Nova Veneza

Roteiro Nova Veneza: O que Visitar Num Final de Semana

Oi gente, como vocês estão? Sei que o post deveria ter ido ao ar na semana passada, mas precisei pôr a casa em ordem pós viagem, chegaram vários livros (fiz unboxing \o/), e ainda precisei correr com a matéria da faculdade. No meio disso tudo reservei um tempinho para contar sobre o nosso mini roteiro em Nova Veneza.

Como disse no último post amamos a serra gaúcha. Por isso ao fazermos a lista de lugares que queremos visitar sempre pesquisamos cidades próximas. Tudo bem que Nova Veneza não fica no caminho, mas quando eu estava fazendo a minha pesquisa achei a Vinícola Borgo, no formato de um castelo, e isso despertou minha curiosidade.

Como meu namorado é um grande apreciador de vinhos nem pensou duas vezes e adorou a ideia. Desde então essa pequena cidade de colonização italiana tem feito parte do nosso roteiro de férias.

Sou o tipo de pessoa que fica deslumbrada com tudo o que é bonito. As cores de um lindo pôr-do-sol, as folhas caindo nas calçadas no outono, o som que as ondas fazem no mar, os pássaros voando pelo céu no final do dia, as gotinhas de chuva na janela, abelhas voando nas florzinhas, a neblina da serra, o orvalho da madrugada que vemos pela manhã, ou mesmo uma caminhada pela grama fria numa trilha.

Paisagens pelo caminho

É tanta coisa bonita que amo apreciar, eu poderia ficar o dia inteiro escrevendo sobre cada uma delas. Mas por agora ficaremos em Nova Veneza.

Após um primeiro momento de adrenalina, da expectativa quanto ao desconhecido, e de sair querendo visitar tudo, é hora de prestar atenção aos pequenos detalhes, de perceber quais lugares combinam com a gente, e como podemos aproveitar da melhor maneira. Ou como diz a Lara Nesteruk, “como podemos viver como um local”.

Como vocês sabem, eu sempre gostei de viajar, fotografar, e aprender sobre a cultura daquele lugar. Então ter a oportunidade de andar pelas ruas simpáticas de uma cidade pequena e registrar cada cantinho é tudo de bom. Acredito que quando estamos menos afoitos conseguimos aproveitar melhor a viagem. Concordam?

Confesso que uma das coisas que enchem meus olhos são as paisagens. Essa é uma das muitas vantagens de viajar de carro. Poder parar e assistir o nascer do sol é outra que está no topo da lista. Tenho aprendido muito sobre como a vegetação muda de um estado para o outro e também de região (litoral, serra, e pampas no Rio Grande do Sul).

Cafezinho que amamos

Mesmo que você passe pelo mesmo lugar diversas vezes, serão fotografias diferentes. Um exemplo disso é quando vi o Lago Negro coberto de neblina pela primeira vez, uma paisagem surreal. Impossível não se encantar com tamanha beleza.

Nova Veneza reúne construções pitorescas, pessoas simpáticas, e uma paisagem de tirar o fôlego. Principalmente se você gosta de se aventurar pelo interior como nós. É possível ver as plantações de arroz, os tratores fazendo a colheita, a irrigação (o que mais me chamou atenção), e claro, a vida no interior acontecendo. Um lugarzinho para quem tem a alma bucólica (como já dizia meu professor de literatura).

Outro detalhe que amo em Nova Veneza são os vasinhos de plantas nas janelas, em cafés, lanchonetes, e até restaurantes. Vemos flores de todos os tipos embelezando as ruas e alegrando nossas manhãs. Nos faz lembrar daquelas vilas italianas, com suas ruas estreitas onde só podemos caminhar ou andar de vespa (bem ao estilo Lizzie McGuire).

Um pouco de história, biscoitos e vinhos

Para se deslumbrar: Conheça a vínicola em forma de castelo

Percebi que a cidade é um pouco menos quente do que Torres. Vocês não têm ideia, mas nos queimamos e ficamos parecendo camarões no nosso passeio ao Parque da Guarita (risos). Juro, nem parecia que morávamos no litoral. Por ser mais fresquinho passear a pé é um convite, mas não podemos nos esquecer do protetor solar haha

Para aprender: Conheça a história da imigração italiana

Quanto a hospitalidade senti que as pessoas são bem receptivas principalmente quanto a nos explicar sobre a cultura local. Aprendi sobre a festa da gastronomia típica italiana (onde o sucesso fica por conta do Tombo da Polenta), e o grandioso Carnevale di Venezia (Carnaval de Veneza) que acontece em junho. Um desfile com trajes e máscaras coloridas simplesmente perfeitas. Inclusive algumas lojinhas no centro vendem máscaras em miniatura ou tamanho real para guardarmos de recordação. Optei por trazer um ímã de geladeira porque amo olhar todos os dias e ser grata por ter conhecido tantos lugares incríveis. Mas fiquei tentada a trazer uma máscara da próxima vez ♡

Já ia me esquecendo do pão de queijo. Fomos num café diferente dessa vez e estava tudo uma delícia. Depois de igrejas e construções históricas, conhecer cafeterias é o que mais gosto. Acredito que quem aprecia um bom café vai concordar comigo. Uma vez vimos uma portinha e fomos sem expectativa. Descobrimos um cantinho todo instagramável, valeu muito a pena!

Colombina e Pierrot na entrada da cidade

Acho que perceberam o quanto gostei de conhecer Nova Veneza, não é mesmo? Por isso selecionei alguns registros para mostrar o quanto essa cidade é linda 🙂

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Gôndola Veneziana

Para se apaixonar: Nova Veneza um pedacinho da Itália no Brasil

Ontem perguntei para o meu namorado se ele pudesse escolher somente um desses lugares qual seria… ele respondeu que sem dúvida é a Vinícola Borgo. Fico em dúvida entre a vinícola e o museu. Como já contei em posts anteriores amo aprender sobre a história dos lugares que visito. Gosto de exercitar a mente e tentar imaginar como viviam as pessoas em outras épocas.

Como quando os italianos vieram para Santa Catarina. Eles logo aprenderam português? Os brasileiros daquele tempo foram simpáticos ou receptivos? Como eles fizeram para manter a cultura de seu povo viva no decorrer dos anos? Se eles tivessem a possibilidade voltariam para a Itália? São questões como essas que fico pensando quando passeio num museu.

O post ficou um tantinho longo, mas espero que tenham gostado. E quando tiverem a oportunidade deem uma chance à Nova Veneza, vocês vão se encantar tanto quanto nós. Tem vontade de visitar essa cidadezinha? Conta aqui nos comentários.

O que fazer em Nova Veneza?

  • Centro Histórico ♡
  • Lojinhas no centro
  • Cafeterias
  • Ponte dei Morosi ♡
  • Vinícola Borgo ♡
  • Museu do Imigrante
  • Paróquia São Marcos
  • Pórtico de Nova Veneza
  • Santuário N. S. de Caravaggio
  • Gôndola Veneziana ♡
  • Passeio pelo interior
  • Casas de Pedra

Até o próximo post, Érika ♡


Nos acompanhe nas redes sociais
Facebook ♡ Instagram ♡ Twitter ♡ PinterestTikTok

Posts Similares

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *