe, parecia familiar. “

Apesar de ser o 11º livro da série do detetive Myron Bolitar não atrapalha em nada a leitura. Pode ser lido tranquilamente sem atrapalhar o entendimento da história. Mas se quiser ler na ordem de publicação é só seguir a lista que citei no início do post 🙂

O último livro do autor que li foi O inocente e fazia uns três anos se não me engano. Quando escolhi Volta para casa não sabia da sequência mas gostei da experiência. Minha próxima leitura será Até o fim também do Harlan Coben.

Vocês já leram alguma obra do autor? Tem algum livro preferido? Harlan Coben também é responsável por quatro séries de sucesso entre elas Safe (exibida pelo Netflix) e The Five. Em breve falarei sobre as outras aqui no blog.

Leia também: A caça – M. A. Bennett

Até o próximo post, Érika ♡

Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ Pinterest

Deixe um comentário

17 Comments

  1. Avatar
    Delmara Silva 21/07/2019 at 09:12

    Olá Erika,
    ante de tudo quero lhe parabenizar por essas fotos belíssimas. Quanto a história, não é de agora que tenho interesse em fazer a leitura desse livro, sou apaixonada por livros do gênero, a premissa me chama muito a atenção e o autor é uma das grandes referências do romance policial/investigativo. Contudo, minha primeira experiência com uma obra do Harlan não foi das melhores e por isso sigo adiando a nova chance que já decidi dar as suas histórias.

    Abraços!

  2. Avatar
    Ana Caroline 09/07/2019 at 23:12

    Olá, Érika.
    Eu amo a narrativa e as histórias do Harlan, ele sempre consegue me prender em seus livros.
    Sua resenha me deixou até com vontade de matar a saudade de suas histórias, agora coloquei na cabeça que tenho que fazer uma maratona em ordem dos livros do Myron, que na minha opinião, é o melhor detetive do autor.
    Suas considerações a respeito da história me ganharam completamente, além do fato de eu ter ficado curiosa sobre o desaparecimento das duas crianças. Ótima resenha!

  3. Avatar
    Maria Paula de Barros 04/07/2019 at 22:19

    Olá! Tudo bem?

    Sendo sincera contigo, eu leria os livros que indica somente pelas fotos sensacionais que super atiçam minha curiosidade, mas sua resenha também segue num ótimo nível!

    Harlan é um gênio e estou louca para poder ler esse!

    Beijos,
    Blog Diversamente

  4. Avatar
    Isa do @leportraitdeisa 02/07/2019 at 13:54

    Você já trouxe uma resenha desse autor aqui não? Eu infelizmente ainda não consegui ler,mas eu adoro suas resenhas, essa série parece ser extremamente interessante e eu sou apaixonada por mistérios e livros policiais cheios de suspenses , que nos deixam inquietos querendo saber o final. Sempre gosto muito das suas resenhas e das suas fotos!!

  5. Avatar
    Liv 02/07/2019 at 12:27

    Adoro Missão Impossível e Garota Exemplar, acho que vou gostar bastante desse livro. Ainda não li nada do autor, mas só ouço falar bem, tenho mta vontade de começar a ler. Parabéns pela resenha, me deixou super interessada em ler!

  6. Avatar
    No Conforto dos Livros 01/07/2019 at 16:34

    OLá!! 🙂

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, que bom que gostaste de fazer a leitura!! 🙂 Fiquei bem curioso com a leitura!

    Nunca li nada do autor, mas achei otimo que nao fosse necessario ter lido a coleçao para compreender. E que as personagens sejam interessantes

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

  7. Avatar
    Livros com a Cléo 01/07/2019 at 14:41

    Halan Coben é sensacional sou fã de mais , não li esse mais tá na minha lista , seus quotes me deram uma intingada ainda mais pra ler.
    Parabéns : x
    By; Cléo

  8. Avatar
    Joyce 30/06/2019 at 21:17

    Esse livro já está na minha lista há um tempão, não só esse como outros do autor. Li apenas um e apaixonei na escrita do autor. Bjusss parabéns pela resenha.

  9. Avatar
    Carol Cavalcanti 30/06/2019 at 21:00

    Esse ano li algo do autor pela primeira vez e gostei bastante.
    Agora pretendo ler outros e esse título com certeza já está na lista! Amei o enredo e o mistério, fiquei bastante curiosa e interessada.
    Obrigada pela dica!

  10. Avatar
    Gabriela 30/06/2019 at 20:56

    Adorei a dica. Não tenho muito costume de ler o gênero, mas fiquei encantada com o tamanho da série protagonizada pelo casal detetive! Não tinha ideia que eram tantos livros.

  11. Avatar
    Debora Sapphire 30/06/2019 at 14:19

    Eu acho que sempre falo isso em todo post que vejo sobre uma obra do autor, mas é verdade. Porque, confesso que eu morro de curiosidade em ler algum livro do Harlan Coben, mas acabo nunca tendo tempo de ler depois. Gostei demais de poder conferir a sua resenha a respeito desse livro do autor, na íntegra aqui no blog. Meus parabéns pelo capricho.

  12. Avatar
    Carol Nery 30/06/2019 at 09:58

    Eu já li tudinho que foi publicado do Coben aqui no Brasil. Que eu AMO o autor e suas histórias, acho que dá pra perceber. Meu livro preferido é Desaparecido para Sempre. Esse ano estou relendo a série Myron Bolitar, e quando chegar no 10, novamente lerei os 3 da série do Mickey pra reler Volta para Casa para finalizar. Adorei seu post. Acho que o Mestre das Noites em Claro merece demais…
    Ah, no Coisas de Mineira tem a resenha de Até o Fim, e é legal também, porque tem algo que Coben faz demais… Aqueles Crossovers maneiros.

    Beijão. AMEI seu post.

  13. Avatar
    Aruom Fenix 29/06/2019 at 13:00

    Tive minha primeira experiencia com o autor esse ano, com o livro “Quando ela se Foi” e adoreiiii, o livro é totalmente diferente do que eu costumo ler, e gostei muito do estilo do autor também. Dito isso fiquei curiosissima para ler Volta pra casa e ja vou colocar na minha lista !!!
    Parabéns pelo Post
    Bjs Aruom Fênix
    Blog: leiturasdearuom.blogspot.com

  14. Avatar
    Hanna Carolina Lins de Paiva 28/06/2019 at 13:38

    Oi Erika, eu fiquei doida pelas obras do autor depois que vi Safe na Netflix. Eu quero muito conferir os livros dele, ainda mais por ter essa pegada de suspense a la Garota exemplar, que tanto me marcou. Eu ainda não li, pois tenho um bocado de livros na frente, rsrs. Mas não percamos a esperança… rs
    Bjks!

  15. Avatar
    Ana Claudia Machado 28/06/2019 at 10:20

    Olá Érika,
    Tá aí um autor que eu adoro mesmo só tendo lido um livro dele. Agora uma coisa que não me interessou tanto nesse livro foi o fato de você ter falado que essa é uma leitura linear. Eu gosto de trihlers de tirar o folego, cheio dwe reviravolta e mudanças de cenário e vilões. Acho que vou deixar esse livro lá no finzinho da fila de livros por ler.

    Beijos e obrigada pela indicação e pela resenha!

  16. Avatar
    Rebeca 27/06/2019 at 21:24

    Oii Erika! Eu não tinha ouvido falar nem do livro nem do autor. Como sempre tem coisa nova aqui no blog. Eu curto livros de suspense e desses que te deixa presa na história pra tentar desvendar. Boa resenha. Beijos

  17. Avatar
    Janaína 27/06/2019 at 18:34

    Ooi,
    Se Harlan Coben faz uma coisa bem é arrasar. É tanto livro bom que nem sei kkk ainda não li nenhum livro dessa série e fiquei me perguntando “como assim?!” pela sua resenha parece muito o meu estilo, amei.

    Beijos
    abobrinhacomchocolate.com.br

Loading Facebook Comments ...